Gatos Nutrição

Gato pode comer queijo? Aprenda sobre a nutrição dos bichanos!

Publicado em 15 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Sejamos sinceros: um pouco de queijo deixa qualquer refeição ainda mais saborosa! Seja no macarrão, na pizza ou no sanduíche, todos “se derretem” por esse laticínio! Mas será que os pets podem aproveitar esta delícia? Gato pode comer queijo

gato olhando para cima

No imaginário popular, os bichanos sempre são descritos como grandes fãs do leite e seus derivados. Entretanto, quando o assunto é nutrição dos pets, precisamos ter muito cuidado! Se você deseja saber se os gatos podem comer queijo, continue lendo! Aprenda aqui sobre a alimentação dos felinos! 

Seguindo os instintos

Para aprender a melhor forma de alimentar nossos amigos de quatro patas, é importante saber mais sobre seus instintos. Por isso, antes de responder se gato pode comer queijo, vamos conhecer os hábitos dos felinos. 

Para isso, convidamos a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que os gatos são pets exclusivamente carnívoros. Na natureza, os bichanos utilizam suas garras e sua agilidade para caçar pequenas presas, que são a base de sua alimentação. 

Assim, a dieta dos bigodudos precisa ser rica em proteínas e gorduras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do seu organismo. 

Adaptando hábitos

Conhecer os hábitos dos bichanos é uma forma de respeitar sua natureza. Assim, os peludos têm mais saúde e bem-estar em nossos lares! Porém, como adaptar a dieta de um pet exclusivamente carnívoro para o ambiente doméstico? 

A Dra. Luiza explica que a resposta para essa pergunta é muito simples: oferecendo uma boa ração. Esse produto é elaborado por especialistas e, por isso, contém tudo que os pets precisam! “A ração atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a veterinária. 

Além disso, é um produto de fácil armazenamento e com grande durabilidade! Por isso, fique de olho no estoque de ração de sua casa. Ela deve ser sempre a base da alimentação dos nossos amigos de quatro patas. Mas o gato pode comer queijo?

Gato pode comer queijo?

Como vimos, a ração deve ser a base da alimentação dos bichanos. Entretanto, os petiscos também são muito bem-vindos. Como forma de agrado ou para celebrar uma ocasião especial, eles são uma ótima forma de se aproximar do seu peludo.

gato branco de cabeça para baixo

Mas será que pode dar queijo para o gato? Se você está pensando em acrescentar laticínios no cardápio do seu peludo, saiba que essa é uma má ideia. A Dra. Luiza explica que os derivados de leite apresentam riscos para a saúde dos felinos. 

Por isso, fica o alerta: não dê queijo para gatos! O melhor é buscar petiscos mais saudáveis para seu pet. 

Os riscos do queijo

Nos filmes e desenhos animados, os bichanos sempre são representados como grandes amantes dos laticínios! Porém, os veterinários alertam que, na realidade, os derivados de leite, como dar queijo para gato, apresentam grandes riscos para a saúde dos felinos. 

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, demonstrou que a maioria dos gatos é intolerante à lactose. De acordo com essa pesquisa, o queijo pode causar: 

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Gases;
  • Alergias cutâneas;
  • Perda de pelo. 

Levando em consideração as informações acima, a resposta para a pergunta “gato pode comer queijo?” é bem simples: o melhor é buscar opções mais seguras. Com tantos petiscos saudáveis e saborosos, por que arriscar a saúde do seu bichano oferecendo um alimento que pode ser perigoso? 

Petiscos seguros

Variar o cardápio do seu peludo pode ser uma boa ideia. Além de saborosos, os petiscos são uma forma de agradar o bichano e, por isso, devem ser oferecidos em ocasiões especiais. 

Mas não é preciso arriscar a saúde do seu peludo para oferecer diversidade, com alimentos que gatos não podem comer! Há diversas opções de comidas seguras e saudáveis. 

A Dra. Luiza explica que até mesmo algumas frutas e legumes estão liberados. “As fibras encontradas nos vegetais e plantas auxiliam no processo de digestão e no trânsito intestinal”, comenta. Entre as opções liberadas, a veterinária destaca: 

  • Banana;
  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Melancia. 

Porém, as frutas e legumes devem ser oferecidos sem tempero, sem casca, bem-higienizados e em porções muito pequenas. Se você preferir um petisco funcional, o ideal é buscar os produtos específicos para gatos, encontrados na Petz. 

fatia de queijo

Estes itens são desenvolvidos por especialistas, pensando especialmente nos felinos. Assim, são certificados, saborosos e nutritivos! Acesse nossa loja virtual da Petz e confira as opções de petiscos para gatos! Certamente há uma opção que irá agradar o seu peludo! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog