Gato pode comer salsicha? Descubra se o alimento é liberado para os felinos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 7, 2021

Gatos
Gato pode comer salsicha? Descubra se o alimento é liberado para os felinos!
Tempo de leitura: 4 minutos

Muito popular, a salsicha é um daqueles alimentos que despertam polêmicas! Por um lado, é um alimento muito saboroso, ingrediente principal do clássico cachorro-quente. Por outro, frequentemente é classificada como pouco saudável. Mas e os pets, como ficam nessa história? Será que gato pode comer salsicha?

gato olhando para a câmera

Cuidar da alimentação dos nossos amigos é um passo essencial para uma tutoria responsável. Para descobrir se gato pode comer salsicha, continue lendo. Aprenda ainda mais sobre a nutrição dos bichanos!

Entendendo a alimentação natural dos gatos

Antes de saber se gatos podem comer salsicha, temos que entender a nutrição dos bichanos. O primeiro passo para isso é entender como os felinos se comportam na natureza. 

Dessa forma, é possível adaptar os hábitos dos bigodudos para o ambiente doméstico. A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que os gatos são exclusivamente carnívoros. 

No mundo selvagem, os felinos se alimentam de pequenas presas que caçam utilizando suas habilidades de predadores! Assim, a dieta dos gatos deve conter sempre muita proteína e gordura. Estes são os principais nutrientes encontrados nas carnes, essenciais para o bom funcionamento do organismo dos peludos. 

Como criar um cardápio saudável

Mesmo sabendo quais são os hábitos e necessidades dos bichanos, criar um cardápio saudável parece um desafio. Afinal, qual a maneira ideal de alimentar um pet carnívoro? 

A Dra. Luiza explica que solucionar essa pergunta é mais simples do que se imagina: a resposta está na ração. “Ela atende a todas as necessidades nutricionais dos gatos”, explica a veterinária. 

Como é desenvolvida por especialistas, cada grãozinho de ração é elaborado cuidadosamente, levando em consideração as características dos bigodudos. Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer salsicha, dê uma conferida no seu estoque de ração! Esta deve ser sempre a base da alimentação dos pets. 

Afinal, gato pode comer salsicha? 

Mesmo tendo a ração como base da alimentação dos peludos, muitas vezes os tutores pensam em variar o cardápio. Pensando que os bichanos são carnívoros, fica a dúvida: pode dar salsicha para gato

Se você está pensando em incluir este alimento na dieta do seu peludo, saiba que dar salsicha para gato não é recomendado. A Dra. Luiza explica que se trata de um produto proibido, que pode trazer complicações para a saúde do pet. Por isso, fica o alerta: gato não pode comer salsicha! 

Perigos da salsicha

Mesmo sendo um alimento saboroso para muitos, sabemos que é necessário ter cuidado com a salsicha. Afinal, frequentemente, ela está na lista de alimentos perigosos e pouco saudáveis. Quais os riscos dela para nossos pets? 

gato em cima da mesa

A seguir, separamos os principais perigos da salsicha para você entender por que ela está entre os alimentos que gato não pode comer:

  • Altos níveis de sódio: as salsichas contêm uma quantidade considerável de sódio que, quando consumida em excesso, pode causar pressão alta e problemas nos rins; 
  • Aditivos alimentares: além do sódio, a salsicha contém aditivos que possuem a função de realçar o sabor. Essas substâncias podem ser prejudiciais para os peludos; 
  • Muitas calorias: o processo de fabricação da salsicha faz com que ela seja um alimento muito calórico. O excesso de calorias também pode trazer complicações para a saúde do peludo, como obesidade e problemas de circulação. 

Como podemos observar, mesmo que a salsicha seja um tipo de carne, ela apresenta diversos riscos para os bichanos e não está na lista de comidas que gato pode comer. O ideal é mantê-la bem longe do seu filho de quatro patas! 

Meu gato comeu salsicha! E agora? 

Alguns pets adoram afanar um petisco proibido da despensa. E mesmo sabendo que gato não pode comer salsicha, acidentes podem acontecer. Se seu gato comeu o processado sem sua permissão, não há motivos para pânico. A maioria dos problemas relacionados à ingestão de salsicha são desenvolvidos quando o consumo é muito frequente.

Porém, a recomendação é observar de perto o comportamento do seu peludo. Se notar qualquer alteração, como vômitos, diarreia ou apatia, procure um veterinário o mais rápido possível. O especialista poderá receitar o tratamento correto. 

Petiscos seguros 

Não é só porque gato não pode comer salsicha que você não deve variar o cardápio do seu peludo! Um petisco ocasional é uma ótima forma de agradar seu bichano, além de servir muito bem como reforço positivo. 

salsicha e um pouco de presunto

Os petiscos mais indicados por veterinários são aqueles desenvolvidos especialmente para pets. Elaborados por especialistas, esses produtos são seguros, saudáveis e saborosos! 

Agora que você já sabe se gato pode comer salsicha, conheça mais dicas sobre seu bigodudo aqui, no blog da Petz! Temos diversos conteúdos disponíveis para você e seu gato se divirtam muito juntos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *