Gato pode comer alface? Descubra se as saladas são indicadas para os bichanos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 4, 2021

Bem-Estar
Gato pode comer alface? Descubra se as saladas são indicadas para os bichanos!
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma boa salada é sempre indicada para quem deseja uma alimentação saudável! Mas será que o mesmo vale para nossos amigos peludos? Gato pode comer alface? Apesar de as folhas serem muito recomendadas para nossa alimentação, devemos lembrar que o organismo dos pets é muito diferente. 

gato deitado em móvel

Enquanto alguns alimentos são seguros e até saudáveis para os bichanos, outros estão proibidos em sua dieta! Se quiser descobrir quais os petiscos seguros para felinos, continue lendo. Descubra aqui se gatos podem comer alface

A alimentação natural

Antes de respondermos se pode dar alface para gato, é importante entender melhor a natureza dos felinos. Os bichanos são pets curiosos. Embora convivam com os humanos há mais de 7 mil anos, eles ainda guardam muito de seu comportamento selvagem!

Por isso, um gateiro responsável precisa compreender quais as atitudes naturais de seu peludo e tentar reproduzir esse cenário dentro de casa. Isso é especialmente importante quando o assunto é alimentação!

Apesar da aparência fofa dos bichanos, eles são grandes predadores e se alimentam exclusivamente de carne. Assim, sua alimentação precisa ser elaborada com cuidado, para que o bigodudo receba todos os nutrientes necessários. 

Oferecendo uma dieta equilibrada

Reproduzir a alimentação natural dos pets é um grande desafio. Por isso, veterinários e especialistas desenvolveram uma forma rápida e eficaz de resolver o problema. A ração é o alimento ideal para alimentação dos peludos, pois contém tudo que nossos amigos precisam na medida certa.

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, reforça a importância desse produto. “A ração tem como objetivo fornecer aos nossos pets uma nutrição completa e balanceada de forma prática”, comenta. Por isso, antes de pensar em variar na dieta do peludo, lembre-se de oferecer um bom pote de ração! 

gato olhando para a mesa

Gato pode comer alface? 

Sabendo que os felinos são pets carnívoros, fica a pergunta: será que gato pode comer alface? Introduzir as folhas na dieta do seu peludo não parece fazer muito sentido, não é mesmo? Pois a Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, explica que os vegetais podem até mesmo atrapalhar a nutrição.

O organismo dos felinos não está adaptado para receber tanta fibra e outros nutrientes presentes na alface. Por isso, o ideal é manter o alimento longe do seu pet. A veterinária lembra, ainda, que os bichanos muitas vezes não se interessam por um prato de salada. “Por serem animais carnívoros, dificilmente vão se interessar por vegetais”, afirma.

Meu gato comeu alface. E agora? 

Como a alface não faz parte da dieta natural dos bichanos, não é indicado oferecê-lo como um petisco. Porém, acidentes acontecem. Alguns bichanos mais travessos podem invadir a dispensa e acabar roubando uma ou outra folha do prato de salada! 

Porém, se pegar seu gato comendo alface, não há motivos para pânico. Apesar dessa verdura não ser um petisco recomendado para os felinos, ela não representa nenhum risco de intoxicação. Fique apenas atento em relação à quantidade de vegetal ingerida.

Alguns bichanos comem legumes quando sentem que precisam de mais fibra em sua dieta. Entretanto, a alface em excesso pode causar problemas intestinais, como diarreia. Em caso de dúvidas, busque ajuda de um veterinário e saiba o que gato pode comer nesses casos. 

Por que o gato come plantas?

Como os bichanos são carnívoros, não necessitam de plantas em sua dieta regular. Entretanto, muitos tutores relatam que seus peludos gostam de comer alface ou outros vegetais.  Por que isso ocorre?

A Dra. Thaís Batista, médica-veterinária da Petz, explica que muitos motivos podem levar um felino a comer vegetais. Na maioria das vezes, essa é uma forma do peludo regular sua ingestão de fibras. Ao sentir que seu organismo está precisando, ele dá uma mordiscada em algumas folhas.

Porém, há casos em que esse é um sinal de um problema mais grave. “Doenças gastrointestinais, má-nutrição, desidratação, verminoses, corpo estranhos, cólicas e desconforto abdominal podem levar um pet a ingerir vegetais”, comenta.

Por isso, se seu amigo anda atacando as plantas da casa, o ideal é buscar auxílio de um veterinário. E se quiser aumentar a ingestão de fibras na dieta do seu bichano, busque um petisco especial para gatos.

gato com a língua de fora
Para saber mais se gato pode comer alface e qual a melhor dieta para essa espécie, conte com o blog da Petz! Com nossos conteúdos, você aprende quais são os melhores cuidados e curiosidades sobre os felinos e diversos outros animaizinhos.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *