Gato pode comer cenoura? Descubra se o legume está permitido para os bichanos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 4, 2021

Bem-Estar
Gato pode comer cenoura? Descubra se o legume está permitido para os bichanos!
Tempo de leitura: 3 minutos

Nutritiva, versátil e muito saborosa, a cenoura é a estrela de diversos pratos e preparações! Mas será que nossos amigos de quatro patas também podem desfrutar desse vegetal? Gato pode comer cenoura? 

cenoura plantada

Esse legume é considerado sempre uma adição saudável a qualquer preparação. Entretanto, é necessário estar sempre atento quando o assunto é dieta dos pets! Um alimento não certificado pode causar intoxicação, causando problemas para a saúde do bichano! 

Se você deseja variar na dieta do seu bigodudo e está se perguntando se gato pode comer cenoura, continue lendo. Aprenda aqui se o legume é seguro para os felinos! 

O que os gatos comem? 

Antes de responder se gato pode comer cenoura, é importante compreender a dieta natural dos bichanos. A Dra. Thaís Batista, médica-veterinária da Petz, explica que, para preparar a dieta dos peludos, é importante conhecer seus hábitos e costumes.

“É fundamental respeitar a cadeia alimentar de cada pet. Os felinos são exclusivamente carnívoros. Por isso, uma dieta baseada em vegetais não é recomendada”, comenta. Mesmo que muito saudáveis para nós, vegetais e legumes para gatos podem não ter o mesmo efeito!

A especialista explica ainda que o organismo dos bigodudos necessita de uma alta dose de proteínas e gorduras para seu bom funcionamento. Assim, sempre que for variar no cardápio do seu filho de quatro patas, leve esses pontos em consideração. 

Oferecendo uma dieta equilibrada para os gatinhos

Mesmo que os bichanos convivam conosco há quase 7 mil anos, eles ainda guardam muitas características selvagens. E simular seus hábitos naturais dentro de casa é a melhor forma de contribuir para seu bem-estar! Entretanto, mimetizar uma dieta baseada em carnes pode ser um desafio. 

Por isso, especialistas reforçam que uma boa ração deve ser sempre a base da alimentação dos pets. A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que esse produto é uma opção saudável, confiável e eficaz. 

gato em pé

“A ração tem como objetivo fornecer aos nossos pets uma nutrição completa e balanceada de forma prática”, comenta. Assim, para a alegria do seu peludo, tenha sempre uma ração de qualidade em sua casa! 

Gato pode comer cenoura? 

Mesmo sabendo que os bichanos são exclusivamente carnívoros, muitas vezes há o desejo de variar na dieta dos peludos. Para isso, é fundamental saber a lista de alimentos permitidos. Será que gato pode comer cenoura? 

Especialistas explicam que, de maneira geral, não há problemas em oferecer esse legume para seu peludo. Não há nenhum elemento na cenoura associado à intoxicação em gatos. Pode dar cenoura para gato, entretanto, esse não é um petisco indicado. 

Como os bichanos precisam de gorduras e proteínas, os nutrientes da cenoura não serão tão aproveitados pelos bigodudos. Por isso, o melhor é buscar um petisco mais adequado para felinos, com uma composição que poderá contribuir para seu bem-estar! 

Meu gato comeu cenoura. E agora? 

As orientações dos especialistas auxiliam a conhecer o comportamento dos bichanos, a respeitar seus hábitos e contribuir para sua saúde. Porém, quem é pai ou mãe de pet sabe: cada peludo é único! 

Muitos tutores de bichanos relatam que seus gatos apreciam um petisco diferente. E se seu amigo gosta de afanar um pedaço de cenoura de vez em quando, não há motivos para se preocupar! Como vimos, a cenoura para gatos não é considerada nutritiva. Entretanto, também não são um alimento tóxico.

Oferecendo uma ração de qualidade e petiscos certificados por especialistas, gatos podem comer cenoura sem problemas. Lembre-se apenas de higienizar bem o alimento, limitar as porções e jamais oferecer sal ou temperos para seu bichano!

Variando a dieta do bichano de forma saudável 

Mesmo que a ração seja o alimento para gatos mais indicado, muitas vezes os tutores desejam variar o cardápio do peludo. Afinal, comer o mesmo prato todos os dias pode ser um tanto cansativo, não é mesmo? Por sorte, é possível diversificar a dieta do felino de forma saudável e segura. Basta buscar por petiscos certificados!

gato de olho em algo

Na Petz você encontra diversas opções de produtos desenvolvidos por especialistas, feitos para agradar e nutrir seu bichano. Aproveite e leia outros conteúdos aqui, no nosso blog, com dicas e recomendações sobre a alimentação do seu amigo de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *