Gato pode comer melancia? Saiba aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 4, 2021

Bem-Estar
Gato pode comer melancia? Saiba aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

Saborosa e refrescante, a melancia é um dos alimentos mais consumidos durante os dias quentes! Mas será que nossos peludos também podem desfrutar dessa delícia? Gato pode comer melancia?

gato no portão

Apesar de as frutas serem muito recomendadas para uma dieta saudável, devemos lembrar que os bichanos possuem um organismo muito diferente do nosso. Se você deseja saber se gato pode comer fruta, continue lendo. Aprenda aqui como alimentar seu peludo de forma segura e saudável! 

A dieta dos felinos

Antes de descobrir se gatos podem comer melancia, é importante conhecer mais sobre a dieta dos felinos. E a melhor forma de aprender sobre nossos amigos peludos é observando seu comportamento selvagem!

Dessa forma, podemos adaptar seus hábitos para o contexto doméstico. Especialistas explicam que os bichanos são animais exclusivamente carnívoros. Por isso, não se deixe enganar pela carinha fofa do seu filho de quatro patas.

Ele, na verdade, é um predador, e precisa de uma alta dose de proteína e gordura para sobreviver. Assim, os alimentos dos bichanos devem ser escolhidos a dedo, sempre pensando nos nutrientes necessários para seu desenvolvimento saudável. 

Oferecendo uma dieta equilibrada 

Reproduzir a dieta natural dos bichanos em casa pode ser um desafio. Afinal, os gatos caçam suas presas. Como adaptar esse comportamento para o ambiente doméstico? Por sorte, o melhor alimento para gatos quando o assunto é nutrição dos pets é a ração.

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica porque esse produto é tão recomendado pelos especialistas. “A ração tem como objetivo fornecer aos nossos pets uma nutrição completa e balanceada de forma prática”, comenta. Seu processo de elaboração envolve uma série de etapas, todas acompanhadas por um rígido sistema de controle.

Assim, a ração contém tudo que os peludos precisam na medida certa! Por isso, antes de oferecer petiscos para seu amigo, tenha a certeza de que seu pote de ração está cheio e consulte um especialista para saber o que o gato pode comer

Gato pode comer melancia?

Como os bichanos são pets carnívoros, sua nutrição depende quase exclusivamente da ingestão de proteínas e gorduras. Mas será que isso significa que as frutas estão proibidas? Gato pode comer melancia?

melancia cortada

A Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, explica que oferecer legumes e frutas para gatos não faz muito sentido na dieta dos felinos. Na maioria dos casos, esse alimento possui pouco valor nutricional para os gatos. A melancia, por um lado, é rica em água, o que é um ponto positivo para os bichanos.

Entretanto, seu nível de açúcar também é elevado. Como o organismo dos peludos não está adaptado para esse tipo de substância, sua ingestão exagerada pode levar a problemas de saúde como a diabetes! Por isso, o melhor é evitar esse tipo de alimento e optar por uma opção mais segura 

Variando na alimentação 

Mesmo sabendo que a ração deve ser a base da alimentação dos pets, muitas vezes os tutores desejam variar a dieta do seu peludo. Afinal, comer todo dia o mesmo prato pode ser enjoativo, não é mesmo?

Nesse sentido, não há motivos para preocupações. A ração é elaborada para ser muito saborosa para os bichanos. Justamente por isso o momento da refeição é tão aguardado pelos bigodudos! Mas se mesmo assim você quiser dar uma variada, basta buscar opções mais seguras!

As rações úmidas, por exemplo, são muito apreciadas pelos felinos. Além disso, como são elaboradas por especialistas, contêm todos os nutrientes necessários! Portanto, não se preocupe!

gato hibrido de boca aberta

Agora que você já sabe se gato pode comer melancia, que tal dar uma conferida em outros conteúdos do blog da Petz? Aproveite sua visita em nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos animais de estimação!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *