Bem-Estar

Gato pode comer ovo cru? Entenda se esse alimento pode ou não entrar na dieta felina

Publicado em 18 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Os felinos são animais que precisam de muita proteína na dieta. Por conta disso, muitos tutores se perguntam se gato pode comer ovo cru, levando em consideração que o alimento é uma ótima fonte de proteína vegetal para os humanos. Mas será que ele é tão benéfico para os felinos, assim como é para os humanos?

Gato de pelagem clara cheirando as cascas dos ovos.

O ovo é um dos queridinhos 

O ovo é uma ótima fonte de proteína magra e pura. Isso porque ele praticamente não tem carboidratos e açúcares totais. Por isso, você pode dar ovo para o gato sem medo, desde que siga todas as instruções do veterinário! 

Como na natureza eles só consomem proteína animal, é importante saber que as proteínas do ovo são compostas principalmente por aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles aminoácidos que os gatos não produzem naturalmente em seu corpo e precisam obter de fontes externas, por meio de sua dieta. 

De forma moderada, pode dar ovo cru para gato também. No entanto, vale ter em mente que o ovo, independentemente de estar cru ou cozido, conta com minerais essenciais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio, além de vitaminas A e do complexo B.

Bactérias

O fornecimento de ovo cru para os gatos gera muita polêmica com alguns tutores por conta do risco de infecção pela bactéria salmonella, mas os gatos apresentam PH no estômago tão ácido que quase impede a proliferação dessas bactérias e a ocorrência de infecção da salmonelose.  

Mesmo não sendo tão comum nos felinos, a salmonella ainda é uma bactéria muito perigosa para os pets. Para reduzir o risco de contaminação dos peludos ao incluir ovos na dieta deles, é importante contar com alimentos orgânicos e de aves com dietas controladas. 

Também é muito importante lavar bem os ovos com água corrente antes de quebrar a casca. Se a origem do alimento não for conhecida, o ideal é oferecê-lo cozido ao pet.

Tutora de avental preparando uma receita com ovos ao lado do gato.

Não precisa ser sempre cru 

O gato come ovo cozido também. Além de ser uma opção saborosa para o bichano, o cozimento do alimento em altas temperaturas garante a eliminação de grande parte dos agentes patogênicos presentes nele. Dessa forma, você pode garantir que o consumo do ovo seja seguro para o seu companheiro felino.

Você pode oferecer para o bichano o alimento cozido, fervido em água, porém, procure oferecer o ovo com a gema mole. Isso porque quanto menos cozido, mais os nutrientes são preservados. Cozinhe, espere esfriar e sirva em temperatura ambiente.

Só não ofereça ovo frito, ok? A gordura que é usada para fritar o ovo libera várias substâncias tóxicas aos felinos. Por isso, mantenha essa opção nociva longe dos bichanos. 

A quantidade de ovo que deve ser oferecida 

No geral, é recomendado oferecer aos gatos um ovo, de uma a duas vezes na semana. É importante, ainda, que o alimento seja um complemento à sua dieta. Sendo assim, ele deve ser oferecido junto à ração. No entanto, não existe uma quantidade única e predeterminada para todos os gatos. 

Sobre a quantidade adequada de ovo a ser oferecida ao gato, é recomendado que seja indicada por um veterinário. Mas, no geral, isso é avaliado de acordo com idade, tamanho, peso e saúde do felino. Devemos destacar, também, que o ovo, apesar de oferecer proteínas magras e benéficas, não deve substituir a carne na dieta dos felinos.

Então, o fornecimento de ovo cru para os gatos é liberado, não há nenhum tipo de problema. Além disso, pode ser oferecido com petisco para o animal ou recompensa como reforço positivo

“Mas só pode dar ovo cru para gato se for ovo de galinha”. É muito comum os tutores pensarem assim, mas não: gato pode comer ovo cru de codorna, de pato ou de qualquer espécie de ave. Fique à vontade para escolher e variar.

Mas atenção!

Mesmo que você já saiba que gato pode comer ovo cru, é essencial consultar um veterinário antes de introduzir alimentos desconhecidos até então para o gato para, juntos, vocês escolherem a dieta mais adequada de acordo com as necessidades nutricionais do gatinho. 

gato sentado no colo da tutora ao lado de ovos.

Se quiser continuar aprendendo sobre nutrição felina, não perca nenhum conteúdo do blog da Petz!  Aqui você descobre tudo sobre o mundo dos felinos e encontra rações, brinquedos, acessórios e muito mais para o bem-estar do pet. Entre no site e confira! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog