Curiosidades

Gato pode comer ração de cachorro? Entenda!

Publicado em 08 de novembro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Quando temos a sorte de ter dois peludos em casa, muitas vezes as tarefas se confundem. Afinal, tanto os cães como os bichanos precisam ir ao veterinário, tomar vacinas regulares e, claro, ter um bom pote de ração. Mas será que gato pode comer ração de cachorro

gato gordo com fome

Se em um momento de desatenção o felino se aventurar no comedouro dos cães, há algum problema? Se você está com essas dúvidas, continue lendo. Conversamos com um médico-veterinário que explicou com detalhes a nutrição dos pets e tirou a dúvida se o gato pode comer ração de cachorro.

Nutrição diferente

Apesar de frequentemente serem retratados como inimigos, cães e gatos possuem diversas semelhanças! Se você convive com esses pets, sabe que muitas vezes os peludos são melhores amigos, fazendo até mesmo algumas atividades juntos. Por isso, muitos tutores se perguntam se gato pode comer comida de cachorro e vice-versa. 

Porém, especialistas explicam que é necessário ter muita atenção na hora da alimentação. Cada pet possui uma nutrição específica e misturar as rações não é uma boa ideia. É o que explica o Dr. Samuel Teófilo, médico-veterinário a Petz. “A necessidade nutricional dos cachorros é diferente da dos gatos”, comenta. Para entender as características de cada animal, vale lembrar de suas origens. 

Gatos

Quem vê um fofo bichano dormindo sobre o sofá nem imagina, mas nossos amigos bigodudos são verdadeiras feras. Os felinos são grandes predadores e possuem uma alimentação exclusivamente carnívora. Por isso, a ração ideal para gatos possui uma alta concentração de proteínas e gordura animal. 

Para equilibrar os nutrientes e fornecer fibras, os produtos também contêm uma porção de vegetais, como o arroz. Entretanto, esses componentes estão em uma proporção muito baixa quando comparamos com a ração dos cães. Por isso, a ração de cachorro faz mal para gato no sentido de não atender suas necessidades.

Cachorros

Os cachorros, por outro lado, são animais onívoros. Isso significa que os peludos precisam tanto de nutrientes animais como vegetais, em um delicado equilíbrio. Por isso, as melhores rações para cachorro possuem em sua composição uma proporção ideal, levando em consideração tudo que os cãezinhos necessitam. 

Diferentemente do produto para bichanos, a ração para cachorro possui uma quantidade maior de ingredientes vegetais, além de menos proteínas e gorduras. Quando o gato come ração de cachorro não está tendo acesso a uma dieta feita para seu organismo.

Conhecendo as diferenças nutricionais entre os felinos e os cães, é fácil perceber que gato comer ração de cachorro não é uma boa ideia. Por isso, tenha atenção na hora de servir seus peludos. As rações podem até ser semelhantes por fora, mas a composição de cada produto é bem diferente. 

gato deitado no sofá

Meu gato comeu ração de cachorro, e agora? 

Mesmo após tirar a dúvida se gatos podem comer ração de cães e saber que isso não é bom para o bichinho, alguns acidentes podem acontecer. Se você pegou seu bichano xeretando no comedouro dos cães, não há porque se preocupar. 

Apesar da composição ser diferente, não há nenhum elemento que possa ser tóxico nos produtos destinados aos cachorros. Porém, o Dr. Samuel explica que essa prática não deve ser incentivada. A ração para cães não possui todos os nutrientes que os felinos precisam. 

Assim, se o bigodudo se alimentar apenas dela, pode ter falhas nutricionais e problemas de saúde. O mesmo vale para quando o cão come a ração dos bichanos. A alta quantidade de proteínas pode causar problemas renais. “Além disso, alguns produtos têm funções específicas, como os que estimulam a eliminação de bolas de pelo, e podem induzir ao vômito”, complementa o veterinário. 

Por isso, fique de olho em seus pets para que cada um como a ração correta. Caso note qualquer alteração de comportamento, como fraqueza, vômitos ou tosse, busque ajuda de um veterinário. 

Alimentação equilibrada: uma questão de saúde

Fornecer uma boa nutrição para seus filhos de quatro patas é um passo fundamental em uma tutoria responsável. Alguns tutores acreditam que a ração é um alimento sem graça e que os peludos precisam variar nos petiscos de vez em quando. 

Entretanto, é importante lembrar que especialistas de todo o mundo concordam que, dentre os tipos de ração, a premium sempre é a melhor opção para os pets. Elas são elaboradas por especialistas e contém tudo aquilo que seu amigo precisa, na medida certa. Por isso, na hora de buscar a comida do seu peludo, lembre-se que está pensando em sua saúde. 

Gatos e cachorros trazem alegria, amor e carinho para nossos lares todos os dias. Assim, não há dúvidas de que eles merecem sempre o melhor. Converse com seu veterinário e verifique as opções disponíveis em lojas especializadas, como a Petz

gato pedindo ração de cachorro

E após tirar sua dúvida sobre se pode dar ração de cachorro para gato, continue acompanhando nosso blog e se mantenha informado sobre assuntos relacionados a alimentação, saúde e bem-estar dos pets!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog