Gatos

Por que meu gato não quer comer? Veja os principais motivos

Publicado em 15 de março de 2024

Tempo de leitura: 4min

Ter um animal de estimação é estar sempre preocupado e atento à sua saúde. Quando se trata de alimentação, essa é uma das primeiras coisas que notamos quando parece ter alguma alteração. Não à toa, frequentemente os tutores relatam: “Meu gato não quer comer!”.

gato deitado em caminha

Assim como nós deixamos de comer por uma série de motivos, a falta de apetite nos gatos não tem uma única explicação e pode ser causada tanto por questões muito simples quanto por doenças bastante graves. O que não deixa dúvida é que essa questão precisa ser investigada.

O gato que não quer comer vai emagrecer, ficar mais debilitado e predisposto a contrair doenças. Então, esse sinal também pode ser indicativo de que algo já não vai tão bem com a saúde do pet. Confira o texto para entender melhor alguns motivos que fazem o gato perder o apetite.

Mudanças na rotina

Quem é pai e mãe de gato sabe que os bichanos são metódicos e adoram fazer as coisas à sua maneira, quando bem entendem. Além disso, não gostam que nada altere sua rotina.

Mudanças na rotina, como chegada de um novo pet, filhos humanos, visitas em casa e mudança de lar, podem gerar um estresse e fazer o bichano deixar de comer. Você pode até se espantar, dizendo: “Será que meu gato não quer comer porque fiz pequenas mudanças?”.

Sim, se o gato não quer comer nada, o motivo pode ser uma mobília que o tutor mudou de lugar ou um comedouro que ficou onde ele não estava acostumado. Pode parecer um exagero, mas esses bichanos realmente preferem deixar tudo como está.

Temperaturas altas

Já ouviu falar que no inverno as pessoas comem mais? O mesmo pode acontecer com o bichano. Nesses dias quentes, uma queixa comum é: “Meu gato está muito quieto e não quer comer”.

Em dias de muito calor, é comum que ele passe mais tempo dormindo em alguma área fresquinha da casa, o que faz parecer que o gato não quer comer e nem beber água. O geladinho do piso pode ser tão refrescante e confortável que o pet até se esquece de comer!

Troca de ração

“Troquei a ração e meu gato não quer comer” — quem nunca passou por isso? Mudar a ração de forma repentina não é uma boa ideia. Além de poder causar problemas intestinais, como diarreia ou ressecamento das fezes, já entendemos que os bichanos não gostam de mudanças.

Se precisar trocar a ração, sempre inicie de maneira gradual, misturando aos poucos o novo alimento com o antigo até o gato se acostumar. Essa mudança pode se estender por uma semana, conforme o gato vai se adaptando.

gato tem sentimento2

Apetite seletivo

Os gatos são animais seletivos com olfato muito apurado, então, o cheiro da ração precisa conquistar o bichano. Além disso, a textura, o sabor e o tamanho do grão influenciam nas escolhas do pet na hora de se alimentar.

“Será que meu gato não quer comer devido ao tipo de ração que estou oferecendo?”. É provável! Se o bichano não apresenta nenhuma alteração e você já descartou outras causas, talvez o seu pet tenha o paladar mais caprichoso.

Esses casos são resolvidos trocando a marca da ração, o sabor, ou oferecendo rações desenvolvidas propriamente para o gosto de gatos seletivos. Se o bichano está enfrentando esses problemas, converse com o médico-veterinário para ter mais orientações sobre um alimento adequado ao seu pet.

Bolas de pelo

Gatos só apresentam problemas com “bolas de pelo” quando apresentam prurido e se lambem mais do que deveriam ou se estão com problemas na motilidade intestinal, como em quadros inflamatórios.

Para reduzir a chance da formação de bolas de pelo, a indicação é escovar com frequência o bichano e fornecer alimentos específicos que ajudam a impedir esse problema.

Doenças e outros distúrbios

Infelizmente, os gatinhos não estão livres de serem acometidos por doenças, sendo que a falta de apetite é um dos primeiros sintomas que aparecem na maioria delas. Se o tutor relata: “Meu gato não quer comer e está emagrecendo”, é necessário uma investigação mais profunda da causa.

Quando o bichano começa a perder gordura e massa, é porque o seu organismo já está afetado pela falta de alimento, além de poder estar acometido por parasitas ou doenças bacterianas, virais, fúngicas, endócrinas, etc.

Outras causas incluem intoxicações, gastrite, dor de dente, gengivite, dor, etc. Sendo assim, o bichano não se alimentar corretamente é um sintoma que envolve muitos fatores. Mesmo que o tutor tente de imediato sanar a dúvida: “Meu gato não quer comer, o que pode ser?”, é preciso fazer uma consulta com o médico-veterinário.

gato comendo em tigela

“Meu gato não quer comer” é uma queixa frequente nos consultórios veterinários, afinal, os motivos vão desde os mais simples até os mais graves. Não deixe de procurar ajuda de um profissional para cuidar da saúde do seu bichano e acessar o blog da Petz para conferir outras informações.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Por que meu gato não quer comer? Veja os principais motivos"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog