Hamsters

Hamster pode comer arroz? Respondemos à pergunta!

Publicado em 19 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Por ser uma excelente fonte de energia, o arroz faz parte da alimentação de muita gente — não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo. Tanto que alguns tutores oferecem o alimento aos pets. Mas será que hamster pode comer arroz?

hamster-pode-comer-arroz

O arroz é um grão tão fácil de encontrar e preparar que muitos tutores de pequenos roedores se perguntam se o alimento pode fazer parte da dieta do pet. Pensando nisso, a seguir, respondemos se hamster pode comer arroz ou se o alimento é prejudicial para a espécie. Continue lendo e saiba mais.

Pode dar arroz para hamster? Quais são os tipos permitidos?

De acordo com a equipe técnica de Safári da Petz, o arroz pode ser oferecido aos hamsters. Com isso em mente, quais benefícios o alimento pode proporcionar para o organismo do animal? Qualquer arroz é recomendado para a dieta do peludinho?.

Os roedores têm um sistema digestivo muito diferente do nosso, mas também contam com a capacidade de digerir esse tipo de carboidrato. Mesmo assim, o mais indicado para garantir o equilíbrio da saúde do pet é apostar em comida de hamster, isto é, a ração.

O arroz cozido para o hamster possui importância no controle da lipidemia. Entretanto, o arroz arbóreo e o cateto — também conhecido como “arroz japonês” — são ricos em amido, portanto, podem ser mais prejudiciais, sejam servidos crus ou cozidos.

Conheça outros alimentos proibidos para a espécie

Agora que você sabe se hamster pode comer arroz, é importante destacar que há diversos outros alimentos comuns em nosso dia a dia que são bastante perigosos para os dentuços e não devem fazer parte da alimentação deles.

Nesse sentido, é interessante diferenciar quais são os alimentos tóxicos, isto é, que podem causar efeitos nocivos mais imediatos no organismo do pet, fazendo mal a médio ou longo prazo.Já na lista de o que hamster não pode comer, podemos citar:

  • cebola;
  • alho;
  • batata;
  • feijão;
  • chocolate;
  • semente de maçã;
  • café;
  • amêndoas;
  • abacate.

Mas a lista não para por aí. Assim como outros mamíferos, os hamsters perdem a capacidade de digerir lactose ao longo do tempo. Sendo assim, leite e derivados também não entram nas recomendações de o que um hamster pode comer.

Se você gosta de demonstrar amor compartilhando a própria comida, saiba que pode dar comida natural para hamster, como verduras, frutas e legumes. Contudo, outros alimentos, como os exemplos mencionados acima, são prejudiciais para a saúde dos bichinhos.

hamster-pode-comer-arroz

Bolos, biscoitos, macarrão, frituras e industrializados em geral são muito ricos em sódio e gordura, contribuindo para o ganho de peso, que pode trazer problemas para a saúde. Sendo assim, não são recomendadas como comidas que hamster pode comer.

Na hora de ensinar um truque para o pet ou interagir com ele com o auxílio de um petisco, dê preferência a alimentos formulados especificamente para hamsters e outros pequenos roedores. Também é possível oferecer algumas frutas, verduras e legumes.

Alimentação dos hamsters: como garantir uma nutrição adequada

Sabendo agora se hamster pode comer arroz, que tal conhecer um pouco mais sobre a dieta recomendada para esse animal? Continue a leitura para conferir alguns alimentos indicados

O ideal é proporcionar uma dieta variada, com ração específica para hamster, além de feno de capim, verduras, legumes e pequenas porções de proteína animal para benefício do organismo do pet.

Formuladas de acordo com as necessidades nutricionais da espécie e com o que os hamsters comem, as rações premium garantem grande parte dos nutrientes de que esses pets necessitam. Assim, devem ser oferecidas diariamente, compondo cerca de 70% da dieta do roedor.

Importante não apenas pela quantidade de fibras, o feno também é essencial para o desgaste dos dentes, afinal, assim como no coelho, a dentição do hamster nunca para de crescer. O feno, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino do hamster, controla o crescimento de seus dentes.

Falando de frutas, legumes e verduras para hamster, os mais indicados para os hamster são as frutas menos doces e menos ácidas, como mamão, maçã, pera, amora e banana.

Já as verduras, como brócolis, couve, repolho, acelga, couve-flor e espinafre, e legumes, como cenoura, abóbora, nabo e chuchu, carregam grande percentual de vitaminas A e C, que são essenciais ao pequeno roedor. Mas não para por aí! A lista de alimentos naturais que o hamster pode comer é grande e saborosa!

hamster-pode-comer-arroz

Gostou de saber se hamster pode comer arroz? Então, para conferir mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar nossas publicações aqui, no blog da Petz! Para comprar alimentos específicos para a espécie do seu amigo, visite uma de nossas lojas ou entre no site!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog