Nutrição animal: saiba quais os nutrientes para seu companheiro

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 1, 2019

Alimentação
Nutrição animal: saiba quais os nutrientes para seu companheiro
Tempo de leitura: 3 minutos

Quase todo mundo sabe a importância de uma comida repleta de nutrientes no dia a dia dos amiguinhos de quatro patas. Afinal, é ela a responsável por garantir as vitaminas e proteínas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. Mas você sabe o que isso significa na nutrição animal?

Abaixo, saiba mais sobre os nutrientes mais importantes na ração dos cães.

Macronutrientes: a importância de carboidratos, proteínas e gorduras

Ainda mais entre aqueles curiosos e que gostam de saber sobre uma alimentação natural, é comum ouvir falar em carboidratos, proteínas e gorduras.

Mas você sabe, de fato, qual é a função deles no organismo dos cãezinhos?

Também conhecidos como macronutrientes, os três são responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia, sendo que cada um atua de uma forma diferente.

A seguir, veja como eles funcionam e em quais são suas principais fontes no preparo das rações para animais:

  • Carboidratos: fonte mais rápida de energia, eles evitam a utilização da proteína, contribuindo para a manutenção da massa muscular. Nas rações para pets, os principais ingredientes são o milho, a quirera de arroz, assim como alguns vegetais como cenoura e beterraba.
  • Proteínas: além de fornecerem energia, são responsáveis principalmente pela reparação e construção de tecidos, incluindo pelos, músculos, cartilagens, entre outros. Entre suas principais fontes estão a farinha de vísceras e a farinha de carne e de ossos.
  • Gorduras: atuando como uma reserva de energia, também têm diversas funções no organismo com destaque para a proteção dos órgãos.
    Seus benefícios variam de acordo com a fonte, sendo que são muito usadas a gordura de frango e o óleo de peixe, rico em antioxidantes.

Tais alimentos ainda podem ser ricos em outros nutrientes importantes como as fibras, presente, por exemplo, no milho integral.  Além de ajudarem na absorção dos nutrientes, elas também contribuem para regular o funcionamento do intestino.

Micronutrientes: principais vitaminas e minerais para cães

Igualmente necessários, ainda que em quantidades menores, os micronutrientes, como vitaminas e minerais, têm o objetivo de contribuir para funções essenciais no organismo dos cachorros.

De acordo com o médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal, Dr. Eduardo Braghirolli, todas as vitaminas são importantes para a saúde dos cachorros. Mas ele destaca algumas das principais:

  • Vitamina A: relacionada a uma boa visão, contribui para a síntese de hormônios e regulação de funções da pele;
  • Vitamina D: regula o metabolismo do cálcio e do fósforo;
  • Vitamina E: tem forte função antioxidante, reduzindo o envelhecimento celular precoce;
  • Vitamina K: participa da coagulação do sangue e da metabolização das proteínas,
  • Vitaminas do complexo B: fundamentais, têm função antioxidante, auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso e da pele. Além de ajudar na metabolização da glicose e replicação celular, contribuindo para o crescimento dos tecidos.

Quanto às fontes desses nutrientes, o médico veterinário da Petz, Dr. Felipe Gabriel, explica que as vitaminas e os minerais são adicionados nas reações por meio do premix.

Ele explica “que nada mais é do que uma mistura homogênea de micronutrientes, simplificando a pesagem e melhorando a precisão das quantidades”.

Ah! E não estranhe se, entre os ingredientes da ração para animais, não for possível encontrar a vitamina C. Famosa por fortalecer o sistema imunológico e ajudar na absorção de ferro. “Ela é metabolizada pelos cães a partir da glicose, pelo fígado”, diz o Dr. Eduardo.

Como garantir uma nutrição animal adequada

Embora conhecer os pormenores de uma nutrição animal adequada seja uma tarefa para poucos, garantir que o pet tenha uma alimentação balanceada é simples.

“Se estivermos falando de um alimento industrializado, de boa qualidade, não precisamos nos preocupar, pois eles são completos e balanceados”, orienta o especialista em nutrição.

Já para quem é adepto da alimentação caseira, saiba que ela também pode — e deve — ser equilibrada. Mas, para tanto, é imprescindível que ela seja elaborada por um veterinário especialista, após a avaliação individual do pet. Lembrando que suplementos nunca devem ser administrados sem orientação profissional.

A Petz trabalha somente com rações equilibradas e aprovadas por veterinários. Confira as opções no nosso Pet Shop on-line ou na unidade mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *