Cães Nutrição

Cachorro pode comer banana? O que pode fazer mal?

Publicado em 11 de abril de 2018

Tempo de leitura: 5min

Muito se fala sobre oferecer alimentos diferentes para os animais de estimação. As frutas são alguns deles, que podem trazer diversos benefícios — ou malefícios — para a saúde do seu pet

cachorro pode comer banana

Você já se perguntou se há alguma forma de complementar a dieta do seu companheiro com alimentos diferentes da ração? Diversas coisas podem ser incluídas na rotina alimentar de um animal de estimação, algumas delas são as frutas, que podem — ou não — fazer muito bem ao seu amiguinho.  Será que o seu cachorro pode comer banana, por exemplo?

A banana é uma fruta muito rica em potássio e presente na natureza brasileira. Além disso, também possui diversas vitaminas que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo de um animal e prevenir algumas complicações futuras.

No entanto, não são todas as frutas que podem ser consumidas pelos animais de estimação. Além de provocar diversas alergias, a ingestão de alimentos não recomendados pode alterar algum sistema funcional do pet e ainda gerar uma complicação pior.

Quais frutas o cachorro pode comer?

cachorro pode comer banana

Saber o que oferecer para variar a dieta de um animal de estimação é uma das maiores preocupações entre seus cuidadores. Porém, existe uma forma bem saborosa — e muito saudável — de deixar a hora do lanche do seu cãozinho mais apetitosa. Por isso, fizemos uma lista sobre quais frutas cachorro pode comer, seus benefícios e muito mais.  

  • Banana: uma das frutas mais comuns no Brasil, a banana pode sim ser oferecida ao seu animal de estimação. Ela deve ser servida moderadamente e sempre sem casca. Além do potássio, também é muito rica em fibras e vitaminas A e C. Desse modo, incluindo-a na dieta do seu companheiro, ele ficará com o sistema imunológico muito mais protegido.
  • Maçã: outra pergunta que muitos fazem é “pode dar maçã para cachorro?” Sim! Contudo, o talo da fruta não deve ser oferecido ao pet. Nele e nas sementes estão presentes o ácido cianídrico, que pode fazer muito mal ao organismo.  Ela também é muito rica nas vitaminas B, C e E e pode ser oferecida diariamente — é claro, em pequenas quantidades.
  • Goiaba: outra fruta que pode auxiliar no sistema digestivo do seu companheiro é a goiaba. Essa fruta, quando oferecida com casca, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema  intestinal do pet, evitando possíveis diarréias. Além de ser rica em muitas vitaminas, na goiaba estão presentes altas quantidades de ferro, cálcio e carboidratos — substâncias essenciais aos animais de estimação.
  • Caqui: apesar de ser muito doce, o caqui também entra na lista das frutas permitidas para cachorro. Ela pode ser oferecida com ou sem casca e vai ajudar a proteger o seu companheiro de diversas doenças degenerativas.

Além das frutas, existem diversos legumes para cachorro, que quando oferecidos podem ajudá-lo a ter uma vida muito mais saudável. Alguns deles são: o brócolis — que só poderá ser servido depois de cozido — , o tomate e a cenoura. No entanto, antes de oferecer esses ingredientes, ao seu amiguinho, é fundamental consultar um especialista.

Quais não são frutas permitidas para cachorro?

Mesmo sabendo que o cachorro pode comer banana,  algumas frutas não devem ser oferecidas aos animais de estimação, devido à quantidade de algumas substâncias. O açúcar presente nelas pode fazer com que seu amiguinho ganhe peso, além de acarretar alguns probleminhas na saúde dele. As frutas não recomendadas aos pets são:

  • Abacate: outro exemplo de uma fruta rica em diversas vitaminas importantes e que não deve ser servida é o abacate. Nele, está presente uma substância chamada Persina, que pode ser tóxica aos pets. Além disso, o consumo dessa fruta pode fazer muito mal ao sistema gastrointestinal.
  • Uva: esse tipo de fruta também não é recomendada aos cãezinhos. Mesmo sendo muito rica nas vitaminas B e C, o seu consumo em excesso pode causar insuficiência renal e diarréias. Isso se inclui também as uvas passas.

Outros alimentos proibidos para cachorros

 Alguns outros ingredientes não podem ser ingeridos por ele, já que os bichinhos possuem intolerância a diversas substâncias e alimentos. Um deles é o chocolate, que possui uma substância não digerida pelo organismo animal e que pode causar aceleração cardíaca e até mesmo convulsões. No entanto, algumas marcas desenvolvem esse produto especialmente para pets, afinal, eles merecem todo esse sabor, não é?

Outros alimentos que afetam a corrente sanguínea e o sistema cardíaco deles são a cebola e o alho. Esses ingredientes também podem causar diversas alterações na medula óssea do seu amiguinho e, por esse motivo não são recomendados, assim como o leite e derivados da lactose. 

Sabendo que seu cachorro pode comer banana e outras diversas frutas, você quer mais dicas para melhorar a alimentação do seu cãozinho? A Dr. veterinária da Petz, Karina Mussolino, bateu um papo super bacana com a Maria Cândida, falando tudo sobre como melhorar a dieta do seu companheiro.

Continue seguindo a Petz e não perca nossas dicas e novidades.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog