Gatos Nutrição

Nutrição felina – A dieta correta para o seu gato pet

Publicado em 15 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 3min

Quem é ou já foi tutor de gatos sabe que os felinos são animais bem exigentes quanto à sua alimentação, principalmente quando apresentam alguma anormalidade ou disfunção. Assim como todo pet, o gato precisa de cuidados especiais, tanto para prevenir como para tratar possíveis problemas de saúde.

A alimentação adequada – e saudável – é um dos principais fatores para promover seu bem-estar. A ração natural, por sua vez, traz diversos benefícios para os seus animais de estimação. Os gatos, especialmente, podem se beneficiar ainda mais com esses pratos especiais, por serem mais propensos a adquirir certas doenças típicas da espécie.

Analisar as informações e seguir as instruções abaixo é fator primordial para garantir as melhores condições de alimentação e vida do seu gato. Confira:

O que é, exatamente, uma alimentação natural?

As dúvidas sobre o que seria uma alimentação saudável são frequentes. Basicamente, as marcas de rações felinas que seguem a linha de alimentação natural utilizam ingredientes com vitaminas e suplementos devidamente selecionados para contribuir com a saúde geral e bem-estar dos pets.

Geralmente, os principais requisitos para classificar se um alimento é natural são os seguintes – e os tutores devem seguir rigorosamente estes critérios para escolher:

1. Não apresentar qualquer tipo de produto químico desnecessário, como conservantes e corantes;
2. Ser desenvolvido com proteínas de carne de alta qualidade como ingrediente chave;
3. Conter fontes alimentares como carnes, frutas e legumes.

Os felinos – e seus tutores – sentem as diferenças a médio e longo prazo ao adotarem uma alimentação mais natural, podendo até ser a solução para infecções urinárias, já que essas rações possuem alto teor de umidade em sua fórmula.

shutterstock_570700441

 

Características como o pelo, a pele e a saúde do gato de forma geral ficam bem melhores, criando também uma espécie de reforço da imunidade para diversas disfunções e anormalidades. Isso porque a comida natural para gatos é também muito indicada em casos de intolerância a ingredientes específicos encontrados nas rações convencionais.

 

Check-list da ração natural

Ao escolher uma ração natural, é preciso considerar algumas exigências – que são fundamentais na nutrição natural dos felinos:

Ingredientes limitados: alimentos de origem animal, com fácil digestão e recomendados para sensibilidade alimentar;

0% de grãos: ração formulada sem nenhum tipo de grão;

Alto índice proteico: os índices de proteínas no alimento são maiores que o nível médio (cerca de 36%);

Holístico: é, basicamente, um alimento denominado como premium ou super premium, utilizado para criar uma fórmula saudável e de qualidade para as rações de gatos.

Orgânico: alimentos naturais que não tenham sido expostos a pesticidas, hormônios de crescimento ou antibióticos.

Introduzindo a alimentação natural no dia a dia do pet

Os gatos são animais extremamente seletivos e notam diferenças em seus comedouros e bebedouros. Por isso, consulte um veterinário para se informar dos cuidados recomendados para seu felino. Ele poderá indicar a dieta mais adequada e balanceada, de acordo com idade, peso e estilo de vida do seu pet – assim como os alimentos que trarão ainda mais benefícios para o gato.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog