Nutrição

O que cavalo come? Descubra aqui

Publicado em 01 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Branco, com asas, reprodutor, feito de madeira ou personagem coadjuvante em desenhos infantis, contos de fadas e filmes, o cavalo é um animal que faz parte do imaginário e da vida de boa parte das pessoas. Entretanto, você já parou para pensar o que cavalo come?

cavalo em campo.

Quem não conhece o Pé de Pano, amigo leal do Pica-Pau, o grego voador Pégaso, que simboliza a imortalidade, o romântico cavalo branco do príncipe encantado, e o cavalo de Troia, a arma de guerra mais famosa da história? 

Então, é normal que surjam uma série de diferentes dúvidas relacionadas ao mamífero que pode chegar a mais 1,70 m de altura e mais de 500 kg. Se quiser saber a resposta sobre o que o cavalo come, é só continuar a leitura!

Principais características dos cavalos

Pertencentes à família Equidae e à espécie Equus ferus, os cavalos podem ser considerados primos distantes do burro e da zebra. Eles são mamíferos, quadrúpedes e extremamente pesados.

É possível encontrar uma considerável variedade de raças equinas ao redor do mundo. O Brasil desenvolveu cerca de 14 espécies de cavalo, sendo 4 delas pôneis, cavalos de tamanho de cernelha inferior a 1,48 m. Algumas delas são: crioula, mangalarga, pantaneira, puro-sangue-inglês, puro-sangue-lusitano, brasileiro de hipismo e quarto-de-milha.

Dieta à base de folhas

Afinal, o que cavalo come? O cavalo é um ser herbívoro, logo, mantém uma dieta rica em vegetais. Essa alimentação, nomeada de verde ou volumoso, baseia-se em capim fresco, feno ou silagem. 

O capim pode ser obtido por meio de pastagem, ingerido diretamente do chão, ou capineira, já cortado, consumido direto no cocho. Se assim acontecer, a recomendação é que o alimento seja dado inteiro ao cavalo para estimular a mastigação, proporcionando todos os elementos para a digestão correta. 

Já o feno nada mais é que a forragem desidratada. Ele passa por um processo criterioso, em que perde toda a umidade, sem perder os constituintes nutricionais, em um processo chamado fenação.

Pode ser feito de forrageiras, como alfafa, coast-cross, grama, gramínea ou combinações, entre outros. Embora essa opção seja nutritiva, cuidado com a qualidade, pois os excessos de umidade reduzem substancialmente os benefícios do feno e podem contaminar o alimento com bactérias, fungos e toxinas.

Processo de silagem

A silagem nada mais é que a forrageira e outros grãos (milho, sorgo) preservada em processo de fermentação. A ensilagem, processo de confecção, é o depósito da forrageira e dos grãos em silos, sem a presença de oxigênio, para ocorrer a fermentação, aumentando a conservação dos alimentos energéticos.

  • Silos feitos de maneira adequada fornecem silagem de altíssima qualidade;
  • Dê ao animal a quantidade de silagem suficiente para satisfazê-lo;
  • A silagem deve ser consumida no prazo máximo de duas horas a partir da retirada do silo. Após esse período, o animal terá dificuldade para digeri-la, dificultando a mastigação e a obtenção mínima de nutrientes;
  • O cavalo pode ingerir a silagem de três a quatro vezes por dia;
  • Verifique constantemente a qualidade da silagem.

Já o uso da ração deve ser secundário, independentemente da matéria-prima. Utilize apenas como forma de corrigir e suplementar as possíveis necessidades do mamífero. A ração é altamente fermentável, por isso, o excesso na dieta pode predispor a impactação e o timpanismo, conhecido como síndrome da cólica equina.

cavalo de perfil.

Alimentação com frutas

Provavelmente, você já viu um cavalo selvagem comendo maçãs e cenouras, não é mesmo? Há muitas outras frutas permitidas na dieta dele. Veja quais são elas:

  • abacaxi;
  • ameixa;
  • amora;
  • banana;
  • cereja;
  • coco;
  • damasco;
  • laranja;
  • morango;
  • pera;
  • pêssego.

Lembre-se de retirar caroços, sementes e talos, pois eles podem causar asfixia. Além disso, as frutas devem ser cortadas em pequenos pedaços antes de serem servidas ao bicho.

Descubra a importância do sal na alimentação equina

O sal traz minerais essenciais para a saúde do cavalo. Constituído de cálcio, cobre, fósforo, sódio e zinco, ele assegura melhorias na qualidade de vida do animal, repondo eletrólitos perdidos, prevenindo a desidratação, o desgaste dos músculos e aumentando a absorção de nutrientes.

Outras vantagens da ingestão diária do sal são: dieta balanceada de minerais, equilíbrio de líquidos, prevenção de enfermidades e reposição mineral que fornece força ao cavalo.

Hidratação é tudo

Além de aprender o que cavalo come, é importante saber que o hábito de consumir água todos os dias faz parte da rotina dos equinos. Isso porque regula os níveis de hidratação no corpo do animal enquanto auxilia no transporte de nutrientes e na produção de leite das éguas.

Há uma quantidade certa para ingestão. Tudo vai depender dos atributos e da rotina do animal, além do lugar onde ele vive. Conforme as necessidades do cavalo, ele pode beber de três a quatro litros de água por cada quilo de matéria seca ingerida no dia até cinco ou seis por cento do próprio peso.

Veja três curiosidades sobre os cavalos

Um ponto que vale a pena ser destacado é a discrepância nos estômagos dos cavalos e dos animais ruminantes, como as vacas, por exemplo. Os primeiros, monogástricos, possuem um estômago simples, igual aos humanos. Já os ruminantes têm estômagos segmentados e são conhecidos como animais poligástricos.

Outra curiosidade sobre a alimentação de cavalos está ligada ao tempo: em média, eles podem passar entre 12 e 18 horas comendo quando saem para pastar.

Devido às particularidades orgânicas do sistema digestivo, os cavalos não conseguem vomitar. Consequentemente, ao sofrerem com cólicas, o quadro pode evoluir rapidamente, acarretando a principal causa de morte da espécie. Por isso, todo cuidado é pouco com a alimentação desses animais.

cavalo comendo grama de campo aberto.
Além dessas curiosidades, o que achou de saber sobre o que cavalo come? Confira mais conteúdos a respeito da saúde e da alimentação de outros animais aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog