O que papagaio come?

Postado por PETZ, em 12/01/2021

Aves
O que papagaio come?

Saber o que papagaio come é essencial para quem deseja ter essa bela ave em casa. Afinal, a alimentação é um ponto muito importante dentro da tutoria responsável! 

papagaio de frente para foto

Com a nutrição correta, seu amigo penoso poderá se desenvolver de forma saudável, trazendo alegria para seu lar por muitos anos! Se você ama pássaros e gostaria de saber qual é a alimentação do papagaio, continue lendo. Aprenda aqui o que papagaio come e como preparar a dieta ideal para seu amigo! 

O que papagaio come na natureza?

Quando temos um animalzinho silvestre em casa, como os papagaios, é normal nos perguntarmos do que o papagaio se alimenta na natureza. Afinal, reproduzir os hábitos dos pets em seu habitat natural é importante para garantir sua qualidade de vida! 

Porém, essa tarefa pode ser difícil quando o tópico é alimentação de papagaio. Nos campos, esses verdinhos possuem uma nutrição muito variada, que inclui frutas, plantas, sementes e até mesmo pequenos insetos!

Além disso, devemos lembrar que a rotina de um pássaro silvestre é bem mais agitada que a vida dos nossos amigos domésticos. Por isso, o melhor é buscar um alimento balanceado e preparado por especialistas! 

Ração extrusada: a base alimentar dos papagaios

A nutrição dos nossos pets é uma questão importante e delicada. Afinal, ela é fundamental para seu desenvolvimento e bem-estar! Por isso, devemos sempre estar atentos ao que nossos amiguinhos andam comendo. 

No caso da alimentação do papagaio, os especialistas informam que os alimentos extrusados são a melhor opção. Esse produto é preparado de forma balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das aves. 

dois papagaios juntos

Por isso, se você está se perguntando o que papagaio come, a resposta é simples: ração para papagaio! Facilmente encontrada em lojas especializadas, como a Petz, esse item fornece uma alimentação saudável e equilibrada para seu amigo voador! 

O perigo das sementes de girassol

Por muito tempo, a dieta dos papagaios e outras aves ficou associada às famosas sementes de girassol. Ainda hoje, alguns tutores acreditam que essa deve ser a base de sua alimentação, já que as verdinhas adoram esse produto! 

Entretanto, apesar da dieta dos papagaios realmente incluir sementes, não é recomendado que elas formem a base de sua nutrição. A semente de girassol é pobre em nutrientes e rica em gorduras. Assim, se seu pássaro exagerar nas porções, poderá ter problemas de saúde. 

E o mix de sementes?

Outro produto muito lembrado quando o assunto é comida de papagaio é o  mix de sementes. Essa misturinha contém algumas sementes variadas e parece ser uma proposta mais saudável do que as clássicas sementes de girassol. 

Mas é necessário ter cuidado. Em primeiro lugar, as sementes por si só não são capazes de oferecer todos os nutrientes necessários. Além disso, devemos lembrar que o papagaio é uma ave bem espertinha! 

Muitas vezes, ele escolhe apenas suas sementes favoritas, que são justamente aquelas mais gordurosas. Por isso, se for utilizar o mix de sementes, ofereça apenas como um petisco. 

Petiscos e outras opções

A ração extrusada deve ser sempre a base da alimentação do seu papagaio. Entretanto, é possível variar na alimentação da sua verdinha oferecendo algumas opções que contribuem para uma dieta equilibrada! Se você estiver pensando “papagaio come o quê de petisco?”, fique de olho na lista abaixo! 

  • Frutas: muitas frutas podem fazer parte da dieta do seu papagaio. Entre elas, podemos citar maçã, banana, pêra, mamão e melão; 
  • Verduras: folhas como espinafre, alface, brócolis e escarola também estão liberados;
  • Legumes: alguns legumes, como a cenoura, a abobrinha e a batata, também são indicados. Porém, nesse caso é necessário cozinhar o alimento antes, sem utilizar nenhum tempero,
  • Sementes: é claro que as sementes não podem faltar! Apesar de não serem tão nutritivas, as verdinhas adoram sementes como petisco. 

Outros hábitos saudáveis

Não é só à alimentação que devemos estar atentos! Para fornecer qualidade de vida para nossos pets, é importante pensar em uma rotina saudável e ativa. E isso, claro, inclui brincadeiras! Mas do que papagaio gosta de brincar

Por sorte, se divertir com essa ave não é nada difícil. Interativos e curiosos, os papagaios adoram brincar com seu tutor! Para isso, busque brinquedos próprios para pássaros, encontrados em lojas especializadas. Além disso, o clássico exercício de fazer seu papagaio cantar também pode ser uma ótima brincadeira! 

papagaio em cima do galho

Agora que você já sabe montar um cardápio de papagaio, pode cuidar do seu amigo de forma mais consciente e saudável. E se precisar de uma mãozinha nas tarefas de tutor, conte com o blog da Petz. Aqui, você não só descobre o que papagaio come, mas obtém dicas que auxiliam na saúde e felicidade do penudo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *