Cães Nutrição

Ração obesity – 7 causas para o ganho de peso em pets

Publicado em 06 de novembro de 2017

Tempo de leitura: 4min

O ganho excessivo de peso pode trazer muitos problemas sérios para a saúde do seu pet, seja ele um cachorro ou um gato. Artrite, doenças do coração, dificuldade respiratória, diabetes e até câncer na bexiga podem ser desencadeados por um quadro de obesidade, demonstrando a importância de uma dieta com ração obesity para cães ou gatos quando o pet estiver acima do peso.

Dessa forma, não ignore os quilos a mais que seu pet tem demonstrado e converse com seu veterinário de confiança sobre a opção de dieta com ração obesity, procurando sempre proporcionar uma vida longa, saudável e feliz ao seu pet.

Cão comendo ração obesity

7 motivos que levam um pet a precisar da ração obesity

  • Você pode estar dando muita comida

Cachorros e gatos com acesso ilimitado à comida se tornam obesos com mais facilidade. Alimentar um pet em excesso pode fazer com que ele desenvolva células de gordura que permanecem com ele por toda a vida. Consulte na embalagem da ração a quantidade adequada de cada porção e não mantenha a tigela cheia em tempo integral, estabelecendo um ou dois horários diários para as refeições e permitindo acesso do pet à comida somente nestes horários.

  • A ração pode ser muito gordurosa

Muitas rações para cães e gatos são carregadas de gordura e sal. Isso faz com que elas sejam muito mais saborosas, incentivando o pet a comer cada vez mais. Optar pelas versões super premium pode ser uma boa alternativa para evitar exageros, permitindo que o pet tenha uma alimentação balanceada e completa sem maiores esforços.

  • Os hábitos alimentares do seu pet não são adequados

Dar restos do seu almoço ou jantar para o seu cachorro ou gato, além de impulsionar os riscos de obesidade, também pode trazer sérios problemas à saúde dele. Alimentos inofensivos para nós, como pimenta e chocolate, por exemplo, funcionam como verdadeiros venenos aos pets, por isso, na hora de agradar o seu pet com um petisco, opte por produtos específicos para ele.

  • Está faltando exercício?

Vocês tem saído para passear ou brincado em casa mesmo? Muita comida e nenhum exercício, assim como acontece conosco, pode levar à obesidade em um piscar de olhos. Além disso, cachorros e gatos adoram brincar com seus donos e a falta de brincadeiras e passeios pode levá-los a um quadro depressivo.

  • Quantos anos o seu pet tem?

Gatos e cachorros idosos, por naturalmente demonstrarem menos disposição a exercícios, tendem à obesidade com muito mais frequência do que pets mais novos e ativos.

  • Qual o sexo do seu pet?

Cachorras e gatas fêmeas são mais propensas à obesidade do que cachorros e gatos machos, por isso, se você é tutor ou tutora de uma fêmea, tenha cuidado redobrado com a rotina de alimentação e exercícios dela!

  • Seu pet foi castrado?

Cachorros e gatos castrados possuem duas vezes mais chances de se tornarem obesos do que os que não passaram pela castração. Tutores de pets castrados devem prestar bastante atenção nas mudanças de metabolismo decorrentes deste procedimento e ajustarem a rotina e a dieta do pet de acordo com isso – garantindo que o pet tenha todos os benefícios da castração (como a prevenção de uma série de doenças graves) e, ainda assim, mantenha a forma e a saúde.

Gato com fome

Como eu sei que meu pet precisa de uma dieta com ração obesity?

Este tipo de observação costuma ser possível a olho nu, mas também torna clara a importância de checkups anuais com um veterinário. Como já dissemos, a obesidade em cães e em gatos pode trazer sérios problemas à saúde dos nossos pets e somente um veterinário é capacitado para diagnosticar e fornecer a melhor estratégia de perda de peso possível para um pet.

Procurando ração obesity para o seu cachorro ou seu gato? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e venha nos fazer uma visita!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog