Aquário Nutrição

Tipos de ração para peixes: opções para seu aquário

Publicado em 27 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

A alimentação dos peixes é um dos temas que mais gera dúvidas entre aquaristas iniciantes. Ficar atento à quantidade de alimento é fundamental para evitar acúmulo de restos no fundo do aquário. Além disso, também é importante conhecer os tipos de ração para peixes a fim de garantir uma nutrição balanceada para esses pets. 

peixe laranja dentro do aquário

Vamos descobrir quais são esses tipos e quando eles são recomendados?

Ração para peixes: o que considerar na hora da escolha

Existem diversos fabricantes e produtores de alimentos para peixes, mas a marca não é o único fator decisivo na escolha da ração. Adquirir ração para peixe de empresas de confiança é importante, mas outros fatores devem ser levados em conta, como a composição nutricional, tipo de alimento e onde ele repousa no aquário.

A escolha dos tipos de ração para peixes a partir desses critérios deve ser feita de acordo com as necessidades de cada espécie. Por isso, antes de levar uma nova ração para casa, vale a pena pesquisar e conversar com um especialista para saber tudo sobre os peixinhos do seu aquário. 

Converse com um de nossos técnicos na loja Petz mais próxima a você!

Tipos de ração para peixes de acordo com a composição

A necessidade nutricional não é a mesma para todas as espécies de peixe. Enquanto algumas, como o peixe oscar, precisam de um alto consumo de proteína, outras, como o kinguio, têm uma dieta mais variada. Nesse sentido, as rações para peixes podem ser:

Para carnívoros

Apesar da composição variada, que inclui vitaminas e minerais, a ração para peixes carnívoros possui um teor maior de proteínas. Como o nome sugere, são indicadas para peixes considerados carnívoros, como oscar, aruanã, lionfish e garoupa. Alguns tipos são enriquecidos com pequenos crustáceos.

Composição mista básica

Por conta da disponibilidade irregular de alimento na natureza, a alimentação da maior parte das espécies é bastante variada. 

peixe dentro de aquário decorado

Pensando nisso, esse tipo de ração possui composição equilibrada para atender à necessidade de um grande número de espécies, sendo composta por boas doses de proteína, minerais, vitaminas, matéria fibrosa e até mesmo enzimas digestivas.

Para espécies específicas

Por conta de sua popularidade entre os aquaristas, algumas espécies de peixes já contam com rações desenvolvidas especificamente para elas. É o caso, por exemplo, dos peixes betta, tetra, goldfish e ciclídeos africanos.

Em relação a esses três tipos, eles também podem trazer variações, sendo enriquecidos com alho, tomilho, crustáceos, entre outros ingredientes que enriquecem a dieta dos peixes. Também existem rações específicas para determinadas fases da vida dos peixes, como durante o crescimento.

Tipos de ração para peixes de acordo com formato e posição no aquário

Um fato importante e que nem todos sabem a respeito dos peixes é que cada espécie tem um local do aquário onde costuma se alimentar. O cascudo, por exemplo, busca seu alimento no fundo do aquário. 

Já outras espécies preferem comer na superfície da água. Nesse sentido, as rações para peixes podem ser divididas nos seguintes tipos:

  • Ração em flocos: por sua leveza, ela repousa sobre a superfície da água. Tanto é que também é conhecida como ração flutuante. É ideal para peixes que comem na parte de cima do aquário; 
  • Ração extrusada: também conhecida como ração em grânulos, em vez de flutuar na água, elas tendem a descer lentamente pelo aquário, o que facilita a alimentação de determinadas espécies de peixes,
  • Ração em pastilha: essa ração de peixe afunda até o substrato e é ideal para peixes como o cascudo, que se alimentam no fundo do aquário.

Vale destacar que, independentemente dos tipos de ração para peixe, todas vão eventualmente afundar e se acumular no fundo do aquário quando oferecidas em excesso. Por isso, a ração para peixe de aquário deve ser colocada somente em quantidade consumida pelos peixes no período de até 3 minutos.

vários peixes laranjas dentro do aquário

As pastilhas são outro dos novos tipos de ração para peixes. Elas se dissolvem lentamente no aquário, liberando a comida aos poucos. Feitas para durar entre 3 e 15 dias, elas são recomendadas em caso de viagens. É importante fazer o teste antecipadamente para evitar danos ao ecossistema do aquário e surpresas desagradáveis.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os tipos de ração para peixes, confira as variadas opções na Petz e aproveite! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog