Aves

O que as aves comem? Veja dicas para uma alimentação saudável

Proporcionar uma gaiola limpa e espaçosa, posicioná-la em um local tranquilo e investir no enriquecimento ambiental são algumas ações que contribuem para o bem-estar dos pássaros. No entanto, todos esses cuidados são insuficientes se não houver uma preocupação com o que as aves comem.

Na natureza, a alimentação dos pássaros, em especial psitacídeos (calopsitas e periquitos) e passeriformes (canários, mandarins, manons e diamante gould), é extremamente diversificada, incluindo frutas e sementes. Portanto, devido à alta adaptabilidade desses animais, o que as aves comem engloba uma vasta gama de alimentos.

Já no ambiente doméstico, onde o gasto energético é menor, as necessidades nutricionais mudam. Para garantir que os pássaros fiquem saudáveis em qualquer contexto, é preciso oferecer uma alimentação balanceada. Confira o que aves comem e dicas sobre a dieta desses animais.

Ração ou mix de sementes: qual é a melhor opção para as aves?

Muitos responsáveis por uma ave doméstica ainda têm dúvidas sobre a alimentação ideal para os animais. Alguns chegam a elaborar misturas personalizadas de sementes para atender aos diferentes tipos de pássaros.

No entanto, segundo a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, os alimentos extrusados (as rações prontas) específicas para cada espécie são a melhor opção para garantir uma dieta equilibrada.

Essas rações são formuladas com combinações específicas de nutrientes, fornecendo quantidades adequadas de lipídios, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, conforme as necessidades de cada espécie. Assim, ao escolher, é essencial verificar a indicação na embalagem para assegurar que o produto atende às necessidades da sua ave.

Para a Dra. Mariana, um dos principais atrativos da comida de passarinho é o fato de proporcionar a mesma quantidade de nutrientes em cada partícula. Isso porque, segundo a profissional, as aves têm o hábito de selecionar os alimentos. “E geralmente preferem aqueles mais gordurosos e pobres em nutrientes, como a semente de girassol”, diz.

Frutas, verduras e legumes na alimentação das aves

Os pássaros devem consumir a comida de ave, ou ração extrusada, pois ela assegura uma nutrição completa e equilibrada. Contudo, é natural que eles apreciem variedade na dieta ocasionalmente.

Frutas, verduras e legumes podem ser oferecidos como petiscos em quantidades moderadas, seguindo as recomendações do médico-veterinário. Esses alimentos são especialmente úteis para ensinar truques a psitacídeos.

O que as aves podem comer? Alguns alimentos permitidos são frutas, como maçã sem sementes, mamão, manga, banana e pera; legumes, como vagem, ervilha, milho, pepino e cenoura; e verduras, como brócolis sem talo, rúcula, agrião e outras folhas verde-escuras.

Sabendo o que comem os pássaros, é fundamental ter cautela ao introduzir novos alimentos na dieta. Alguns itens, como abacate e cebola, contêm substâncias tóxicas prejudiciais à saúde da ave. Além disso, verduras de coloração verde-clara, como alface, podem provocar diarreia e outros problemas gastrointestinais. Por isso, nunca ofereça nenhum ingrediente sem a aprovação do veterinário.

Quando suplementos e vitaminas são necessários?

Além de comprar rações prontas, em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar suplementos alimentares que fortalecem a nutrição das aves. As opções incluem polivitamínicos, suplementos de ferro e farinhadas.

Muitos responsáveis acreditam que a suplementação é indispensável em períodos específicos, como a muda de penas ou a reprodução. No entanto, a Dra. Mariana esclarece que isso não é correto. “Se a ave já possui uma alimentação completa e equilibrada, isso não é necessário”, afirma.

Entretanto, independentemente da dieta das aves, o reforço nutricional pode ser recomendado em alguns casos. Entretanto, eles devem ser sempre recomendados por um veterinário especialista em pets não convencionais. Esse profissional é o único capaz de identificar deficiências e sugerir a melhor alimentação ou tratamento.

A importância de check-ups regulares para as aves

Geralmente, os períodos de troca de penas e de reprodução das aves ocorrem na mesma época do ano. Por isso, a Dra. Mariana sugere que os responsáveis programem um check-up anual próximo a essas fases que demandam maior atenção.

Dessa forma, caso seja detectada alguma alteração nutricional, o veterinário poderá fazer as correções necessárias a tempo. Isso previne a queda da imunidade e o encruamento das penas, por exemplo.

Caso tenha mais dúvidas sobre o que as aves comem, agende uma consulta na clínica Seres mais próxima e converse com um médico-veterinário capacitado!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Pet day na empresa​: o que eu não posso deixar de levar?

Para quem tem um animal de estimação, sair de casa todas as manhãs costuma ser…

22 minutos ago

Por que meu cachorro está constipado? E com diarreia? Entenda as condições gastrointestinais

Quem convive com pets sabe como é comum surgir aquela dúvida: “por que meu cachorro…

2 dias ago

Saiba como plantar cravo-da-índia de maneira fácil e prática

Para quem deseja cultivar suas próprias especiarias em casa, aprender como plantar cravo-da-índia é um…

3 dias ago

Checklist da saúde pet: 5 passos para começar o ano do jeito certo

Começar o ano com a saúde do seu pet organizada é uma das melhores decisões…

4 dias ago

Gatos e bebês: como manter uma convivência harmoniosa?

Os gatos e bebês podem compartilhar o mesmo espaço de forma harmoniosa, enriquecendo a vida…

5 dias ago

Calor e pets: sinais de alerta e como evitar que evolua para insolação

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Nos dias quentes, os pets têm muito mais dificuldade…

6 dias ago