cinomose tem cura 4
Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de doenças, principalmente quando os cachorros são filhotes ou estão com o sistema imunológico fragilizado. Por exemplo, você sabe o que é cinomose?
A doença é extremamente contagiosa e pode ser fatal. Para ajudar você a proteger seu cão, preparamos este guia rápido com as informações mais importantes sobre o que é cinomose. Continue lendo para saber mais.
Para saber o que é cinomose em cachorro, é preciso entender alguns detalhes técnicos, como:
A cinomose canina é perigosa para os cães e pode causar a morte, principalmente naqueles que possuem a saúde já comprometida ou a vacinação desatualizada. Por isso, é necessário identificar os sinais o mais rápido possível.
Como o cachorro “pega” cinomose? A transmissão da doença pode acontecer de diferentes formas, principalmente pelo ambiente. Porém, não para por aí. O vírus desenvolveu várias formas de atacar o organismo do cachorro. Confira as principais:
O vírus permanece vivo fora do organismo dos cães por longos períodos, podendo ficar até seis meses no ambiente. Por isso, é muito importante tomar todos os cuidados, como evitar contato com animais desconhecidos e manter superfícies e objetos que o cão tenha contato higienizados.
Para conhecer bem o que é cinomose canina, você precisa ser capaz de identificar a doença no seu animal. Isso pode parecer difícil, já que a doença pode ter apresentações clínicas diversas, mas é possível ficar atento aos principais sintomas, que estão listados a seguir.
Na fase cutânea da cinomose, podem surgir pequenas bolhas de pus (chamadas de pústulas) nos cães, principalmente no abdômen, nas patas e no focinho. Nessa forma, também podem ocorrer erupções na pele e conjuntivites.
Na fase digestiva, a cinomose em cachorro pode apresentar alguns sintomas específicos no trato gastrointestinal, como diarreia. Em alguns casos, é possível identificar sangue nas fezes e febre. Nessa forma, os cachorros podem demonstrar fraqueza e desidratação, além de reduzirem ou pararem de aceitar alimento.
Essa fase da cinomose pode causar algumas complicações respiratórias nos cachorros, como secreção nasal, tosses com catarro e desenvolvimento de pneumonia.
Não tem como falar sobre o que é cinomose sem mencionar sua fase neurológica. Nesse momento, os cães podem apresentar tremores, falta de coordenação motora e convulsões.
A cinomose pode ocorrer de forma progressiva no organismo dos cachorros. Porém, é possível que nem todos os cães que contraem o vírus desenvolvam todas as fases da doença. Por isso, é necessário estar sempre atento ao surgimento dos sinais e levar o pet com urgência ao veterinário.
Muitos se perguntam se a cinomose tem cura. Apesar de ser difícil, é possível curar o pet da doença, mas não existe um tratamento específico, o que torna as chances de sucesso ainda mais limitadas.
Então, qual o remédio para cinomose? Podem ser realizados tratamentos para fortalecer o organismo dos cães e ajudá-los a combater a infecção, controlar os sintomas e sobreviver à doença.
Ao identificar a presença do vírus nos cães, os veterinários podem solicitar alguns exames para avaliar as alterações e os tratamentos adequados, impedindo o desenvolvimento da doença.
Além de saber o que é cinomose, é importante manter os cachorros protegidos contra o vírus. Felizmente, já existem vacinas eficazes contra o microrganismo causador da doença.
Como a doença pode afetar principalmente cães filhotes, é necessário estar atento ao protocolo vacinal feito pelo médico-veterinário. Em muitos casos, as primeiras vacinas podem ser aplicadas com um pouco mais de um mês de vida, mas apenas o profissional poderá dizer o que é melhor para o seu pet.
Como já deu para perceber, mais importante do que saber o que é cinomose em cães, é conhecer as vacinas. Oferecidas no mercado como V7, V8 ou V10, as vacinas múltiplas oferecem proteção contra cinomose e devem ser administradas em doses distintas, recomendadas pelo médico-veterinário.
Uma vez completado o calendário vacinal e com autorização do profissional, o pet está liberado para realizar os passeios. No entanto, vale lembrar que os cachorros precisam receber doses de reforço da vacina para manter o sistema imunológico fortalecido.
É importante realizar a consulta com um veterinário para saber em detalhes qual é o melhor esquema vacinal para o seu cão — seja adulto, seja filhote.
Gostou de saber o que é cinomose e como manter a saúde dos cães? Agora que você já sabe a melhor maneira de protegê-los, é só ir até a unidade mais próxima do Centro Veterinário Seres, realizar o check-up e garantir que as doses da vacina estão em dia.
Um pet com sarna é um problema que o responsável não quer nem imaginar. Apesar…
Já que a estação das flores é tão popular, que tal saber o que plantar…
Você quer adotar outro pet, mas não sabe como socializar cachorros? Algumas vezes, os cães…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet As festas de fim de ano deixam a casa…
Um terrário é um ecossistema compacto que pode ser criado em casa. É ideal para…
Qual o melhor hidratante para patas de cachorro? Essa é uma pergunta frequente. As patas…