cachorra menstrua 6
O cio de animais fêmeas faz parte do ciclo reprodutivo, indicando que ela está pronta para ter filhotes. Entretanto, esse pode ser um momento bastante estressante, principalmente para os cães. Sendo assim, o que fazer para cachorra não entrar no cio? Continue lendo para saber.
Antes de mais nada, é importante entender o ciclo estral da espécie canina. O cio das cachorras é o momento desse ciclo em que elas ficam mais receptivas ao macho, prontas para cruzar e ter bebês. Antes há o proestro, uma preparação do corpo para esse período.
Depois vem o diestro, quando ocorre a gestação ou, caso não haja acasalamento com fecundação, a queda dos hormônios da reprodução. Por último, vem o anestro, ou seja, a inatividade reprodutiva. Continue lendo para saber o que fazer para cachorra não entrar no cio.
O período do cio traz sintomas incômodos, que não só perturbam o animal, como os próprios responsáveis. Por isso, no que se refere a como evitar o cio da cachorra fêmea de forma segura, a resposta dos médicos-veterinários será unânime: castrando o pet.
Pode parecer repetitivo, mas essa é a única solução para a cadela não entrar mais no cio, sem ter efeitos colaterais. As reações dos anticoncepcionais para a espécie são extremamente perigosas e colocam em risco a vida do pet. Por isso, o seu uso não é recomendado.
Apesar de serem opções presentes no mercado, é preciso saber que o uso de anticoncepcional em pets não é uma prática indicada na maioria dos casos.
A longo prazo, a medicação em cadelas pode causar neoplasia mamária, diabetes, piometra (uma infecção uterina grave), além da morte dos filhotes, quando não aplicado corretamente.
Por isso, se a castração não é uma alternativa para você, é preciso conversar com o profissional da área, a fim de encontrar a melhor forma de lidar com o ciclo reprodutivo do pet.
O cio dos cães é facilmente notado pelos responsáveis. Afinal, quando a cachorra está receptiva para cruzar, ela apresenta um comportamento voltado para a reprodução, alterando alguns modos e condutas comuns a pet.
Dessa forma, um dos sintomas da cachorra no cio é o aumento da carência afetiva. Ela pode ficar mais manhosa, querendo carinho o tempo todo. Outro comportamento comum é a agressividade voltada para outras fêmeas.
Além disso, ela pode sentir desconforto na região abdominal. O tamanho da vulva também aumenta, o que pode preocupar muitos responsáveis. Contudo, isso é totalmente normal e, depois do diestro, ela retorna ao tamanho normal.
A maioria das cadelas ainda apresenta um sangramento vaginal durante o proestro, mas isso não é regra. Os ciclos sem sangue são popularmente chamados de “cio seco” ou “cio silencioso”. De toda forma, essas cadelas podem cruzar e emprenhar normalmente, a única diferença é a ausência do sangramento.
Muitos humanos também se perguntam de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio. Isso é bastante pertinente, afinal, muitas vezes é preciso se preparar para as mudanças no comportamento da cachorra, além de evitar cruzamentos, se o responsável não deseja que o animal engravide.
Existem algumas respostas para a pergunta. Se é o primeiro cio da fêmea, o tempo de duração costuma ser entre 10 a 25 dias. Assim como acontece no ciclo humano, há variações individuais que devem ser levadas em conta.
Já os próximos ciclos costumam ser mais regulares, durando uma média de 4 a 10 dias. Felizmente para a cachorra, esse momento só irá se repetir depois de 5 a 8 meses, dependendo da condição de saúde e da raça.
Você aprendeu tudo sobre o cio da cadela. Agora, falta saber o que fazer com ela durante esse período. A primeira coisa para ter em mente é que ela também está estressada, ou seja, brigar ou repreendê-la só irá aumentar o problema.
Caso você tenha um macho em casa e não deseje ter filhotes, mantenha-o longe dela. Colocar fraldas absorventes não evita que eles cruzem. Mesmo assim, o produto é um grande aliado na manutenção da limpeza da casa.
Só não se esqueça de retirar as fraldas de vez em quando para a fêmea fazer xixi e cocô, além de ventilar a área íntima. Para facilitar na hora da limpeza da região genital, mantenha os pelos curtos ao redor do ânus e da vagina. Para isso, é recomendado a tosa higiênica.
Se você achar que a cadela está com muita dor no abdômen, é importante consultar o médico-veterinário para saber a melhor forma de suavizar os sintomas e entender se algo de errado pode estar acontecendo.
Lembre-se de nunca medicar o animal sem a instrução de um profissional, já que isso pode levar a um quadro grave de intoxicação.
Agora você já sabe o que fazer para cachorra não entrar no cio: castrá-la. Se estiver buscando um local de confiança e com a melhor tecnologia disponível para essa cirurgia, agende uma consulta no Centro Veterinário Seres. Contamos com profissionais capacitados, que estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas.
A jabuticabeira tem frutas famosas, mas a árvore por si só também é muito conhecida.…
As doenças de pele em gatos podem atingir a população felina a qualquer momento. A…
O envelhecimento dos cães ainda gera muitas dúvidas entre os humanos. Não à toa, muita…
Aprender como plantar grama de semente pode ser uma opção estratégica para quem quer economizar…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Ver seu pet se lambendo com frequência pode parecer…
Você sabe a partir de quando pode dar banho em filhote de cachorro? É normal…