Categories: Gatos

O que fazer para o gato não arranhar o sofá nunca mais?

Uma das maiores preocupações dos responsáveis por felinos é perder móveis e objetos na casa devido às unhas afiadas dos animais. Assim, o que fazer para o gato não arranhar o sofá? Existem algumas formas para evitar o problema. Continue lendo para saber mais.

Por que gatos arranham o sofá?

Para solucionar o problema, você precisa entender algumas características do gato, como por que ele arranha o sofá. O primeiro motivo é que os felinos gostam de fazer uma espécie de “manicure” nos móveis.

Ao arranhá-los, eles afiam as unhas e removem alguns pedaços que podem estar soltos. O segundo motivo é o alongamento corporal proporcionado pela atividade, que os ajuda a relaxar.

Além do efeito antiestresse, essa é uma das formas utilizadas pelos gatos para marcar território e socializar. Ao arranhar qualquer objeto, os felinos deixam um odor característico das patas e avisam outros membros da espécie sobre a presença deles. Ou seja, arranhar é parte fundamental do instinto do gato.

O que fazer para gatos não arranharem o sofá?

Apesar do comportamento inevitável, é possível educar o pet, fazendo com que ele direcione essa natureza felina para longe dos móveis. Assim, existem algumas estratégias seguras, permitindo que os gatos se divirtam sem estragar nenhum dos objetos da casa.

Para ajudar nessa missão, abaixo você encontra algumas dicas ensinando o que fazer para o gato não arranhar o sofá. São estratégias simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia.

Analise o tecido do sofá

A primeira dica para evitar que o gato arranhe o sofá é analisar o tecido do móvel. Isso porque os felinos preferem materiais com texturas, nos quais eles podem prender as unhas.

Por isso, ao optar por tecidos lisos e com tramas fechadas, como suede, acquablock e veludo, você evita que o pet arranhe o móvel, já que a experiência não será tão interessante para ele.

Existem outros modelos considerados antigatos que são resistentes e fáceis de limpar. O veludo e a sarja, por exemplo, têm essas características e são muito utilizados para evitar os arranhões dos felinos. Na dúvida, você pode consultar o fabricante para obter essa informação.

Invista em um arranhador para gatos

Você pode investir em um arranhador para gatos, encontrado facilmente em lojas de produtos para pets em vários modelos. Assim, eles brincam e aliviam o estresse enquanto os móveis permanecem salvos. Lembre-se de que às vezes é preciso ensinar o animal a utilizar esse acessório.

É importante que os arranhadores sejam grandes, de base fixa e corretamente posicionados na casa. É possível colocá-los em locais que têm maior fluxo de pessoas, como sala e corredor. Os gatos arranham para demarcar território, então, farão isso em locais de passagem.

Você também pode testar o arranhador de parede para gatos. Ele é feito de um tecido texturizado e tem vários tamanhos. Inclusive, é possível cobrir uma parede inteira com ele para o gato escalar.

Não existe o melhor arranhador para gatos, pois cada pet tem uma preferência. Por isso, teste materiais diferentes para entender qual o seu animal vai gostar mais.

Utilize um arranhador de sofá

Se o felino for persistente, uma boa estratégia é apostar em um arranhador de gato para sofá, que fica encaixado no próprio móvel, para ele não estragar o objeto. Você pode encontrar esse item em diversos modelos.

Existem rolos com um tecido mais resistente, parecido com o carpete, que são autocolantes ou fixados com presilhas. Outros são de madeira, feitos com esse mesmo tecido, e alocados nos cantos do sofá.

Você também pode colocá-lo nas laterais e nos braços do sofá, ou onde o felino mais gosta de fincar as garras. Assim, é possível preservar a integridade dos móveis enquanto ele se diverte. Uma boa estratégia é introduzir o arranhador para o gato ainda filhote.

Outros produtos para felinos podem ajudar na distração. Confira 5 itens para gatos que vão mudar a rotina do seu pet, na Petz TV:

Apare as unhas do gato

A última dica ensinando o que fazer para o gato não arranhar o sofá diz respeito às unhas do animal. Como elas têm pontas bem afiadas, é necessário mantê-las aparadas para, inclusive, evitar que os pets arranhem você enquanto estiverem brincando.

Com as unhas aparadas, ainda que o animal insista em arranhar a mobília, não será possível cortar o tecido, como aconteceria normalmente. Por fim, a melhor forma de evitar que os gatos arranhem o sofá é educá-los. Dessa forma, dedique um tempo à atividade e tenha paciência, pois o pet irá aprender no tempo dele.

Se tiver dificuldade no treinamento do felino, você pode contar com a Cão Cidadão. A empresa, especializada em adestramento, também conta com profissionais especializados em gatos. Assim, é possível evitar comportamentos indesejados, além de treiná-los com comandos específicos.

Agora você já tem uma boa ideia do que fazer para o gato não arranhar o sofá. Aproveite para conferir produtos, rações, acessórios e brinquedos feitos especialmente para felinos. Acesse o site da Petz e encontre tudo o que seu pet precisa.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

2 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

3 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

1 semana ago

Animais da Amazônia: você sabe quais são?

A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…

1 semana ago

Alimentar pássaros silvestres: sim ou não?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Muita gente gosta de ver pássaros visitando quintais, varandas…

2 semanas ago