Bem-Estar

Saiba exatamente o que fazer para o cachorro parar de lamber!

Você sabe o que fazer para o cachorro parar de lamber? Este é um ato natural da maioria dos bichinhos. Os gatos se limpam com lambidas, por exemplo. Já os cães usam essa prática para demonstrar carinho pelo dono ou até curiosidade. 

Por outro lado, quando essa ação se torna compulsiva, pode ser indício de problemas de saúde. Sendo assim, hoje, você vai aprender o que fazer para o cachorro parar de lamber. Venha conferir!

Por que os cachorros gostam de lamber? Isso é normal?

Se o seu amiguinho peludo apresenta esse comportamento, é bom que você se preocupe e observe o pet, já que cachorro se lambendo com muita frequência não é um bom sinal.

Nós, humanos, exploramos o mundo usando os nossos sentidos e o nosso raciocínio. Somos curiosos e até um pouco impulsivos quando nos deparamos com algo novo, já queremos sentir a textura e muito mais. Com os peludos, não poderia ser diferente. Então, por que os cachorros lambem?

Os cães são irracionais, e os órgãos sensitivos são a melhor forma que eles têm para interpretar o mundo. Por isso, quando farejam algo diferente e que lhes pareça interessante, eles vão lamber por pura curiosidade. Sendo assim, é muito comum observar cachorro lambendo parede, chão, plantas e objetos.

Segundo a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária, “lamber faz parte do instinto canino. Por meio da lambida, os cães exploram o mundo com o paladar. No entanto, podem haver várias interpretações para a lambida, de modo que, somente analisando cada caso, poderemos entender o motivo de tal comportamento”.   

Quando as lambidas se tornam preocupantes? Quais são os principais sinais?

Ainda de acordo com a  Dra. Katia, a melhor forma de entender a origem da lambida de cachorro é observando o redor, já que alguns cães podem se lamber por motivos higiênicos. Outra razão é que, quando um cachorro lambe a pata, pode ser que ele esteja sentindo dor ou desconforto, tentando se livrar do incômodo.

Outras origens para a lambida de cachorro são as alterações emocionais, como ansiedade, raiva e tristeza. Geralmente, as lambidas por essa razão estão ligadas ao vínculo do animalzinho com o tutor. Nesse caso, deve-se investigar a fundo e buscar o que fazer para o amigo parar de lamber por conta do emocional.

A realização desse ato com muita constância pode acarretar diversos problemas, como lesões, feridas, perda do bem-estar e queda de pelos na região afetada. Então, se você observar esse comportamento no seu pet, converse com um veterinário para descobrir o que fazer para o peludo parar de lamber.

O que fazer para o cachorro parar de lamber? Existe tratamento?

Antes de tudo, você deve observar atentamente o comportamento do seu amiguinho e verificar se é uma lambida natural ou algo compulsivo. 

Se o seu cachorrinho tem o costume de lamber tudo o que ele vê pela frente, não brigue e repreenda-o na tentativa de ajudá-lo.

Primeiro, é necessário prezar pela segurança. Então, nesse caso, o que fazer para o cachorro parar de lamber é retirar objetos perigosos ao alcance.

As lambidas podem ser causadas por estresse, ansiedade e até solidão, sentimentos que podem ser agravados na ausência do tutor, por exemplo. Então, é preciso acostumar o pet a passar algum tempo sozinho.

Sempre que você agir dessa forma, ele não ficará agitado. Para isso, você também pode comprar um brinquedinho para fazer companhia a ele e ajudá-lo a lidar com as emoções.

Procure um médico-veterinário

Se esse comportamento persistir ou piorar, você deve procurar um veterinário imediatamente. Investigue a possibilidade de ser um problema de saúde, como dor ou desequilíbrio cerebral.

A reversão desse quadro depende da origem do problema. Então, busque todas as possíveis causas e converse com o médico-veterinário. Além disso, é fundamental dar  muito carinho e amor para o seu pet.

Gostou de saber mais sobre o que fazer para o cachorro parar de lamber? No site da Petz, você encontra diversos brinquedinhos para manter seu bichinho alegre e disposto. Confira as nossas melhores opções!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

1 dia ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago

Animais da Amazônia: você sabe quais são?

A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…

2 semanas ago