para que serve o filtro da piscina interna pet 1
Em um dia quente, nada melhor que se refrescar na piscina. Porém, para você aproveitar o momento de lazer, a água precisa estar própria para o banho. Por isso, saber para que o filtro da piscina serve é muito importante.
O filtro de piscina é um dos principais equipamentos responsáveis pela limpeza da água. A seguir, listamos uma série de informações sobre o funcionamento e a manutenção do filtro. Continue a leitura e saiba mais!
Para que o filtro da piscina serve? Ele é responsável por eliminar impurezas que ficam suspensas na água, como pequenos insetos, grama, folhas e outras sujeiras. Ou seja, ele é o instrumento que realiza a limpeza física na água.
Vale ressaltar que o filtro para piscina não possui ação desinfetante. Ele não libera nenhum produto para tratar a água quimicamente. Como falamos, o mecanismo funciona para a limpeza física, não química.
Ele age em conjunto com outros equipamentos do sistema hidráulico, como a bomba da piscina. O processo de limpeza começa quando a água é sugada pela bomba por drenos ou skimmers. Então, o líquido é direcionado ao filtro para acontecer a filtragem.
O filtro conta com uma areia especial no interior que retém os resíduos. Em seguida, a água, já limpa, retorna à piscina. Uma boa filtragem leva de seis a oito horas para acontecer. Recomenda-se realizar o processo diariamente.
Filtrar a piscina é a principal finalidade do equipamento, contudo, as utilidades não param por aí. O dispositivo conta com outras funções que contribuem para o processo de manutenção. Vamos falar sobre elas e porque você deve utilizá-las.
A retrolavagem é uma das mais importantes funções do filtro de piscina, pois ela mantém o equipamento limpo. Ela é necessária porque, à medida que o filtro realiza a limpeza da água, a sujeira vai se acumulando nele. Com o tempo, a areia fica saturada e deixa de reter as impurezas.
O objetivo da retrolavagem é lavar a areia para o filtro continuar funcionando. Ao acioná-la, o fluxo de circulação é invertido, de forma que a água limpa passa pela areia e leva as impurezas para o esgoto.
Essa função deve ser realizada logo após a retrolavagem. Ela é uma forma de garantir que nenhuma sujeira do filtro retorne à piscina. Aqui vai uma curiosidade: em alguns filtros, essa função pode ser chamada de “enxágue”.
Muitas pessoas não sabem, mas o equipamento também serve para movimentar a água. O objetivo da função é fazer a água circular, não limpá-la. A circulação da água é fundamental para distribuir os produtos químicos aplicados na piscina de forma homogênea.
Em algumas situações, como quando há um acúmulo de sujeira decantada no fundo da piscina, é necessário retirar parte ou toda a água. A drenagem elimina a água diretamente no esgoto, sem sobrecarregar o filtro com o excesso de impurezas.
Além de saber para que o filtro da piscina serve, você precisa aprender como cuidar dele. O primeiro passo para a manutenção é utilizar a função retrolavagem para limpar o equipamento.
A frequência da limpeza varia de acordo com o uso da piscina. Piscinas de clubes, por exemplo, recebem um grande fluxo de banhistas regularmente. Nesses casos, recomenda-se fazer a limpeza uma vez por semana.
Alguns indicadores apontam se está na hora de fazer a limpeza ou não. Se você notar resíduos mesmo após um longo período de filtragem, é o momento de limpar o filtro. Outro indicador é o manômetro. Caso ele aponte que a pressão interna do filtro aumentou, precisa de uma lavagem.
Com a manutenção adequada, a areia do filtro dura até sete anos. Para ter mais segurança, você pode conferir o aspecto da areia periodicamente. Se ela estiver muito dura, precisa ser trocada.
Agora que você já entendeu para que o filtro da piscina serve, fica mais fácil escolher o modelo que preferir. Até aqui, falamos apenas do filtro de areia sílica, pois ele é o mais popular. A durabilidade e o baixo custo de manutenção fazem com que ele seja o mais utilizado.
No entanto, há outros dois tipos disponíveis para comercialização: o filtro de cartucho e o filtro de terra diatomácea. O que diferencia um modelo do outro é o elemento/material filtrante utilizado.
O filtro de cartucho contém compartimentos com composto químico que podem ser removidos e substituídos. É de fácil limpeza e tem vida útil de um ano. É indicado, principalmente, para pessoas que não utilizam muito a piscina.
Já o filtro de terra diatomácea funciona como uma microesponja. A filtragem é feita a partir das diatomáceas, seres microscópicos encontrados em formato de pó branco. A eficácia é muito alta, porém o valor de custo é maior.
Eliminar as impurezas suspensas na água é essencial para a manutenção da piscina. Porém, esse tipo de limpeza não substitui o uso de produtos químicos. Para garantir a qualidade da água, é fundamental investir tanto em limpeza física quanto química.
Gostou de descobrir para que o filtro da piscina serve? Então, não deixe de navegar por outros conteúdos do nosso blog. Se você precisa de produtos para piscina, dê uma olhada em nossa loja on-line. No site da Petz, você encontra cloro, clarificantes, algicidas e muito mais!
Encontrar um cachorro espumando pode ser alarmante para os responsáveis. Embora a espuma na boca…
A Euphorbia milii, conhecida como coroa-de-cristo, é uma planta ornamental que se destaca pela variedade…
O enriquecimento ambiental envolve a criação de um ambiente estimulante, que atende às necessidades físicas…
Alguns pets “atores” conquistaram o público com talento e atuações que marcaram gerações. Seja em…
Muitos alimentos para cães no mercado afirmam ser bons para alergias, mas até que ponto…
Há tantos tipos de cama para cachorro que, na hora de escolher, fica até difícil…