Os cuidados com a saúde dos pets devem redobrar no verão. Afinal, é uma época propícia para o surgimento de parasitas em animais, como pulgas e carrapatos. Além de incômodos, coceira e estresse, esses parasitas causam doenças e, por isso, merecem toda atenção do tutor. Algumas dessas condições, inclusive, são zoonoses — ou seja, também podem afetar humanos.
Confira algumas das maiores ameaças para os animais de estimação no verão e entenda o que fazer para manter o seu pet protegido durante a estação mais quente do ano!
O risco de entrar em contato com pulgas, carrapatos ou insetos que passam doenças é real durante todo o ano. Porém, a incidência desses parasitas em animais é ainda maior no verão. Para começar, o calor e a umidade, característicos dessa época, formam o ambiente ideal para a proliferação de parasitas.
Além disso, o Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo cita outra tendência: viagens para casas no campo ou no litoral, que permaneceram fechada ao longo do ano. Assim, a residência, sem circulação de ar e com muita umidade, se torna o lar perfeito para esses parasitas.
Por isso, especialistas indicam que os tutores redobrem os cuidados com os pets durante o verão, mesmo sem viagens programadas. O ideal é investir em produtos antiparasitários específicos, além de adotar hábitos reforçados de higiene.
Ao contrário do que muitos pensam, os pets podem encontrar pulgas e carrapatos de diferentes maneiras muito além do passeio. Alguns cenários “de risco”, por exemplo, são o quintal ou a área pet do condomínio, pet shops, além de hotéis e fazendas durante viagens. Vale lembrar que nós mesmos também podemos levá-los para dentro de casa através de nossas roupas e calçados.
Isso é muito sério, uma vez que esses parasitas em animais representam grande risco ao pet. Enquanto as pulgas podem transmitir verminoses, no caso dos carrapatos, é possível que haja a transmissão de doenças em animais como erliquiose, babesiose e anaplasmose.
Por isso, para evitar parasitas em animais domésticos, alguns cuidados são fundamentais, como o uso contínuo de produtos de qualidade que tenham ação protetora para os pets. Se você estiver na dúvida de qual investir, a MSD Saúde Animal é uma opção que conta com soluções inovadoras.
Uma delas é o Bravecto: um antiparasitário que protege os pets por até 12 semanas com uma única dose. Além disso, o Defenza mantém a proteção de cães por até 37 dias. Ou seja, até 7 dias a mais do que os produtos mensais — e ainda é o único que possui indicação em bula contra o bicho-de-pé.
Converse com o médico-veterinário e tire as suas dúvidas sobre os principais métodos de proteção contra doenças parasitárias em animais!
A leishmaniose é outra doença muito grave transmitida principalmente através da picada de um mosquito, conhecido popularmente como mosquito-palha. A condição não possui cura nos cães e é uma zoonose. Alguns dos principais sintomas em animais são surgimento de lesões na pele, febre e perda de apetite.
Para você ter uma ideia do risco, ela é considerada a segunda doença parasitária que mais mata pessoas no mundo, ficando atrás apenas da malária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a condição está presente em diversos locais, mas 90% dos casos estão concentrados em apenas quatro países — incluindo o Brasil.
A principal forma de protegermos os cães contra a leishmaniose é combatendo o inseto transmissor. Além de mudanças no ambiente em que o animal vive, isso pode ser feito através do uso de inseticida tópico com propriedade repelente, como o Pulvex e a coleira Scalibor da MSD Saúde Animal.
Além de tudo o que já citamos, outras medidas preventivas são essenciais. Alguns dos principais hábitos que você deve ter para evitar parasitas em animais são:
Mantendo esses cuidados e garantindo seu estoque de produtos antiparasitários, você aumenta a segurança do seu pet. E, é claro, na loja Petz, você encontra tudo o que precisa para proteger o seu animal de parasitas durante o verão.
As frutas são uma parte da dieta de muitas aves, fornecendo nutrientes vitais e hidratação.…
Não precisa ter fôlego de aço para cuidar dessa planta, aliás, ela é ideal para…
O Ano Novo é um momento de festa para muitos, com visitas, fogos e comemoração.…
Para proporcionar momentos de diversão e relaxamento aos felinos, muitos responsáveis recorrem ao uso da…
Já se perguntou quais são os brinquedos para cachorro que fica sozinho? Eles proporcionam entretenimento…
Existem vários outros felinos que parecem gatos domésticos. Espécies como gato-leopardo, gato-de-bengala, jaguatirica, gato-bravo-de-patas-negras, gato-marmorado…