Categories: Aves

Pássaro Jandaia: um papagaio de cores vibrantes e canto inconfundível!

O pássaro Jandaia é um representante brasileiro dos psitacídeos. Com bico curvo e forte, o animal se tornou ainda mais popular nos últimos anos.

Além da voz marcante, o corpo da ave Jandaia é composto por penas de cores vibrantes que chamam atenção. Para saber mais sobre o pássaro, continue lendo.

Para quem gosta de biologia…

Se você gosta de ir a fundo e conhecer tudo sobre os animais, vale saber: a Jandaia-Verdadeira tem um nome ameríndio, Aratinga jandaya, que significa “pássaro brilhante que grita”.

Não para por aí. Existem outros tipos de Jandaia pelo mundo, sendo que, no Brasil, você pode encontrar mais dois: a Amarela e de Testa Vermelha.

Descrição detalhada da Jandaia

O pássaro Jandaia tem em torno de 30 cm contando a cauda — ou seja, ela não é muito grande. As cores são brilhantes e em tons de verde, amarelo, vermelho e laranja.

Assim como ocorre na maioria dos psitacídeos, o pássaro Jandaia-Verdadeira não tem dimorfismo sexual. Isso significa que não existem diferenças visíveis no corpo do macho e da fêmea.

Mesmo assim, você consegue saber se está observando uma Jandaia filhote ou adulta quando se depara com uma Jandaia-Verdadeira. O pássaro jovem é mais amarelado, enquanto o tom laranja se estabelece com o passar do tempo.

Onde vive a Jandaia?

Essas pequenas e inteligentes aves podem ser encontradas em diversas regiões do Brasil. A Verdadeira prefere viver entre Maranhão e Pernambuco, chegando até Goiás. Já a Amarela gosta de ambientes como a Floresta Amazônica.

A Jandaia de Testa Vermelha, por outro lado, está em diferentes locais do país. Você pode encontrá-la desde o Rio Grande do Sul até a Bahia. Ela percorre uma área extensa para se alimentar e se reproduzir.

O que o pássaro jandaia come?

Não é muito difícil saber o cardápio do pássaro Jandaia se você fizer uma relação com as regiões em que ele vive. Como são áreas muito ricas em biodiversidade, a dieta é bastante ampla.

Na natureza, o pássaro Jandaia pode se alimentar de folhas, sementes, castanhas, pequenos insetos, larvas e coquinhos.

Como é a alimentação da Jandaia domesticada

Uma ave domesticada se alimenta daquilo que é oferecido. Sendo assim, o responsável deve cumprir adequadamente todos os requisitos nutricionais de um animal silvestre, seguindo as recomendações do médico-veterinário.

Apesar disso parecer complexo, a ração extrusada facilita o cuidado com os animais. Esses alimentos contém tudo que os pássaros precisam para terem uma alimentação saudável, balanceada e completa.

Por isso, ao pensar na dieta da Jandaia, procure oferecer uma ração extrusada de qualidade como base da alimentação. Para complementos, como frutas, verduras e sementes, também é fundamental seguir a recomendação do veterinário.

Sementes de girassol são um perigo para os psitacídeos

Mesmo com todas as informações disponíveis na internet, muitas pessoas ainda insistem em oferecer as sementes de girassol para essas aves. Saiba que essa prática não é recomendada pelos profissionais.

A semente de girassol é um alimento pouco benéfico para os psitacídeos por ser rica em gorduras e óleo. Isso pode prejudicar o fígado desses animais e, a longo prazo, causar a esteatose hepática (acúmulo de gordura no órgão). Essa é uma condição séria, que pode levar a ave ao óbito.

Posso ter uma Jandaia?

A ave da fauna brasileira só pode ser criada como pet se for legalizada. Isso significa que você não pode apreender uma ave da natureza e levar para casa. Mesmo cuidando muito bem dela, estará cometendo um crime ambiental.

Por isso, procure um criador comercial autorizado pelo Ibama a vender Jandaias. Assim, você não só se protege por não cometer um crime, como também ajuda as Jandaias de vida livre na natureza a continuarem soltas, como devem estar.

Você já aprendeu várias informações sobre o pássaro Jandaia. Para continuar aumentando seus conhecimentos sobre todos os animais, fique ligado nos conteúdos do blog da Petz.

marianapucci@gearseo.com.br

Recent Posts

Adolescência canina: o que muda no comportamento do seu pet?

Quem tem um cachorro adolescente em casa sabe como essa fase pode ser desafiadora. O…

13 horas ago

Por que cachorros destroem as coisas? Entenda o comportamento e saiba o que fazer

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Cachorro que rasga o sofá, cava o jardim ou…

2 dias ago

Como ajudar um gato com prisão de ventre?

Um gato com prisão de ventre é mais comum do que os responsáveis podem imaginar.…

3 dias ago

Como eliminar carrapatos do ambiente e do pet de uma vez por todas

Saber como eliminar carrapatos do ambiente e do cachorro de forma rápida e eficaz é…

4 dias ago

Reação alérgica em cachorro: sintomas e o que fazer

O cão é curioso por natureza, e isso vem da sua ancestralidade. Porém, mesmo sendo…

5 dias ago

Geração P: os diferenciais dos tutores especialistas nos pets

Nos últimos anos, o jeito de cuidar dos animais de estimação passou por muitas mudanças…

5 dias ago