Espécies

Periquito pode comer mamão? Descubra se a fruta pode fazer parte da dieta da ave

As frutas são alimentos naturais com diversos nutrientes e vitaminas importantes para a saúde tanto dos seres humanos, como das aves. No entanto, existem algumas que não devem ser oferecidas aos pets. Tem dúvida se o periquito pode comer mamão? Venha com a gente para saber mais.

De sabor adocicado e marcante, o mamão é uma das frutas mais queridinhas dos brasileiros. As fibras e a papaína são ótimas para o intestino dos humanos, mas será que há benefícios para as aves? A seguir, descubra se os tutores podem oferecer essa fruta para periquito.

Os benefícios do mamão

Ter uma alimentação variada, equilibrada e, principalmente, saudável é parte do caminho para evitar possíveis doenças. Entender o que o periquito pode comer, quais são os benefícios e as propriedades dos alimentos ajuda no fortalecimento do organismo das aves e as deixa em boa forma.

Muito presente na mesa do café da manhã da maioria dos brasileiros, o mamão é um alimento com propriedades medicinais e nutritivas que melhora a digestão e ajuda a combater o envelhecimento celular.

Devido aos inúmeros benefícios, a fruta faz muito bem para os humanos e pode ser oferecida para a espécie em questão. Como o periquito pode comer mamão, na próxima vez que colocar a fruta na mesa, aproveite para cortar um pedaço para o pet. Ele vai adorar!

Como oferecer o mamão para o periquito?

Agora que você sabe que o periquito pode comer mamão, é hora de aprender como oferecer a fruta ao penudo. Assim como você tem todo um cuidado na hora de comer uma fruta, por exemplo, higienizando-a e retirando a casca, quando é necessário, o mesmo deve ser feito antes de oferecer o alimento à ave.

Após este cuidado, corte alguns pedaços da fruta e coloque-os na gaiola do seu amigo. Apenas não exagere na porção. O mamão é um excelente diurético e tem bastante fibras, além de papaína, que é um laxante natural. Por isso, consumido em excesso, ele pode fazer mal para a ave, causando diarreia.

Periquitos precisam de frutas

A alimentação ideal para o periquito precisa ser balanceada para ele receber todos os nutrientes necessários para a saúde dele. A dieta dele deve ser uma mistura de diferentes comidas, inclusive frutas.

Elas são essenciais por conter uma grande variedade de vitaminas e minerais importantes, que contribuem para o bom funcionamento do organismo da ave. Além de saber que o periquito pode comer mamão, anote outras frutas permitidas na dieta:

  • laranja;
  • tangerina;
  • melão;
  • maçã (sem sementes);
  • banana;
  • frutas vermelhas;
  • pêssego (sem sementes);
  • melancia.

De forma geral, as frutas estão entre o que periquito come e costuma apreciar, pois ele adora sentir sabores e texturas diferentes. Porém, lembre-se de que elas devem se tornar apenas um agrado, sendo servidas com moderação.

Dê preferência para as frescas e, se for possível, orgânicas. Antes de oferecer, limpe bem, retirando a casca e as sementes se precisar. Não abuse das frutas cítricas, como tangerina e laranja, por exemplo, pois podem fazer mal. O mesmo vale para a banana, que deve ser evitada caso seu amigo de penas tenha prisão de ventre.

A ração de todo o dia

O pilar da alimentação do seu amigo de penas deve continuar sendo a ração especial para a espécie. As frutas, assim como os vegetais e algumas sementes, são complementares e nunca devem ser a refeição principal do pet.

Proporcionar uma dieta balanceada ao seu amigo de penas garante uma qualidade de vida maior para ele. Isso sem contar que a deficiência de alguma vitamina, por conta de uma alimentação inadequada, pode trazer diversas complicações e problemas de saúde.

Quando surgir qualquer dúvida sobre comida de periquito e a dieta mais adequada para o penudo, consulte um médico-veterinário especialista. Apenas ele pode orientar tudo o que o pet precisa para se manter saudável.

Entender mais sobre os alimentos é um cuidado importante. Agora que você já sabe que periquito pode comer mamão, que tal conhecer outros complementos da dieta da ave? Aqui no blog da Petz, há diversas dicas que vão ajudar nos cuidados com seu pet. Explore!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Sinais de apaziguamento: o que são e como lidar com eles?

Cães e gatos utilizam a comunicação não verbal para expressar suas emoções e intenções. Os…

6 horas ago

Fevereiro Roxo: 6 passos para manter a saúde do pet idoso

O envelhecimento traz mudanças importantes na rotina e na saúde dos pets. O Fevereiro Roxo,…

1 dia ago

Asfalto quente: como proteger as patas do seu cão na hora do passeio?

O verão é o convite ideal para sair e viver do lado de fora. Quando…

2 dias ago

Saiba como escolher um plano de saúde para cachorro

A verdade é que tutor nenhum gosta de pensar que acidentes ou doenças podem ocorrer…

3 dias ago

Animais carnívoros: saiba quais são e suas curiosidades

Com a domesticação, muitas pessoas se perguntam quais são os animais carnívoros. Eles são descritos…

4 dias ago

Nebulização em cachorro: como fazer e para que serve?

Se você tem um pet, já deve ter reparado que a saúde dos animais é…

5 dias ago