capaexpo
O mundo dos pets é cheio de polêmicas e, há alguns meses, um tema ganhou a atenção dos que se preocupam, acima de tudo, com a saúde e o bem-estar dos bichinhos: sobre expor filhotes.
Enquanto parte da imprensa dizia que manter bichinhos expostos em gaiolas ou vitrines seria um ato contra a lei (incentivando a revolta entre os protetores de animais) a legislação é bem diferente do que foi divulgado, e não proíbe a exposição nem a venda destes pets – contanto que algumas regras sejam levadas em consideração.
Para a alegria dos defensores de bichos, as normas que devem ser seguidas para a exposição de pets têm o único objetivo de manter o bem-estar dos filhotes e, justamente por isso, ficaram um pouco mais rígidas e específicas desde janeiro de 2015 (pela nova resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária de nº 1069).
De forma resumida, as regras são as seguintes:
Vale lembrar que procedimentos ou cirurgias como as de corte do rabinho, retirada de cordas vocais ou levantamento de orelhas são proibidos no Brasil, assim como a exposição de filhotes em condições diferentes das explicadas acima.
Por isso, caso algo diferente da lei seja identificado em uma pet shop, como algo relacionado sobre expor filhotes, você também pode fazer uma denúncia escrevendo para fiscalização@crmvsp.gov.br (em São Paulo) e ajudar a manter a saúde dos bichinhos!
Você quer adotar outro pet, mas não sabe como socializar cachorros? Algumas vezes, os cães…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet As festas de fim de ano deixam a casa…
Um terrário é um ecossistema compacto que pode ser criado em casa. É ideal para…
Qual o melhor hidratante para patas de cachorro? Essa é uma pergunta frequente. As patas…
A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente,…
Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de…