Pets

Animais de pequeno porte – Cuidados com pets menores

Publicado em 01 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 3min

Animais de pequeno porte podem ser excelentes pets para pessoas que moram em apartamento ou famílias com crianças, já que demandam poucos cuidados em relação a outros pets e suas gaiolas ocupam pouco espaço na casa.

Coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Índia, hamsters e ratinhos domésticos, assim como animais exóticos como furões, são alguns dos animais de pequeno porte mais indicados para se ter em casa e, para te ajudar a escolher a melhor opção para você e sua família, vamos falar um pouco sobre cada um destes animais de estimação pequenos.

Diferentes animais de pequeno porte

Como cuidar de animais de pequeno porte: manuseio

Manusear pequenos animais como coelhos ou roedores exige, antes de mais nada, que suas mãos estejam limpas e livres de odores como os de comida, por exemplo, evitando que o pequeno pet tenha contato com algum cheiro que o incentive a te morder.

Com as mãos limpas, se certifique de proporcionar segurança a todo o corpo do roedor de pequeno porte, para que ele não se assuste ou acabe caindo no chão. Segure o pet nas mãos e o apoie no peito ou na barriga, evitando contato com o seu rosto e, preferencialmente, sentado no chão, para que uma eventual queda não seja de uma altura muito elevada.

Durante o manuseio de pequenos animais que possuem cauda, nunca os segure por ela, certo? Ao contrário do que o senso comum acredita, segurar um roedor pela cauda não somente não é indicado, como pode causar sérios problemas na coluna do animal.

Quanto à higiene e limpeza,  alguns roedores costumam limpar a si mesmos e é contraindicado banhá-los com água. Mas, porquinhas-da-índia e coelhos devem sempre tomar banhos oferecidos em centros especializados, para uma higienização mais completa.

Para evitar odores desagradáveis, apenas limpe semanalmente a gaiola e os comedouros e bebedouros, deixando a higiene do animal de estimação pequeno por conta dele mesmo. Para mais informações sobre o corte das unhas destes pets, consulte um profissional de sua confiança!

Importante! O contato de crianças com estes pets – e com quaisquer outros animais de estimação – deve sempre ser supervisionado e, quanto menor o roedor, mais cuidadoso o manuseio deve ser, evitando que ele se assuste e acabe assustando à criança também.

Animais de pequeno porte: como cuidar de coelhos

Coelho, um dos animais de pequeno porte

Coelhos podem ser excelentes companhias para crianças, por serem dóceis e mais fáceis de serem encontrados caso eles decidam se esconder pela casa. Sua alimentação é composta por feno, ração, frutas e verduras frescas. Certifique-se de descobrir quanto o seu filhote de coelho irá crescer, a fim de proporcionar a ele uma gaiola de tamanho adequado.

Animais de pequeno porte: como cuidar de chinchilas e porquinhos-da-Índia

porquinho da Índia, um dos animais de pequeno porte

As chinchilas gostam do que chamamos de “banho de pó”, feito com um produto especializado para isso, enquanto os porquinhos-da-Índia devem ter suplementos de vitamina C acrescentados à sua dieta diária, por isso fique atento a essas particularidades de cada pequeno animal de estimação.

Animais de pequeno porte: como cuidar de hamster, gerbil ou ratos

Hamster, um dos animais de pequeno porte, comendo ração

Muito pequenos, estes roedores ocupam pouquíssimo espaço em casa e tudo o que você precisa fazer por eles é alimentá-los diariamente e manter suas gaiolas limpas. Por serem bastante delicados, supervisione com atenção o contato de crianças com eles.

Para ter acesso às melhores rações, gaiolas e demais acessórios para animais de pequeno porte, encontre a loja Petz mais próxima à sua casa e nos faça uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog