Curiosidades

Quais são as características de animais domésticos?

Publicado em 27 de julho de 2020

Tempo de leitura: 3min

A domesticação de animais foi um fator importante para a evolução do homem. A mão de obra desses bichos, como, por exemplo, o processo de fabricação de roupa com a pelagem da ovelha, avançou de modo a evoluir toda a sociedade. Mas quais são os animais domésticos e o que os define?

gato e cachorro deitados juntos

A fim de responder a essa e a outras questões, falaremos mais a respeito da domesticação e da definição de quais são os animais domésticos. Continue lendo para saber mais. 

O que determina se um animal é doméstico ou não?

Um animal é doméstico quando vive em situação de domesticação, ou seja, um bicho que serve de propósito para o trabalho, que pode ser utilizado como fonte de alimento ou é um pet de estimação

Isso quer dizer que na lista de animais domésticos entram cavalos, ovelhas, gados, cães, patos, galinhas, gatos, porcos, hamsters, abelhas e outros. Alguns bichos também estão em processo de domesticação, como no caso das cobras e sapos.

Por que nem todos os animais podem ser domesticados?

Existem alguns critérios para distinguir se um animal pode ser domesticado ou não. Segundo o autor do livro Armas, germes e aço, Jared Diamond, pouquíssimas espécies são adequadas. 

Um exemplo é que animais domésticos não podem ser exigentes e devem ser capazes de encontrar comida perto da convivência humana. Dessa forma, o gado consegue comer gramas do chão, e cães conseguem comer comida de pessoas.

É importante pensar também que essas espécies precisam conseguir procriar em cativeiro e que alcancem a maturidade rapidamente. Elefantes, por exemplo, têm todas as possíveis características de um animal doméstico, mas demoram 15 anos até chegar à maturidade.

coelho na grama

Animais domésticos também não pode ter tendência a entrar em pânico ou fugir, como no caso dos veados. Aliás, considerar a capacidade de socialização do bicho é um critério considerado, principalmente em animais de estimação.

Animais domésticos com maiores capacidades de adaptação

Entre os tipos de animais domésticos, ovelhas e cabras apresentam a maior diversidade de raças e vivem na maior variedade de habitats. Isso porque são encontradas de regiões tropicais a temperadas e podem enfrentar diferentes restrições climáticas. 

Esses animais são criados em galpões, em prados cercados, em pastos abertos nas montanhas, em degraus áridos conduzidos por pessoas nômades e até em pastagens remotas, com quase nenhuma supervisão humana. O importante, no caso, é garantir que esses bichos sejam tratados adequadamente.

Evolução dos animais domésticos

A maioria das espécies, para ser considerada doméstica, precisou passar por diversos processos significativos e alterações, sejam genéticas ou comportamentais. 

No entanto, existem os que mudaram muito pouco dos seus ancestrais passados. Considerando isso, levam-se muitos anos até que o animal esteja no estado de domesticação.

cachorro na grama

Agora que você sabe mais sobre os animais domésticos, confira o blog da Petz para ter acesso a outros conteúdos de curiosidades e bem-estar pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog