Pets

Ansiedade de separação : Como identificar o problema

Cachorros são pets muito companheiros e que se apegam bastante a sua família humana. Por conta desta característica, não é incomum que um cão sofra de ansiedade de separação nas mais variadas situações.

Entendendo o que é ansiedade de separação

Ansiedade de separação é uma condição de pânico que se manifesta em comportamentos destrutivos como arranhar portas e janelas, latir ou uivar constantemente, urinar e defecar pela casa (mesmo em cães treinados), e, em alguns casos, pode resultar no cachorro se machucando sozinho.

Ainda não se existe uma causa comprovada para que essa condição ocorra nos cães, no entanto muitos cachorros são sensíveis a mudanças e acabam desenvolvendo ansiedade.

Se você acredita que seu pet sofre de ansiedade de separação, procure um veterinário. Uma vez que você tenha certeza que ansiedade de separação em cães é o problema do seu amigo de quatro patas, é possível procurar soluções que o auxiliem a lidar melhor com isso.

É obvio que quanto mais sério o grau da ansiedade, maior vai ser o tempo e energia necessários para ajudar o seu cachorro. Alguns tipos de treino e exercícios podem ajudar muito seu pet.

Exercícios para síndrome de ansiedade de separação

A intenção com esse tipo de exercício é condicionar seu cão a se manter calmo na sua ausência.

Se o seu cachorro fica ansioso quando você sai de casa

A intenção aqui é desassociar certas ações com sua ausência. Geralmente pequenas ações – pegar as chaves, colocar os sapatos – são um sinal de que você vai sair e pode deixar seu cão ansioso. Com a prática, seu cão passa a entender que esses são atos normais e que não significam que você está o deixando.

Pratique se arrumar várias vezes ao dia durante vários dias, dar recompensas conforme você pega as chaves ou coloca sapatos e não sair de casa apesar de toda preparação.

Para quando você sair e voltar para casa

Não faça desses momentos uma grande coisa. O adeus muito afetivo ou um oi entusiasmado pode reforçar a ansiedade canina. Quando partir, simplesmente siga sua rotina e quando voltar, diga um oi tranquilo e continue com seus afazeres. Isso pode ser difícil para um tutor – nós amamos festejar com nossos amigos caninos -, mas pense que essas atitudes ajudarão seu cão a ficar mais calmo.

Ferramentas de auxílio para você e seu pet

O tratamento para a ansiedade de separação pode incluir objetos e ferramentas que ajudarão seu pet a lidar com o estresse. As soluções aqui são para auxiliar e não substituir o treinamento.

Recompensas e jogos: mastigar é um comportamento natural dos cães que os auxiliam em diversas funções, incluindo aliviar o estresse canino. Estimule seu cão a mastigar e brincar com itens apropriados.

Fragrâncias naturais: muitos difusores imitam aromas naturais que lembram os cães de suas mães e lhe conferem conforto e segurança. Manter esses aromas no ambiente enquanto você está fora pode auxiliar muito seu cachorro.

Suplementos calmantes: comprimidos mastigáveis e aditivos para água podem ser dados ao pet antes da sua partida, prevenindo a ansiedade. Esses suplementos são seguros para seu cachorro e muitos são feitos de ingredientes naturais. De qualquer forma, sempre consulte um veterinário antes de dar suplementos ao seu cão.

Na Petz você encontra profissionais e produtos para ajudar seu bichinho de estimação a lidar com a ansiedade de separação. Visite a unidade mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

18 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago