Aquário de tartaruga: onde manter e cuidar do pet

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 23, 2020

Pets
Aquário de tartaruga: onde manter e cuidar do pet
Tempo de leitura: 2 minutos

Assim como os demais animais de estimação, as tartarugas também exigem cuidados e dedicação, começando pela escolha do local onde serão mantidos. Nessa hora, muitos tutores ficam em dúvida sobre o que é melhor: um terrário ou um aquário de tartaruga? A seguir, descubra a resposta para essa pergunta!

Por que as tartarugas precisam de um aquário ou terrário?

Antes de tudo, não custa nada destacar que o termo tartaruga está sendo usado aqui em seu sentido popular. Ou seja, para falar de forma abrangente sobre as diferentes espécies de quelônios, os répteis dotados de casco.

Já para a biologia, o termo se refere somente aos quelônios aquáticos, diferenciando-se de cágados (semiaquáticos) e jabutis (terrestres). Uma vez que os cágados realizam parte de suas atividades na água, é evidente que eles não podem ser criados fora de um aquaterrário grande, em ambiente terrestre.

O que muitos não sabem é que também os jabutis não podem ficar soltos no jardim. Isso porque, por serem animais ectotérmicos, os quelônios regulam sua temperatura interna a partir da temperatura externa, o que afeta diretamente o funcionamento de seu metabolismo.

Daí a importância do terrário ou aquário para tartaruga. Dentro dele, é possível manter as condições de temperatura e de umidade adequadas para cada espécie.

Terrário ou aquário para tartaruga, qual é a melhor opção?

A criação doméstica de tartarugas-marinhas não é permitida pelo Ibama. Portanto, quando falamos em tartarugas de aquário como pets, estamos nos referindo somente à criação de algumas espécies de cágados e de jabutis.

Isso é importante pois nem os cágados nem os jabutis têm hábitos exclusivamente aquáticos, exigindo adaptações e/ou equipamentos específicos. No caso dos cágados, eles realizam parte de suas atividades na água.

No entanto, é muito importante que tenham também uma superfície seca, visto que é para lá que o cágado vai quando precisa equilibrar sua temperatura corporal. Por isso, não é indicado deixar a tartaruga no aquário normal, como se ela fosse um peixe.

Como montar o ambiente do aquário de tartaruga

Embora seja possível fazer adaptações no aquário, a fim de criar nele uma plataforma seca e plana, o ideal é adquirir um aquaterrário próprio para répteis. Além de mais seguros, eles já vêm com decoração, fundo com proteção de impacto e filtro de purificação de água.

Se tratando do jabuti, que realiza todas as atividades na terra, é mais fácil fazer a adaptação do aquário. Mas lembre-se de que ele deverá possuir:

  • substrato ou tapete para répteis — o piso liso deforma e prejudica as patinhas do jabuti;
  • lâmpada UVB e de aquecimento;
  • nebulizador ou gotejador, para manter a umidade,
  • termômetro e higrômetro para verificar, respectivamente, as condições de temperatura e de umidade.

Esteja preparado

Precisa de alguma coisa para garantir o bem-estar do animalzinho no terrário? Aqui, na Petz, você encontra tudo o que seus bichinhos de estimação precisam, desde aquário, terrário para tartaruga, até itens para outros animais.

Acesse nossa loja virtual ou visite a unidade Petz mais próxima a você para encontrar todos os produtos necessários, garantindo mais qualidade de vida aos quelônios!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *