Saiba como deixar a água do aquário cristalina

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 14, 2020

Aquário
Saiba como deixar a água do aquário cristalina
Tempo de leitura: 5 minutos

Todo aquarista gosta de olhar para o pequeno ecossistema e ver que ele está com uma boa aparência. Para isso, é preciso ter uma água bem clarinha, que permita enxergar os peixes do aquário com facilidade. Afinal, não adianta nada caprichar nos detalhes se a água estiver escura ou turva. Mas, como deixar a água do aquário cristalina?

peixe nadando em água limpa

Por que a água do aquário fica escura?

Há mais de um motivo para a água do aquário ficar escura. Entre eles, um dos mais comuns é quando optamos por colocar troncos na decoração. Excelentes para deixar o visual mais bonito e servir de esconderijo para algumas espécies, os troncos naturais contêm uma substância chamada tanino. 

Na natureza, essa substância funciona como uma proteção natural da planta. Isso porque, graças ao seu sabor amargo, o tanino ajuda a evitar que animais herbívoros comam a planta inteira.

Dentro do aquário, o contato do tronco com a água promove a liberação da substância, deixando-a mais escura. Embora torne o aquário menos vistoso, o tanino não é prejudicial para os peixes. Estes já estão adaptados à situação, uma vez que ela também é muito comum na natureza, por exemplo, nos rios amazônicos. 

Ao perceber que a água do seu aquário está escura, porém, vale a pena fazer todos os testes para checar os parâmetros. A decomposição de plantas e outras matérias orgânicas do aquário também podem deixar a água escura. Neste caso, a situação é bem mais preocupante, já que o processo torna a água tóxica aos peixes.

Por que a água do aquário fica turva?

Em geral, mais nociva, a água do aquário turva costuma ser sinal de excesso de matéria orgânica no recipiente. Quando em decomposição, ela libera substâncias prejudiciais para a saúde do ecossistema, como a amônia. 

Portanto, ao observar que a água do seu aquário está turva, não perca tempo! Depois de fazer os testes, capriche quando limpar aquário, fazendo uma sifonagem e troca parcial de água. 

Depois, verifique se o sistema de filtragem está funcionando direitinho. Também é importante analisar se o alimento está sendo oferecido em quantidade adequada. Esta é uma das principais causas de água turva no aquário. 

6 dicas para deixar a água do aquário cristalina

Saber como deixar água do aquário cristalina é uma tarefa que exige cuidados regulares. A boa notícia é que eles não servem apenas para tornar o aquário mais bonito, pois são fundamentais para a saúde do ecossistema como um todo. A seguir, separamos algumas dicas de como fazer isso:

1. Tenha um bom sistema de filtragem

Essencial para a saúde do aquário, o sistema de filtragem deve ser proporcional ao volume de água. Nesse sentido, para que seja realmente eficaz, recomenda-se usar um filtro com fluxo cinco vezes maior que o volume do aquário. 

Lembrando que um bom sistema conta com três tipos de filtragem: mecânica, química e biológica. Além disso, é importante ter uma bomba, que ajuda a promover a movimentação e a oxigenação da água. Essa é uma maneira de saber como manter água do aquário cristalina.

aquário limpo e vazio

2. Teste os parâmetros da água com regularidade

A única maneira de ter certeza de que seu aquário está saudável é por meio dos testes. Eles fornecem dados importantes, como os níveis de: pH, cloro, amônia, nitrito, nitrato, entre outros. 

Por isso, se quiser saber como deixar a água do aquário cristalina, faça os testes com regularidade e sempre que o aquário estiver com uma aparência suspeita, como com água escura ou leitosa. 

3. Ofereça alimentos adequados na quantidade certa

O acúmulo de alimentos é uma das principais causas de contaminação da água do aquário. Em geral, ele ocorre quando o aquarista erra a mão na quantidade de comida. 

Quando isso acontece, o peixe acaba não comendo tudo. Em vez disso, o alimento acumula-se no substrato, onde começa a se decompor, liberando substâncias tóxicas, como amônia e nitritos.

Outro equívoco que leva ao acúmulo de alimentos no fundo do aquário é errar o tipo de ração para determinada espécie. Peixes que se alimentam na superfície devem receber rações flutuantes e assim por diante. Fica atento a isso na hora da compra!

4. Limpe o fundo do aquário

Não só o excesso de alimentos, mas também outros detritos se acumulam no substrato, como é o caso das fezes. Tais matérias orgânicas entram em decomposição, liberando substâncias tóxicas. 

Então, se quiser saber como deixar a água do aquário cristalina, procure limpar o fundo do recipiente com regularidade com a ajuda de um sifão. O ideal é que a sifonagem do aquário seja feita sempre que houver a troca parcial da água. 

5. Faça trocas parciais de água (TPA)

Por mais que a água esteja escura ou turva, nunca se deve trocar toda a água do aquário. Como um ecossistema, um aquário estabilizado conta com bactérias benéficas, que devem ser mantidas. 

Sendo assim, é importante que a troca corresponda a, no máximo, um terço do volume de água do aquário. Ou seja, se tiver que corrigir alguns parâmetros, o ideal é usar condicionadores de água.

Vale lembrar que, antes de colocar a água nova no aquário, o líquido da torneira deve ser corrigido com removedores de cloro e condicionador de pH, além da regulagem de temperatura. 

6. Utilize clarificantes de água próprios para aquário

Se, mesmo depois de seguir todas as dicas de como manter a água do aquário limpa por mais tempo, ela permanecer escura, você pode usar clarificantes, de acordo com a necessidade do seu aquário.

Atualmente, existem clarificantes com diversas funções para quem deseja saber como manter a água do aquário cristalina, entre elas: impedir a formação de algas e flocular os restos de alimentos, facilitando a filtragem e até removedores de tanino. 

aquário com água cristalina

Agora que sabe como deixar a água do aquário cristalina, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *