Aquário

Montagem de aquário: 3 passos para um aquário perfeito

Publicado em 29 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 6min

ATer um aquário em casa não é apenas uma ótima forma de melhorar a decoração. Cuidar de peixes também é um hobby muito popular, que ainda possui efeitos terapêuticos. Mas o melhor de tudo é que nossos amigos nadadores são ótimas companhias! Se você pensa em criar peixes, precisa aprender sobre montagem de aquário.

Esse ambiente delicado necessita ser cuidadosamente planejado para oferecer um bom lar para seus futuros pets. Se você está buscando dicas para entrar no mundo do aquarismo, está no lugar certo. Continue lendo para aprender 3 passos para montagem de aquário!

1. Planejamento

Antes de montar um aquário, o primeiro passo é imaginar o tipo de aquário que você deseja. Até porque, para fazer a escolha certa, vale a pena pensar em alguns aspectos importantes da vida de um aquarista.

montagem de aquario

Espaço

Poucos ambientes são tão impressionantes como um grande aquário com espécies grandes e exóticas. Mas é melhor deixar esse papel para os aquários profissionais. Em casa, é necessário analisar bem o espaço disponível.

Lembre-se que o aquário deve ficar sobre uma superfície firme e segura, além de estar longe da janela e de locais com muitas mudanças climáticas. Verifique em sua casa qual o melhor lugar para que você monte seu aquário.

Tempo

Peixes são tidos como pets muito independentes, o que, em parte, é verdade. Mas algumas espécies demandam mais tempo que outras, e isso deve ser levado em consideração. Claro, você não vai precisar levar seus peixes para passeios diários.

Mas os kinguios, por exemplo, uma espécie muito popular, exigem limpezas rotineiras. Por isso, ao escolher as espécies de peixes que você adotará, é importante levar em conta quanto tempo por semana você pode se dedicar ao seu aquário.

Investimento financeiro

Outro aspecto que os aquaristas devem considerar é a disponibilidade financeira. Afinal, quando se está montando um aquário, é possível acabar gastando muito dinheiro em acessórios e suprimentos para os peixes.

Além de recipiente, água e peixes, você vai precisar de itens como filtro, testes de água e elementos de decoração. E, quanto maior o aquário, mais cara a manutenção. Leve isso em consideração antes de montar aquário marinho ou de água doce.

2. Escolhendo os elementos

Independentemente se você deseja saber como montar um aquário pequeno ou grande, é preciso escolher a decoração. Com o aquário ideal em mente, é hora de escolher os elementos para a montagem de aquário. Esse passo envolve muito mais que o recipiente e a água. Dentro de um aquário, há muito mais do que se imagina.

montagem de aquarios

Filtro

Uma das maiores dúvidas em relação ao assunto é saber o que precisa para montar um aquário. Um dos itens fundamentais é o filtro. Afinal, ele é como o pulmão desse pequeno ecossistema.

Há diversos tipos de filtro disponíveis, variando de tamanho, potência e preço. Entre os modelos atuais, o mais recomendado é o tipo hang-on. Pequeno e eficiente, é um dos favoritos entre os aquaristas por seu ótimo custo-benefício.

Lâmpada para aquário

Outro item importante, a lâmpada para aquário deixa o lar de seus amigos nadadores mais confortável. Afinal, peixes não têm pálpebras, e precisam de uma iluminação especial para descansar. Como estamos reproduzindo o ambiente natural desses pets aquáticos, é importante ter uma boa lâmpada.

Termômetro e termostato

Outros itens importantes na lista de quem quer saber como montar um aquário marinho são o termômetro e termostato. Isso, porque além de uma água limpa, os peixes também precisam de um ambiente com a temperatura ideal.

Esses itens regulam a temperatura do aquário de acordo com o peixe que você escolher para lhe fazer companhia. Lembre-se que nem todas as espécies gostam da mesma temperatura.

Substrato

O substrato nada mais é que o fundo do aquário. Geralmente, é composto de areia, pedrinhas ou uma combinação de elementos. Além de um item de decoração, o substrato interfere na química do aquário, por isso, é importante escolher com cuidado. A dica é buscar um elemento neutro, como o quartzo.

Decoração

Por fim, uma das partes mais divertidas da montagem de aquário. A decoração vai complementar o ambiente e ajudar a criar o aquário dos seus sonhos. Aqui, vale usar a criatividade. Porém, especialistas dão duas dicas na hora da montagem de aquário.

Primeiramente, o ideal é tentar simular o ambiente do peixe. Por isso, dê preferência a elementos naturais. Em segundo lugar, tente não exagerar na decoração. Lembre-se que os peixinhos precisarão de espaço para nadar e, havendo muitos enfeites, eles podem ficar incomodados.

3. Colocando os peixes

Tudo pronto para os donos do pedaço, é hora de colocar os peixes. Porém, o momento de apresentar seus amigos à sua casa também precisa ser planejado com cuidado. Afinal, seu novo companheiro já estava acostumado com um ambiente, e pode estranhar ao novo lar. A mudança deve ser o menos impactante possível.

montagem aquario

Colocando a água

Muitos aquaristas iniciantes acreditam que apenas colocar água de torneira já é o suficiente para os peixes. Porém, a água para nosso consumo possui elementos como o cloro, que podem prejudicar a saúde dos peixes. Contudo, não se preocupe, você não vai precisar de uma água especial para seus amigos.

Em lojas especializadas, como a Petz, encontramos um produto chamado “condicionador de água”. Ele neutraliza compostos que podem prejudicar a saúde do peixe. Nenhuma montagem de aquário está pronta sem um bom condicionador de água.

Testes

Antes de dar as boas-vindas para seus peixes, é bom saber se a água está agradável. Para isso, conte com os testes de água. Eles podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas, e vão verificar o pH, níveis de amônia e outras características do ambiente. Após verificar que está tudo bem, é hora de chamar seus novos amiguinhos.

Climatização

Um dos erros mais comuns entre os aquaristas iniciantes é não realizar a climatização. Mesmo que a água do aquário esteja perfeita para seu novo amigo, trocá-lo de ambiente de forma abrupta pode ser prejudicial à sua saúde. Para evitar esse problema, coloque o recipiente onde o peixe está dentro do aquário.

Geralmente, eles vêm do pet shop em um saquinho. Aos poucos, vá misturando a água, de forma que a mudança não seja tão brusca. Todo o processo deve demorar 30 minutos. É um tempo curto, e seus novos amigos vão agradecer no futuro.

Terminando esses três passos, a montagem de aquário estará completa! Agora, é só admirar seus novos companheiros e, claro, cuidar bem da manutenção do aquário. Precisa de itens para seus amigos nadadores? Na Petz, você encontra tudo para peixes! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog