Cachorros

Cachorro para criança? Veja por que essa é uma ótima ideia

Publicado em 24 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Todo mundo adora ver a relação dos pequenos com a natureza e os animais. No entanto, é comum que os pais tenham dúvidas sobre adotar um cachorro para criança, acreditando que a relação possa ser prejudicial para as duas partes.

cachorro deitado

Este artigo busca ajudar a resolver esta questão. Afinal, será que essa relação pode ser benéfica para crianças e cachorros? É isso que vamos descobrir agora! Continue a leitura e tire suas próprias conclusões.

Benefícios da relação entre crianças e cachorros

Alergias, problemas respiratórios e infecções estão entre as principais preocupações no que diz respeito à saúde quando se trata de dar um cachorro para criança. Outra questão é se os filhos terão maturidade para respeitar o espaço do pet, assim como para assumir certas responsabilidades nos cuidados com ele. 

Para a médica veterinária da Petz, Dra. Larissa Seibt, um dos maiores receios das famílias com crianças na hora de adotar um cachorro é a bagunça que o ato pode causar na rotina e na casa.

De fato, cuidar de um pequeno e de um filhote cheios de energia pode ser um grande desafio. “Mas, se colocarmos na balança as vantagens dessa interação, acredito que temos resultados satisfatórios”, diz a especialista.

Ou seja, mesmo com alguns obstáculos, a convivência da criança com um animal pode ser muito vantajosa. Abaixo, ela destaca alguns dos benefícios cientificamente comprovados de dar um cachorro para criança:

  • desenvolvimento afetivo e educacional acima da média;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • redução do índice de problemas alérgicos, como asma, bronquite e dermatite crônica;
  • diminuição da ansiedade e do estresse;
  • menor incidência de problemas como sedentarismo e obesidade;
  • melhora do desenvolvimento muscular infantil.

Outro benefício muito citado por especialistas é o estímulo a atitudes mais positivas no dia a dia. “Com os cães, as crianças aprendem a ser mais afetivas e solidárias. Além disso, a companhia canina as prepara para o convívio com outras pessoas, principalmente no ambiente escolar”, destaca Larissa.

cachorro preto com colete vermelho

As vantagens são para todos, mas a responsabilidade é dos adultos!

Ainda que a presença de um cachorro manso traga inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos pequenos, é importante destacar que, para a relação dar certo, o pet nunca deve ser responsabilidade delas.

Por isso, antes de ver qual a melhor raça de cachorro para criança e adotar um companheiro para ela, é importante parar e pensar se você vai ter tempo e disposição para cuidar e supervisionar as interações do animal. Do contrário, tanto o pet quanto o pequeno podem ser prejudicados.

Atenção e respeito ao pet são importantes

“Dependendo da idade, os pequenos não entendem qual é o manuseio adequado, prejudicando o cão”, alerta a veterinária. Pensando na segurança do pequeno, por sua vez, ela lembra que a raça de cachorro manso tende a não desenvolver problemas de comportamento, como destruição da casa ou agressividade. 

Por isso, fique sempre por perto e dê um toque no seu filho se ele não estiver respeitando o espaço do cachorro. “Você gostaria que te apertassem desse jeito ou que não deixassem você dormir?” é algo que você pode perguntar. 

Assim, o pequeno aprende que é preciso respeitar todos os seres vivos, independentemente da espécie. Nos dias de hoje, esse aprendizado tem ainda mais valor!

A partir de que idade as crianças podem conviver com um cachorro?

Essa é uma dúvida frequente entre os pais de filhos pequenos que sonham em adotar um cão de estimação. Mas a verdade é que desde que você acompanhe e se responsabilize pela interação, não existe uma idade certa.

De acordo com a Dra. Larissa, alguns especialistas dizem que o melhor momento para adotar um cachorro é quando as crianças já desenvolveram maturidade e, principalmente, coordenação motora para interagir com eles, o que começa a acontecer por volta dos quatro anos de idade.

Dê responsabilidade aos poucos

Ela diz que outros especialistas acreditam que ter um cachorro antes mesmo dessa idade pode ser benéfico para o desenvolvimento dos pequenos e contribuir para que eles não tenham medo de outros pets no futuro.

Seja como for, conforme o pequeno crescer, você poderá começar a dar algumas responsabilidades, como colocar a ração no comedouro e dar água, mas sempre com acompanhamento e supervisão para que o bichinho tenha todas as suas necessidades atendidas.

Raças que se dão bem com criança

Uma dúvida que persegue muitos interessados em cães diz respeito a qual a melhor raça de cachorro para criança. Apesar disso, esse questionamento não possui uma resposta exata.

Na hora de escolher um companheiro para ela, o mais importante é levar em consideração a personalidade da criança. Entre as raças de cachorros pequenos e mansos estão Shih-tzu e Yorkshire. Já entre as raças de grande porte estão o Labrador e o Golden Retriever.

A faixa etária do cão pode fazer a diferença

A faixa etária do cachorro também pode influenciar na relação. “Filhotes geralmente são mais agitados e tendem a se adaptar melhor a novas situações”, diz a especialista. No entanto, os cachorros de crianças mais tranquilas podem ser mais velhos e brincalhões. 

criança de vestido rosa com cachorro branco

Por último, lembre-se de que ao adquirir um cachorro para criança, é fundamental garantir uma saúde de ferro para o pet, mantendo a vacinação e os check-ups sempre em dia. Em caso de qualquer necessidade do seu novo amigo, venha para a Petz e fale com um de nossos colaboradores.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog