Cães

Cachorro policial: tudo sobre as raças e curiosidades!

Publicado em 06 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

O cachorro policial ajuda muito os humanos na busca por criminosos ou no resgate de pessoas desaparecidas. Corajoso, destemido, obediente e calmo em situações caóticas, esse animal é imprescindível para o patrulhamento em diversos casos.

cachorro policial

A presença de cães como parte das equipes policiais pelo mundo não é novidade para ninguém. Porém, para um animal assumir esse serviço, ele precisa de um treinamento especial, que permite que ele “siga carreira” como cachorro policial.

Quais são os tipos de trabalho para cães em corporações oficiais?

Nas diversas corporações oficiais ao redor do mundo, é possível encontrar cachorro policial, patrulheiro ou mesmo cumprindo outros papéis. Os treinamentos para cada uma são específicos.

Esses cães trabalhadores podem ser das mais variadas raças e desempenham diferentes funções, sendo muito importantes para equipes policiais, investigativas e de busca, por exemplo. Confira, a seguir, os diferentes trabalhos que um cão pode ter.

Cachorro militar

Os cachorros da polícia militar atuam como sentinelas ou patrulheiros na detecção de bombas e drogas e nas missões especiais. Além disso, eles atuam como mensageiros e são treinados para saltar de helicópteros com o parceiro humano.

Cachorro do governo

Esse cachorro policial atua nos departamentos de alfândega, como vemos em muitos filmes. Ele também patrulha fronteiras atrás de importações ilegais, principalmente produtos de origem agrícola.

“Cachorro médico”

Na área médica, os cachorros têm uma função como cães de assistência. Podem ajudar os parceiros humanos em várias situações. Entenda mais sobre essas funções abaixo.

Esses cães são treinados para detectarem cheiros específicos indicando quando uma pessoa está com câncer, nível baixo de glicose no sangue e indica quando alguém vai convulsionar. Além disso, ele alerta o humano sobre alimentos que causam determinadas alergias, como amendoim e leite.

Conseguem trabalhar na funçao de lembrar pessoas com distúrbios mentais a tomarem os remédios nos horários corretos, auxiliando indivíduos com estresse pós-traumático ou ansiedade grave a lidarem melhor com a vida. Outros são treinados para chamar a emergência, buscar medicamentos ou manter o humano a salvo em casos de convulsão e desmaio.

Cachorro de busca e salvamento

As equipes policiais costumam treinar os cães para trabalhar em todos os tipos de terreno e condição climática. Eles desenvolvem as habilidades de sentir o cheiro humano no ar, na água ou na neve e de identificar a presença de cadáveres.

Raças de cães policiais

Existem muitas raças usadas como animais de trabalho na polícia e nos demais departamentos do governo. O cão de guarda é o mais famoso para desempenhar essas funções.

A escolha de um cão para essa função começa logo cedo, quando o filhote está na companhia dos irmãos. Os escolhidos são os que apresentam grande tendência a obedecer.

Depois, eles passam pelo treinamento, crescem e atuam na função. Se você está se perguntando qual a expectativa de vida do cão policial, saiba que é a mesma que os animais da raça. Veja alguns exemplos das raças caninas mais escolhidas para serem cães policiais.

Pastores

Você sabia que existem vários tipos de cachorros “pastores”? Alguns dessa categoria que são considerados as melhores raças de cães policiais. São o Pastor Alemão, o Pastor Belga e o Pastor de Malinois.

Eles são os queridinhos dos oficiais e, provavelmente, representam o primeiro tipo cão policial que vem à sua cabeça. Os pastores são animais com excelente faro, muito inteligentes e obedientes. Por isso, são ótimos para a função policial.

cachorro policial

Rottweiler

Algumas raças de cães de guarda, como o Rottweiler, combinam muito bem com o trabalho policial. Eles são muito inteligentes, equilibrados, resistentes e focados, além de muito fortes.

A raça é conhecida por aprender facilmente a missão, persistindo até realizá-la com louvor, e por ser leal e ter instinto protetor. Como o tamanho e a musculatura do Rottweiler são avantajados, ele amedronta quem põe os olhos nele!

Beagle

Acredite se quiser, o Beagle é muito usado pela força policial para descobrir objetos e drogas ilícitas em bagagens e locais de difícil acesso. O faro dessa raça é excepcional e, no caso dele, tamanho não é documento!

Apesar de dócil, o Beagle é muito determinado, mais até que o Rottweiler. Essa é uma característica muito desejável em cães farejadores, já que, muitas vezes, eles precisam trabalhar em áreas muito extensas.

Cães do tipo Hound

Os cães dessa categoria também são excelentes farejadores e por isso, são muito utilizados para a tarefa policial. As raças Bloodhound e Foxhound são bons exemplos de cachorros para essa função.

O Foxhound é muito ágil, veloz e capaz de farejar pistas em movimento. Já o Bloodhound é mais resistente e forte, por isso, é colocado em missões de resgate de pessoas e apreensão de drogas.

Dobermann

O Dobermann é muito procurado como cão de guarda por ser alto, magro e com cara de poucos amigos.

Essa raça de cachorro policial está sempre atenta a tudo, por isso, é considerada ideal para fazer a guarda e a segurança de bens e pessoas. Por ser bastante rápido, esse cão também atua bastante na perseguição e na captura de criminosos.

cachorro policial

Entretanto, não importa a raça. O cachorro policial merece tudo que um pet quer: cuidados, brinquedos e ração de qualidade. Encontre a unidade da Petz mais próxima a você e tenha acesso a tudo de que seu peludo precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog