Cães

Conheça o agility e saiba como funcionam suas apresentações

Publicado em 08 de setembro de 2015

Tempo de leitura: 2min

agility

Quem tem um cão do tipo ativo como parte da família já deve ter ouvido falar do agility: um esporte para cachorros que incentiva a execução de atividades físicas e tem base nas regras do hipismo. Propondo a superação de diversos obstáculos que compõem um circuito, as provas de agility são feitas em duplas formadas pelo cão e seu instrutor, que o orienta pelos diferentes equipamentos do percurso.

Geralmente, o instrutor do pet que participa do agility é o seu próprio dono, mas isso não é uma regra; e é possível proporcionar essa experiência divertida para o seu companheiro sem precisar correr ao lado dele. Vale lembrar que todos portes e raças de cães podem participar do agility, e a única exigência é de que o pet esteja com boas condições de saúde para praticar a atividade.

Noções básicas de comando são fundamentais para que você e o seu pet se aventurem no divertido agility, pois o cão deve percorrer todo o trajeto por meio da indicação do condutor, que apontará (por meio de sinais e da voz) por quais equipamentos o animal irá passar sem poder tocar no pet.

Os obstáculos variam entre 12 e 20 por circuito, e as prova é dividida em três níveis de dificuldade (I, II e III) e duas categorias diferentes (Standard, para cães de médio e grande porte; e Mini/Midi, para cachorros pequeninos).

Entre os equipamentos mais comuns nas apresentações de agility podemos citar gangorra, mesa, túnel, pneu, rampa em A, passarela, salto e slalom (uma série de tubos finos e compridos, enfileirados, por onde o animal deve passar fazendo zig-zag).

Embora seja um esporte para todos os tipos de cães, há algumas raças que costumam se destacar entre os grandes vencedores das competições de agility, e nomes como Border Collie, Jack Russel Terrier, Australian Shepherd e Pastor de Shetland costumam ser frequentes entre os campeões da atividade.

Neste fim-de-semana, a Petz entra na onda do agility e promove, em parceria com a Nestlé Purina Revena, uma apresentação do esporte na sua unidade do bairro do Morumbi. Confira, a seguir, as informações do evento e compareça!

Apresentação de Agility 
Petz Morumbi – Rua Aureliano Guimarães, 201 (junto à Smart Fit)
Dia 20/09 às 12h

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog