Cães

Cuidados com cachorro de porte grande e as 5 raças mais dóceis

Publicado em 24 de abril de 2020

Tempo de leitura: 5min

Algumas pessoas não se importam muito com o porte do cão ou até mesmo cederam aos encantos daquele filhotinho quando foram adotar. E, no fim, acabaram surpresos com o tamanho que eles ficaram. Mas cachorro de porte grande pode exigir cuidados diferenciados de cachorro de porte pequeno e médio.

labrador com a língua de fora

Isso porque pets maiores precisam de um espaço considerável dentro de casa para poderem realizar suas tarefas mais básicas, como brincar, dormir e até fazer necessidades. Por isso, se você é um tutor de cachorro grande ou até mesmo quer se tornar um, precisa levar em consideração alguns cuidados.

Caso seja um tutor de primeira viagem e quiser adotar um cãozinho maior, mas ainda não sabe exatamente qual raça escolher, não se preocupe! Nós daremos algumas dicas de raças grandes e fofas para escolher qual será o novo companheiro de vida. Tudo isso, além de dicas sobre saúde e cuidados aos cães de porte grande.

5 raças de cachorros grandes e dóceis

Cachorros dóceis de porte grande são tão companheiros quantos os menores. É verdade que alguns cães recebem fama de bravos, mas saiba que nenhum pet é bravo. No entanto, o temperamento vai depender exclusivamente de como é tratado pelo tutor. E esse é o caso dos companheiros abaixo.

1. Pastor alemão

Esse cachorro de grande porte é muito conhecido e é um dos que recebem a fama de “cachorros bravos”, mas não se preocupe, porque ele é um ótimo companheiro para se ter na vida.

Apesar da carinha de bravo, o Pastor alemão é muito carinhoso e protetor. Aliás, a raça é conhecida como cão policial, visto que é muito habilidosa para farejar e para correr. Então, se você precisa de um cão de guarda, ele é ótimo para essa tarefa.

2. Doberman

Outro ótimo cão de guarda é o Doberman. Por ser uma raça de cachorro porte grande, também é inteligente, protetor, carinhoso e brincalhão. Então, se você é uma pessoa aventureira, que gosta de realizar desafios, esse cãozinho será seu companheiro fiel. Isso porque ele também é muito aventureiro e um aluno muito educado.

3. Labrador

Se assim como a família do filme “Marley & Eu” você adotou um labrador quando filhote e acabou surpreso com o tamanho dele quando adulto, é importante saber que o pet adora brincar. 

Então, invista em passeios diários e brincadeiras que façam o cão gastar todas as energias necessárias. Caso tenha crianças em casa, o labrador é um ótimo amigo, porque assim como elas, o pet adora se divertir e vai se dar super bem com toda a família.

4. Dálmata

É impossível ver o Dálmata e não lembrar do filme “101 Dálmatas”, né?! O que ele tem de grande, também possui de fofura. São pets companheiros, fiéis e bem carinhosos. Se você é um tutor que adora longas caminhadas e até mesmo fazer corridas, o Dálmata vai adorar te acompanhar, já que é um ótimo corredor.

5. Bernese Mountain Dog

O Bernese Mountain Dog adora longas caminhadas ao ar livre e, por isso, é importante manter essa atividade sempre na rotina do amigo de quatro patas. Eles são cachorros que se apegam muito à família, então deixá-los dormindo no quintal pode ser um pouco frustrante. 

Além do mais, são ótimos companheiros e adoram crianças. Também adoram brincar, então prepare-se para muita diversão. Portanto, não esqueça de dar a atenção que o amigo precisa para que ele continue feliz.

cachorro deitado

Doenças em cães de grande porte

Algumas doenças são mais comuns em algumas raças e em cachorro grande. Então, caso tenha um enorme peludo em casa ou pretenda adotar um, é importante se atentar para algumas doenças que podem surgir ao longo do tempo. 

  • Os cachorros da raça Dálmata têm mais facilidade para adquirir surdez ao longo dos anos. Segundo especialistas, 30% dos cães desse tipo de pet ficam surdos de um ouvido, e 10% ficam surdos dos dois. Quanto maior e mais branco um dálmata for, mais chances ele tem de ficar surdo;
  • Raças de cães de grande porte, como o São Bernardo, têm mais facilidade de desenvolver dilatação gástrica. A doença acontece pelo acúmulo de gases que, com o passar do tempo, causam uma torção no estômago, deixando o pet com problemas no sistema digestivo;
  • Pastores alemães e cães de porte grande são mais facilmente atingidos por problemas nas articulações e, com o tempo, podem ficar sem a mobilidade das patas traseiras.

Essas são apenas algumas raças de cachorro de porte grande e suas doenças. É claro que, com um bom acompanhamento no médico-veterinário, muitos dos problemas de saúde podem ser tratados e prevenidos. Por esse motivo, é sempre importante que o seu amiguinho visite o veterinário para avaliações periódicas.   

Quanto um cachorro de grande porte deve comer?

A alimentação é uma parte importante para qualquer animal, mas quando se trata de cachorro com grande porte, é comum ficar na dúvida de quanto o pet deve comer. Como a ração é fonte poderosa de nutrientes, escolher uma apenas pelo preço não é um bom jeito de comprar a refeição do seu cão. 

O fator principal que deve ser levado em consideração na hora de comprar uma ração é se ela fornece todos os nutrientes necessários para o cachorro de porte grande. Por serem maiores, cães de grande porte precisam de nutrientes específicos, para que possam ter energia e também para que a fome seja suprida corretamente. 

Caso deseje saber a quantidade exata que um peludo grande deve comer, é importante conversar com um médico-veterinário. Ele poderá dar dicas de como fornecer uma alimentação balanceada e também orientará sobre a quantidade  exata que o cão deve comer.

Porém, é importante sempre lembrar: comida em excesso pode causar problemas nutricionais para o cãozinho, por isso, forneça apenas o necessário para cada refeição.

pastor alemão em pé e atento

Agora que você sabe um pouco mais sobre cachorro de porte grande, confira o blog da Petz para mais informações sobre saúde e bem-estar de raças grandonas. Assim, você garante a felicidade do amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

2 comentários em "Cuidados com cachorro de porte grande e as 5 raças mais dóceis"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog