Cachorro pode comer pepino?

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 14, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer pepino?
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem tem um amigo de quatro patas em casa sabe que ele adora fugir da dieta e, de vez em quando, roubar um petisco da geladeira! Mas será que cachorro pode comer pepino?

cachorro com olhar abatido

Esse refrescante vegetal é muito nutritivo e recomendado para quem busca uma alimentação mais saudável. Entretanto, será que os peludos também podem aproveitar essa delícia? Quer aprender a variar na dieta do seu pet de forma saudável e segura? Continue lendo para aprender se pepino faz mal para cachorro

Qual a dieta ideal? 

Há um sentimento que todos os pais e mães de pet entendem: a busca pelo melhor para seu filho de quatro patas! Nossos amigos peludos trazem tanta alegria e carinho para nossos lares que, como retribuição, queremos oferecer o melhor possível para seu bem-estar! 

Nesse sentido, saber a dieta ideal para os cachorros é essencial. Por isso, muitos estudos e pesquisas são realizados tentando buscar a melhor opção. E especialistas do mundo todo sempre concordam que as rações premium e super premium oferecem tudo o que seu pet precisa. 

Esses produtos são elaborados de forma cuidadosa, com todos os nutrientes que os cães necessitam em seu dia a dia. Vegetais e outros petiscos, como o pepino, podem entrar na dieta ocasionalmente, mas não devem ser a base da alimentação do pet. Por isso, tenha sempre uma boa ração para oferecer ao seu amigo! 

Cachorro pode comer pepino? 

O pepino é um vegetal refrescante e nutritivo! Muito utilizado em saladas, costuma ser especialmente recomendado para quem busca uma alimentação mais saudável. Mas será que cachorros podem comer pepino? Se você gosta de variar na dieta do seu peludo, ficará feliz em saber que cachorro pode comer pepino sem problemas! 

Quando oferecido ocasionalmente, como um petisco, o pepino para cachorro pode, ainda, trazer benefícios para a saúde do pet. Fique atento apenas à maneira mais adequada para que seu amigo desfrute dessa delícia de forma segura. 

cachorro deitado no braço do sofá

Como oferecer pepino para seu cachorro

Agora que você sabe que pode dar pepino para cachorro, pode ficar mais tranquilo na hora de oferecer esse petisco para ao peludo. Entretanto, há alguns cuidados para que o petisco seja aproveitado de forma segura. Para evitar problemas, siga as recomendações abaixo:

  • Pepino caipira ou japonês: em algumas regiões do Brasil, encontramos dois tipos de pepino: o caipira e o japonês. O primeiro é mais grosso, claro e de sabor mais suave, já a versão importada é mais fina, um pouco mais escura e com sabor mais marcante. A boa notícia é que cachorro pode comer pepino caipira e japonês; 
  • Casca: a casca dos pepinos, especialmente a do tipo caipira, pode ser um pouco grossa e indigesta. Então, se estiver em dúvida se cachorro pode comer pepino com casca, o melhor é tirá-la antes de servir para evitar que o cão engasgue ao mastigar o vegetal;
  • Tamanho: o tamanho dos pedaços também deve ser observado. Porções muito grandes podem ser um risco, especialmente para cachorros pequenos. Por isso, corte o pepino em pedaços menores, por volta de dois ou três centímetros, 
  • Quantidade: o pepino é um vegetal leve, e um peludo mais glutão pode exagerar ao se deliciar com esse petisco. Para evitar riscos de problemas gastrointestinais, recomenda-se oferecer uma porção pequena para seu amigo. De forma geral, os petiscos nunca devem ultrapassar 10% da dieta do pet. 

Com os cuidados acima, seu cachorro pode comer pepino de forma segura! E melhor ainda: o amigo de quatro patas poderá aproveitar os benefícios nutricionais desse vegetal! 

Benefícios do pepino

Quando ingerido da forma correta, o pepino pode ser um petisco saudável e saboroso! Sendo um vegetal refrescante, possui diversos benefícios para a saúde dos pets. São eles: 

  • Hidratação: o pepino é rico em água, sendo uma excelente opção nos dias mais quentes; 
  • Baixas calorias: o pepino possui poucas calorias e, por isso, é um ótimo petisco para pets que estão precisando perder peso; 
  • Fibras: as fibras do pepino auxiliam no trânsito intestinal; 
  • Potássio: o potássio do pepino auxilia o sistema nervoso e contribui para o equilíbrio ácido-base do organismo, 
  • Magnésio: o magnésio é um componente essencial na alimentação, pois é responsável por diversas funções metabólicas. 

Com tantos benefícios, talvez seja uma boa ideia introduzir o pepino na dieta do seu filho de quatro patas! Lembre-se apenas que legumes, vegetais e frutas devem ser um petisco na alimentação dos peludos. A base de uma alimentação saudável envolve rações de boa qualidade, com certificação e todos os nutrientes necessários. 

cachorro pedindo petisco
Gostou de descobrir que cachorro pode comer pepino? No blog da Petz, você confere outros alimentos permitidos e, inclusive, os que não devem ser oferecidos aos cãezinhos. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *