Cachorro cavando: por que os cães têm esse hábito?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 4, 2019

Cães
Cachorro cavando: por que os cães têm esse hábito?
Tempo de leitura: 3 minutos

A não ser que você esteja planejando uma festa temática, ninguém gosta de ter o quintal parecendo a superfície da lua, repleto de crateras, não é mesmo? Pois se você sempre encontra seu cachorro cavando, as chances de isso acontecer são bem grandes.

Mas, afinal, por que eles fazem isso? Será um instinto? O que significa cachorro cavando? Como fazer o cachorro parar de cavar? A seguir, respondemos essas e outras perguntas sobre o tema.

Cavar: um ato ancestral

Se você já observou um cachorro cavando terra, deve ter percebido que eles são ótimos nisso! E há um bom motivo para os cães serem tão bons em fazer buracos.

Segundo a médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom, essa habilidade dos cachorros está ligada à ancestralidade. Afinal, quem nunca assistiu um clássico desenho de um cachorro enterrando um osso?

Por mais caricato que pareça, nossos amigos realmente gostam de enterrar coisas para deixá-las seguras! Os cães também podem cavar ao sentir um cheiro ou perceber um movimento embaixo da terra, ou ainda para fazer uma caminha e descansar mais confortavelmente. Ou seja, cavar é natural para os cachorros!

Raças que mais cavam

Todos os cachorros são ótimos em cavar, mas alguns são ainda melhores! Isso porque algumas raças são adaptadas para serem bons cavadores.

“Essas raças foram selecionadas naturalmente ou artificialmente para buscar presas entocadas ou enterradas e por isso cavam mais”, comenta a Dra. Carolina. São elas:

  • Yorkshires Terriers;
  • Dachshunds;
  • Huskies siberianos,
  • Beagles.

Mas, por mais que essas raças estejam acostumadas a cavar, esse nem sempre é um hábito saudável.

Por que os cachorros cavam?

Apesar de ser um hábito comum, cavar em excesso pode ser sinal de que algo não vai bem com o cão. “Muitas vezes, os cães cavam para aliviar o tédio, o estresse ou a ansiedade”, comenta a Dra. Carolina.

Se você encontrar o cachorro cavando o pote de água ou raspando a parede, pode ser um sinal de que seu amigo está estressado, que está com calor ou que está em busca de algum nutriente.

São tantas as opções, que o melhor mesmo é levá-lo ao veterinário. “Ao cavar em ambientes desconhecidos, o cachorro se expõe a vírus, bactérias, protozoários, vermes, insetos e animais peçonhentos”, explica a Dra. Carolina.

Assim, por mais que seu amigo adore cavar, é bom ficar atento para evitar riscos à saúde. Além disso, cavar é um risco aos cuidados com as unhas do cachorro.

Como evitar os buracos em excesso

Se você tem que lidar com os buracos que seu filho de quatro patas deixa pelo jardim e está se perguntando como fazer o cachorro parar de cavar terra, estamos aqui para ajudar.

Conforme explica a Dra. Carolina, o principal, nesses casos, é entender o motivo desse hábito e saber como ensinar um cachorro. Se o cachorro deita na terra, por exemplo, talvez esteja incomodado com a cama atual.

Depois de entender o porquê, algumas ações simples podem ajudar você e seu amigo!

  • Realize sempre passeios diários com o cachorro;
  • Estimule o cão com brincadeiras e jogos;
  • Ofereça brinquedos para os momentos em que o pet estiver sozinho;
  • Garanta que ele tenha sempre uma confortável cama de cachorro,
  • Em casos especiais, busque auxílio do médico-veterinário.

Se além de ver seu cachorro cavando, você também encontrar animais como ratos ou baratas, talvez o seu amigo esteja tentando proteger a casa! Assim, é bom verificar uma forma de eliminar essas pragas.

E, lembre: visitas regulares ao veterinário são a melhor forma de garantir uma boa saúde ao seu filho de quatro patas. Um especialista pode verificar se é necessário um tratamento mais completo para o estresse, com intervenções comportamentais ou medicamentosas.

Na Petz, você encontra veterinários de todas as especialidades, sempre dispostos a ajudar seu amigo peludo. Procure a unidade mais próxima de você e agende já uma consulta.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *