Cães

Filhote de cachorro pode comer salsicha ou só ração?

Publicado em 10 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Quem resiste ao olhar de um cachorrinho pedindo alguma coisa que estamos comendo? Quando é um filhote, é ainda mais irresistível, não é mesmo? Mas será que o filhote de cachorro pode comer salsicha e outros alimentos que consumimos? Descubra já!

filhote de cachorro pode comer salsicha

Alimentação do filhote

O filhote de cachorro, assim como todos os outros animais mamíferos recém-nascidos, deve se alimentar de leite materno. No caso dos cães, o aleitamento se mantém até por volta dos três meses de vida. Nesse período, o filhote não pode se alimentar de nada além de leite.

Até os filhotes que por algum motivo não têm acesso ao leite materno (a mãe rejeita, não produz leite ou faleceu) devem ser alimentados com leite artificial, comprado em pets shops.

A partir dos três meses e quando começam a nascer os primeiros dentinhos, o alimento sólido é introduzido aos pets. Na maioria dos casos, é escolhida a ração para filhotes, mas alguns tutores optam por alimentação caseira, prescrita por um médico-veterinário. Nessa fase também são introduzidos alguns petiscos.

Do que é feita a salsicha?

A salsicha é feita a partir da carne de boi, porco ou frango. Por ser um alimento embutido, de longa duração, são adicionados conservantes, colorantes, sal e gorduras saturadas. A fonte de proteína pode ser única ou misturada. No Brasil, existem diversos tipos de salsichas.

Embora haja muitos mitos e lendas a respeito da composição e fabricação das salsichas, saiba que o controle fiscal é muito rigoroso quanto à sua produção. Infelizmente, porém, nem tudo o que está contido na salsicha faz bem à saúde.

Posso dar salsicha para o filhote?

A salsicha pode trazer alguns malefícios para a saúde do pet, portanto, dar salsicha para cachorro é uma prática que deve ser evitada. Além de doenças cardiovasculares, o corante presente também pode causar um quadro de alergia e intolerância alimentar em alguns cães.

Sabemos que praticamente todos os peludos adoram salsicha, pois realmente ela é muito saborosa, principalmente devido à adição de gorduras, que conferem esse sabor atrativo especialmente para os cães.

Apesar de não contribuir em nada para a saúde do pet, o filhote de cachorro pode comer salsicha, desde que em quantidades moderadas e que não apresente nenhuma reação adversa.

Como saber se o filhote tem alergia a salsicha?

É importante ficar atento à primeira vez que o filhote vai comer salsicha. Ofereça um pequeno pedaço e observe se não haverá reações gastrointestinais, como diarreia e vômito, inchaço na face ou vermelhidão em abdômen ou outras partes do corpo.

Caso observe essas alterações, o pet pode estar em um quadro alérgico ou de intolerância alimentar. Se nada acontecer, o cachorro pode comer salsicha.

filhote de cachorro pode comer salsicha

A salsicha faz mal?

Se não apresentar efeito colateral, o filhote de cachorro pode comer salsicha. Porém, em grandes quantidades e a longo prazo, esse hábito traz alguns malefícios à saúde.

Além disso, a salsicha é preparada com diversos temperos, inclusive alguns que cachorro não pode comer, como alho e cebola, que causam anemia, e tantos outros que podem causar irritação intestinal ou intoxicação.

Por conter muita gordura saturada, o consumo de salsicha está relacionado ao aumento do colesterol e doenças cardiovasculares. Também pode contribuir para o ganho de peso.

O que o filhote pode comer?

A comida para cachorro filhote deve ser rica em nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Nessa fase, o organismo é muito exigido para fortalecimento dos ossos, imunidade e crescimento. O pet deve comer ração de excelente qualidade ou alimentação natural elaborada pelo nutrólogo-veterinário.

Assim, filhote de cachorro pode comer salsicha em pequenas porções, mas talvez seja interessante substituí-la por outros alimentos mais nutritivos e saudáveis, que não coloquem a saúde do pet em risco.

Opções de petiscos para filhotes

Os filhotes são muito curiosos com os novos sabores que estão descobrindo. Certamente, eles irão se deliciar com frutas, legumes e verduras. Os vegetais, em sua grande maioria, são pouco calóricos, portanto, não interferem no peso do peludo e auxiliam na manutenção da sua saúde, oferecendo vitaminas, sais minerais e fibras.

Opte por dar ao filhote frutas como maçã, banana, pera, melão, melancia, pêssego e manga. Algumas verduras e legumes também estão liberados: cenoura, brócolis, inhame, couve-flor, beterraba e batata-doce.

Há uma infinidade de vegetais possíveis de oferecer ao filhote, porém, é preciso verificar a quantidade de acordo com o porte do animal e estar atento para que ele continue se alimentando da principal alimentação, que é a ração. Os petiscos devem vir como um momento de carinho para agradar o pet.

Além da salsicha, outros alimentos são perigosos?

Sim! Alimentos como salsicha e outros embutidos e ultraprocessados devem sempre ser evitados. Alguns alimentos naturais também são perigosos, portanto, o cachorro não pode comer. É o caso da uva, abacate, macadâmia, leite e derivados e frutas cítricas.

filhote de cachorro pode comer salsicha

O filhote de cachorro pode comer salsicha em pequena quantidade, mas como ela não é um alimento nutritivo,a melhor opção é substituí-la por um alimento mais saudável. Confira no site da Petz produtos seguros destinados à alimentação do seu peludo.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog