Cães

Saiba o que é e como tratar a luxação de patela em cães

Publicado em 01 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ver o peludo mancando de repente é muito preocupante para o tutor e pode interferir na locomoção e no bem-estar do animal. Descubra o que é a luxação de patela em cães e ajude seu amigo!

luxacao de patela em cachorro

Todo tutor adora ver seu pet feliz e saudável, se divertindo, brincando e correndo. Por isso, quando notamos que ele não quer brincar e está com dor, devemos agir imediatamente. Entre os problemas mais comuns nos cachorros está a luxação de patela. Vamos conhecê-la?

O que é a luxação de patela em cães

O nome é um pouco estranho, mas o problema é bem simples de entender: a luxação de patela em cães é o deslocamento do osso mais proeminente do joelho, antigamente chamado de rótula.

O deslocamento patelar pode ocorrer para a parte externa da perna (lateral) ou para a parte interna (medial). Ambos os casos podem causar dor ao cachorro e predispor a outras complicações, necessitando de atenção veterinária o mais breve possível.

As principais funções da patela são dar sustentação aos ligamentos e músculos da perna, proteger a região da frente da articulação do joelho, facilitar a extensão do joelho e atuar como uma roldana para aumentar a alavanca do quadríceps. A finalidade é lhe dar maior força no movimento de extensão da perna.

Causas mais comuns da luxação de patela

A luxação de patela em cães pode ter diferentes origens. Na maioria das vezes, é uma questão congênita e/ou hereditária: o cachorro já nasce com o problema ou nasce normal porém muito predisposto ao problema e apresenta sintomas após certa idade.

Também pode ocorrer por batidas, quedas ou outros traumas. A luxação medial é mais comum em cachorros de pequeno porte, e a lateral, nos de médio e grande portes (geralmente associadas à displasia coxofemoral). Entre as raças mais propensas a desenvolver luxação de patela estão:

  • Spitz Alemão Anão;
  • Pug;
  • Chihuahua;
  • Pinscher;
  • Bichon Frisé;
  • Dachshund;
  • Pequinês;
  • Poodle;
  • Lhasa Apso;
  • Shih-tzu.

Tipos de luxação de patela em cães

A luxação de patela em cães é classificada em quatro graus diferentes, de acordo com a gravidade do problema. No grau 1, o veterinário consegue deslocar a paleta do lugar, e ela volta automaticamente para o local correto. Geralmente, o problema se encerra aí, sem desconforto para o cachorro.

Na de grau 2, a paleta fica saindo e voltando para o lugar correto. Geralmente, o cachorro manca com frequência. Apesar de a rótula voltar para o seu lugar, muitas vezes, é recomendado cirurgia para evitar dores e maiores problemas.

luxacao de patela em cao

No grau 3, a patela sai do lugar de maneira permanente, e é necessário o auxílio de um veterinário para colocá-la no local correto. Às vezes, o cachorro também tenta alinhar a rótula, fazendo movimentos de extensão com a pata, dando “chutinhos” laterais.

Já o grau 4 é mais grave: a patela se desloca de maneira permanente, e nem mesmo com a manipulação do veterinário é possível voltá-la ao local correto. Somente a cirurgia de luxação de patela em cães é capaz de amenizar o problema, dependendo do grau da mesm

Sintomas de luxação de patela em cães

Apesar de poder ser bastante dolorida, a luxação de patela em cães não costuma apresentar sinais graves. Assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada, melhor será seu tratamento. Por isso, atenção aos seus principais sintomas:

  • Claudicação (manqueira) das patas de trás;
  • Evita se apoiar em uma das pernas;
  • Ao caminhar, estica uma das pernas de maneira repetitiva;
  • Tem dificuldade de pular;
  • Tem dificuldade para transpor obstáculos.

Principalmente quando se trata de uma luxação de grau mais avançado, os sintomas de luxação de patela em cães podem incluir um cachorro mais quietinho e abatido por conta da dor. Nesse sentido, muitos podem, inclusive, choramingar ao fazer certos movimentos.

Tratamento da luxação de patela em cães

Como tratar luxação de patela em cães? O tratamento pode variar de acordo com o grau da luxação, indo desde o uso de analgésicos e anti-inflamatórios até cirurgia, nos casos mais graves.

A fisioterapia para luxação de patela em cães é altamente recomendada, assim como não permitir que o peludo engorde e não deixá-lo subir e descer de móveis sem o uso da rampa ou escadinha.

Como prevenir a luxação de patela em cães

Falar na prevenção da luxação de patela nos cães é um pouco complicado, afinal, como impedir o peludo de pular de cima dos móveis ou de correr feito louco pela casa?

A recomendação de não deixar o pet engordar e o uso da rampa ou da escada acabam sendo também formas de prevenção do problema. Além disso, caso o cachorro seja de alguma raça predisposta a ter a luxação de forma hereditária, a recomendação é visitar o veterinário com frequência.

Dessa forma, o profissional já conhecerá o pet e saberá detectar a enfermidade precocemente, além de poder acompanhar o seu desenvolvimento e poder ou não indicar a cirurgia para prevenir os problemas articulares decorrentes da luxação.

luxacao de patela em caes

Além de ser um problema grave, que causa muita dor aos nossos amigos de quatro patas, a luxação de patela em cães é muito difícil de prevenir. Por isso, conte com os veterinários especialistas das lojas da Petz para auxiliá-lo a cuidar do peludo, agende uma consulta e venha nos conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog