Cães

Nomes para pets: o que fazer para que eles se acostumem a ele

Para nós, o nome é algo muito importante e pessoal. É através dele que a gente se identifica, ele consta em nossos documentos, serve para homenagear pessoas queridas e há quem acredite que ele pode até mesmo influenciar no nosso destino! Mas os nomes para pets costumam carregar um peso bem menor.

Não à toa, eles frequentemente são bastante divertidos e, de certa forma, acabam refletindo muito a personalidade do tutor. Mesmo assim, a verdade é que, com o tempo, o nome se torna indissociável do nosso amigo, e fazer com que ele se acostume à forma como o chamamos o quanto antes é bastante útil para a nossa relação com ele.

A importância do nome para os pets

A escolha do nome de um novo pet é sempre um momento divertido. As pessoas da casa se reúnem, cada um surge com algumas ideias, até que, no fim, prevalece o nome que a gente sente ter mais a ver com a carinha e com a personalidade dele.

Nesse sentido, muita gente acaba adiando a escolha do nome até conhecer melhor o pet, e isso não representa nenhum problema. No entanto, o nome ajuda muito na hora de chamar cachorro, de ensinar comandos a ele e até para socializá-lo com a família. Por isso, quanto antes você tomar a decisão e começar a fazer o animal de estimação se acostumar ao nome, melhor.

Como escolher um nome para o seu pet

Pensar em um nome, olhar para o pet e refletir se eles combinam já é de praxe e uma etapa relevante na escolha. Afinal, já que somos nós que falaremos o nome com frequência, temos mais é que nos sentir à vontade com ele.

Mas, pensando do ponto de vista prático, lembre-se que o pet deve assimilar bem o próprio nome. Para que isso ocorra, procure seguir algumas dicas:

  • Não importa a espécie do seu pet, quanto mais fácil for o nome, mais fácil será para ele assimilar;
  • Dê preferência a nomes curtos, mas não tão curtos que possam ser confundidos com outras palavras e interjeições;
  • Evite escolher nomes que se assemelhem muito a alguns dos principais comandos — usados na hora de treinar cachorro —, o que pode variar de espécie para espécie.

Com isso em mente, é só colocar a criatividade para funcionar. Em seguida, você já pode começar a ensinar o pet a saber identificar quando estamos falando com ele.

Passo a passo: acostumando o pet ao próprio nome

De maneira geral, a assimilação do nome pelos pets costuma ocorrer de forma muito natural. Isso porque, na chegada do novo amigo, é quase instintivo para os tutores chamá-lo com frequência, até mesmo usando algum petisco para atrair sua atenção.

Mas, para quem tem dúvidas ou deseja acelerar o processo, aqui vai o passo a passo de como ensinar o cachorro, gatos e aves:

Passo 1: com uma entonação alegre, mas tranquila, chame o pet pelo nome.

Passo 2: repita o chamado até que o pet responda (virando-se, olhando, indo até você, etc.).

Passo 3: recompense o pet com petisco, brincadeira ou carinho.

Cães adotados que já tenham se acostumado com um nome também podem assimilar um outro nome escolhido por você. Nesse caso, o passo a passo é o mesmo. A diferença é que você terá que ter um pouquinho mais de paciência e de dedicação até que ele assimile a nova informação.

O uso de apelidos

Quem tem ou já teve um animal de estimação sabe muito bem que, depois de assimilado, o nome passa a ser usado com cada vez menos frequência, dando lugar a uma série de apelidos inusitados.

De acordo com a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente técnica da Petz, não há nenhum problema nisso. “Nesse momento, o pet já sabe que o tutor está se referindo a ele, pois, na maioria das vezes, o que eles entendem é a entonação”, diz.

Por isso, se você já se perguntou por que os pets respondem mesmo quando usamos um apelido pela primeira vez, a resposta está aí: eles são capazes de reconhecer a entonação, o tom de voz e os gestos corporais que usamos para falar com eles!

Agora, confesse: você também se sente muito mais disposto a responder prontamente se ganhar alguma coisa em troca, não é mesmo? Então, por que não garantir alguns petiscos na Petz para o seu amigo? Eles com certeza poderão ajudar o pet a assimilar o nome, assim como a aprender diversos truques!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos mamíferos: descubra por que coelho arranca pelo!

Observar que um animal tão peludinho e fofo está ficando careca é preocupante, ainda mais…

13 horas ago

Cachorro com barriga inchada, o que pode ser?

Cachorro com barriga inchada pode deixar o tutor preocupado, e não é para menos. Afinal,…

1 dia ago

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Seja por aprontar alguma e se machucar, seja por estar com algum mal-estar, os peludos…

3 dias ago

Papagaio pode comer siriguela? Confira os cuidados

Quem tem uma ave em casa está sempre querendo apresentar novidades no cardápio para ver…

4 dias ago

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

5 dias ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

5 dias ago