Alimentação

Qual a melhor ração para cachorro?

Publicado em 28 de abril de 2025

Tempo de leitura: 5min

Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal, todos querem oferecer o melhor possível para o animal, mas as dúvidas em torno desse assunto são diversas.

Filhote segurando comedouro na boca enquanto corre.

Muitos se perguntam se devem oferecer ração úmida ou seca, além de terem dificuldade para entender as diferenças entre os tipos premium, super premium e standard. Continue lendo para descobrir tudo sobre o tema e saber qual é a melhor ração para cachorro.

Qual é a ração mais recomendada pelos veterinários?

Não é possível bater o martelo e definir qual a melhor ração para cachorro. Afinal, cada animal tem necessidades diferentes. Basta pensar em um cão filhote e em um cão idoso, por exemplo.

Sendo assim, antes de buscar uma resposta pronta, o tutor precisa conhecer a situação específica do seu animal, analisando o histórico médico, o quadro de saúde atual, o estilo de vida, além dos tipos de alimento que existem no mercado.

Tipos de rações

Se você questionar ao médico-veterinário qual é a melhor ração para cachorro, ele irá recomendar uma super premium. Para entender mais sobre o assunto, é preciso saber que esses produtos são divididos em três tipos: standard, premium e super premium.

A ração standard oferece um valor mais acessível. Produzida com proteínas simples, ela pode dificultar a digestão e a absorção, fazendo com que o cão precise ingerir quantidades maiores para se sentir satisfeito.

Já a ração premium tem melhores ingredientes. Um exemplo disponível no mercado é a linha Selections, original da Petz. Vale ressaltar que esse tipo tem mais proteína de origem vegetal do que animal na composição. Por isso, o aproveitamento total dos nutrientes pode ser um pouco menor. Entretanto, essa ainda é uma opção de melhor qualidade em comparação com a standard.

Por último vem a ração super premium, a mais nobre de todas, proporcionando digestão e absorção de nutrientes mais eficientes para os pets. Isso porque ela é feita com proteína da mais alta qualidade.

Vale ressaltar que, apesar das diferenças de preço, qualidade de proteína e absorção de nutrientes, qualquer tipo de ração tem todos os nutrientes básicos que o cachorro precisa. A fim de entender a mais indicada para o seu cão, é preciso consultar o médico-veterinário.

Sobre a ração úmida

Para entender qual a melhor ração para cachorro, é importante conhecer as especificidades de todos os tipos. A ração úmida tem a mesma qualidade das secas, mas com um alto teor de água, aumentando a palatabilidade.

Como não há nutrientes concentrados em grãos, o pet precisa comer a quantidade correta, indicada na embalagem do sachê, para obter todos os benefícios desse alimento, que é uma opção de ração boa para cachorro.

Imagem de cachorro comendo ração

Ração de filhote x ração de adulto

Quando se trata de saúde, começar a se preocupar logo cedo com qual a melhor ração para cachorro filhote é um bom começo. Se o cão receber um bom alimento desde pequeno, terá condições de se desenvolver e se transformar em um adulto mais forte.

Muitas marcas de ração para cães produzem alimentos específicos para filhotes, para adultos e para idosos, e existe uma boa razão para isso: as necessidades nutricionais de cada um deles são muito diferentes.

Os mais novos, por exemplo, demandam mais proteína e gordura, além de grãos adaptados para a boca pequena. Para escolher a melhor desse tipo, verifique também os índices de vitaminas e minerais da ração para filhotes.

Enquanto isso, os idosos precisam de ingredientes menos calóricos — já que tendem a ser menos ativos —, além de mais fibras. Esses alimentos também costumam conter nutrientes que ajudam na saúde das articulações e dos ossos.

Rações para raças diferentes

Faz todo sentido se perguntar “qual a melhor ração para Shih Tzu” se seu cão pertence a essa raça, por exemplo. Isso porque esse pet é um animal braquicefálico e condrodistrófico, bem diferente de um cachorro sem essas particularidades.

Não à toa, existem rações super premium para raças específicas. Nesse caso, a formulação leva em conta características físicas do animal, as suas necessidades nutricionais, além de doenças às quais a raça predisposição, auxiliando na prevenção.

Ofereça o melhor para o pet

Em alguns casos, a ração úmida pode ser a mais indicada. Em outros, a ração seca é a recomendada. Pets que não se interessam muito pela comida e pulam refeições podem se beneficiar do alimento úmido, assim como cães com dentição debilitada.

Além disso, na hora de escolher qual a melhor ração para cachorro, é importante lembrar que existem alternativas terapêuticas para necessidades individuais, como diabetes, obesidade e doenças renais, hepáticas e cardíacas.

Analise seu estilo de vida

Para identificar qual a melhor ração para cachorro entre os diversos tipos disponíveis, é fundamental conversar com um profissional, analisar as necessidades do pet e observar seu estilo de vida.

Caso você não tenha tempo suficiente pela manhã para esperar o animal terminar a primeira refeição, a ração seca é a mais indicada. Caso você possa estar presente, é possível oferecer a ração úmida sem preocupações, retirando as sobras para evitar que ela estrague ou atraia insetos.

Em qualquer situação, é importante não deixar de lado as consultas com um veterinário. Dessa forma, você pode ter certeza de que a ração escolhida vai suprir a necessidade nutricional do cachorro.

cachorro comendo em tigela

Após entender qual a melhor ração para cachorro, escolha uma no site da Petz e receba diretamente na sua casa, garantindo a nutrição necessária para a saúde e o bem-estar do animal. Ofereça o melhor para o seu pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog