Categories: Cães

Tipos de Border Collie: saiba tudo sobre essa raça

Quando o assunto é cachorro inteligente, não tem como um nome não ser citado: Border Collie. O que muita gente não sabe é que existem alguns tipos de Border Collie, todos lindos e simpáticos, que compartilham quase todas as características.

As características mais marcantes de personalidade, inteligência, agilidade, destreza e aptidão estão presentes em todo cachorro da raça Border Collie, e suas diferenças estão mais relacionadas ao padrão da pelagem. Confira mais detalhes no texto a seguir.

Os diferentes tipos de Border Collie

A classificação dos tipos de Border Collie, como mencionado acima, está ligada ao fato de existir Border Collie de pelo curto e pelo longo, além de algumas cores que também podem distinguir um animal do outro.

Tanto os tipos de Border Collie pelo curto quanto os de pelo longo contam com um subpelo macio e denso, que protege o peludo de temperaturas extremas de frio e calor. Porém, o pelo curto costuma ter a pelagem mais fina e macia, já o Border Collie de pelo longo possui os fios mais grossos.

A pelagem do Border Collie

Os tipos de pelo do Border Collie, assim como a cor dos olhos e da pele, são determinados pela genética. Inúmeros genes combinados entre si dão a aparência que conhecemos do Border Collie. Seja qual for a cor dos pelos, essa raça tem uma estética maravilhosa.

Todas as pelagens curtas e longas dos diferentes tipos de Border Collie possuem uma camada de pelo branca. Há animais bicolores, que apresentam duas cores predominantes, ou tricolores, que além das duas cores principais, têm marcações em locais específicos do corpo com outra cor, geralmente marrom ou creme.

Os diferentes tipos de Border Collie de pelo curto (fios com cerca de 2,5 cm e lisos) ou longo (fios de 8 cm) podem apresentar as seguintes cores aceitas pela Federação Cinológica Internacional:

  • Preto e branco;
  • Preto e branco;
  • Blue merle (tom azulado);
  • Blue merle;
  • Chocolate;
  • Chocolate;
  • Red merle (tom avermelhado);
  • Red merle;
  • Seal (tom preto acastanhado);
  • Seal merle;
  • Sabre (tom de areia);
  • Sabre merle (tom lilás);
  • Lilac;
  • Lilac merle;
  • Slate ou ardósia (tom cinza);
  • Slate merle (ardósia merle);
  • Vermelho australiano (com variações preto, chocolate, azul e merle).

Como visto, as cores da pelagem do Border Collie são muitas, e os nomes nem sempre são simples de compreender. Porém, para quem está considerando adotar um Border Collie, saber o nome das cores pode ser importante para buscar um criador de confiança, pois nem todas as cores são aceitas.

Border Collie branco

É importante ressaltar a importância dos tipos de Border Collie em relação à pelagem, pois alguns cruzamentos podem resultar em cores que estão ligadas a genes que possivelmente causam doenças ao pet, como é o caso do Border Collie branco.

Ainda que de uma beleza incomparável, o Border Collie totalmente branco tem pele, nariz e íris despigmentados, o que pode levar a problemas de cegueira e até mesmo a alterações hepáticas e cardíacas.

A Federação Cinofilia Internacional proíbe o cruzamento entre esses animais.

Como cuidar da pelagem do Border Collie

As cores e até mesmo o tamanho dos fios podem ser diferentes, mas se o Border Collie de pelo curto e de pelo longo tem algo em comum, é a queda de pelos. Se após ver a variedade de cores dessa raça e inevitavelmente se encantar, vai precisar gastar um tempo escovando seus pelos.

Os pelos do Border Collie não costumam dar nó, mas a escovação é importante porque é quando são retirados os pelos mortos de uma só vez ao invés que caiam por toda a casa ao longo do dia. Isso pode ser feito duas vezes na semana ou conforme a necessidade.

Além disso, outro benefício da escovação é que ela retira sujeiras e estimula as glândulas sebáceas e espalha óleos naturais por todo o pelo, mantendo a pelagem brilhante. Não menos importante, o ato de escovar o peludo é um momento de ficar bem pertinho do seu pet.

Quando a queda de pelos é um problema?

Agora já sabe quais os tipos de Border Collie e que eles soltam muito pelo, mas é importante saber até que ponto isso é normal. De modo geral, a queda de pelos é considerada normal quando não há falhas na pelagem.

Além das falhas, outros sintomas como oleosidade excessiva, mau cheiro, coceira, pele avermelhada ou escurecida são sintomas de que algo não vai bem. Se houver qualquer dúvida, nunca deixe de buscar ajuda do médico-veterinário.

Os tipos de Border Collie diferem em relação ao comprimento dos fios do pelo e apresentam uma infinidade de cores. Já escolheu a sua favorita? Que tal agora acessar o site da Petz e conferir tudo para seu melhor amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Papagaio pode comer siriguela? Confira os cuidados

Quem tem uma ave em casa está sempre querendo apresentar novidades no cardápio para ver…

9 horas ago

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

1 dia ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

2 dias ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

2 dias ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

2 dias ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

2 dias ago