Cães

Como fazer o transporte de animais em ônibus e metrô?

Publicado em 22 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muitas vezes, fazer o transporte de animais na cidade é um desafio para os tutores. Afinal, nem sempre as redes de ônibus e metrô dão essa permissão, e as regras podem mudar bastante de uma cidade para a outra.

metro

Se você é tutor de algum bichinho e não tem acesso a um carro, é importante saber qual é a forma correta de fazer o transporte de animais utilizando outros meios. Afinal, isso é essencial para o momento em que você precisa levar o pet ao veterinário.

A boa notícia é que diversas cidades pelo Brasil já autorizam a viagem com animais no transporte público. Aliás, tal iniciativa está se expandindo cada vez mais! Continue lendo para saber quais cidades permitem o transporte de animais e veja como fazer isso em segurança.

Animais no transporte público

Algumas cidades oferecem parques com espaços e atrações dedicados ao lazer dos cachorros. Porém, muitos tutores se perguntam como ir até um lugar desses sem um carro. Se você deixa de levar o pet para um passeio como esse por não ter um veículo, saiba que essa não é a única opção.

É claro que pedir um táxi ou chamar um carro de aplicativo também resolve esse problema. Contudo, para algumas pessoas, essas práticas podem ser caras demais, comprometendo o orçamento. Por isso, é tão importante saber sobre o transporte de animais na sua cidade.

Diversos municípios já permitem que animais sejam transportados junto aos tutores em ônibus, metrô e trens. Trata-se de uma vitória para todos, favorecendo a inclusão e a qualidade de vida dos pets.

São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Florianópolis são algumas das cidades nas quais o transporte de animais é permitido em veículos públicos.

Municípios possuem regras diferentes

Definitivamente, essa conquista muda a vida de muitos pets e tutores. O primeiro passo é conhecer quais são as regras do seu município e tirar todas as suas dúvidas sobre como transportar animais.

O segundo passo é muito importante: você precisa de uma caixa transportadora de animais. Afinal, esse é o item essencial para manter a segurança do pet durante todo o trajeto, não importa em qual veículo.

Na capital paulista, por exemplo, gatos e cachorros podem entrar nos ônibus, no metrô e nos trens da cidade desde 2019. Inclusive, essa permissão também se estende a outras cidades do estado.

Além disso, a viagem com o pet deve acontecer de maneira que não cause prejuízos às outras pessoas. Em outras palavras, sem provocar desconforto por conta de comportamentos ferozes, comprometendo a segurança de terceiros.

cachorro dentro de uma caixa de transporte

Como transportar cachorro em ônibus e metrô

Antes de qualquer coisa, prepare-se para as limitações do transporte público. É importante planejar a viagem antes de decidir levar o pet com você no próximo passeio, ok? Pode parecer complicado, mas lembre-se de que as regras existem para garantir o conforto e a segurança de todos, inclusive dos bichinhos.

Portanto, sempre respeite as regras para transportar animais na rede pública. Até porque o descumprimento pode causar o risco de você ser impedido de entrar com o animal no ônibus ou no metrô.

Regras para o transporte de animais em São Paulo

Se você mora em São Paulo, fique atento! Confira a lista abaixo com atenção para conhecer quais são as regras para transporte de animais nos ônibus, nos trens e no metrô, segundo a legislação da cidade.

  1. O transporte de pets só é permitido com animais que não pesam mais de 10 kg;
  • É obrigatório levar o animal em uma caixa de transporte. Aliás, o material deve ser adequado, ou seja, rígido, em boas condições e com a higiene em dia;
  • Atenção aos horários, pois o transporte de animais só pode ser realizado fora dos momentos de pico da cidade, ou seja, antes das 6h, entre 10h e 16h e depois das 19h;
  • Existem exceções na restrição de horários somente para casos de procedimentos cirúrgicos. Nessa situação, a viagem deve ser feita utilizando o metrô e é obrigatória a apresentação de um documento assinado pelo veterinário;
  • Durante o trajeto, o pet não deve comprometer a segurança e o conforto dos outros cidadão que também estão presentes no veículo por conta de agressividade ou condições de saúde;
  • O tutor deve levar sempre a carteira de vacinação e mantê-la em dia, pois a apresentação dela pode ser solicitada. Isso é importante para atestar a imunização do pet contra doenças como a raiva, por exemplo;
  • Em alguns casos, o pet pode ocupar um assento. Se isso acontecer, o valor de uma passagem extra poderá ser cobrada ao tutor.

Animais no transporte público

A autorização do transporte de animais no ônibus, no metrô, nos trens e em outros veículos públicos pode trazer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar dos bichinhos. Dessa forma, nenhum tutor precisa deixar que a ausência de um carro impeça a visita ao veterinário.

cachorro dentro da caixa de transporte

Encontre a caixa de transporte ideal para o bichinho no site da Petz e garanta a segurança do animal em todas as viagens! Confira as opções disponíveis, aproveite as ofertas e faça um bom passeio!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog