Como adestrar cachorro – Exercícios com pets

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 28, 2017

Cães
Como adestrar cachorro – Exercícios com pets
Tempo de leitura: 4 minutos

Todos precisam se exercitar e isso é uma regra geral para quem quer manter a saúde em dia, a disposição intacta e garantir algum tempinho de bem-estar durante os afazeres diários. Então, como adestrar cachorro para que ele seja seu grande companheiro nestes momentos e você alie suas atividades físicas às dele?

Os veterinários são categóricos ao afirmarem que exercícios deixam o pet feliz, e saudável. Além disto, eles não ficam rabugentos, abandonam o hábito de fazer bagunça e de aprontar para chamar a atenção, ficam mais relaxados, latem menos (principalmente as raças que tem esta predisposição), entre muitos outros benefícios. Por isso, vamos falar um pouco de como adestrar cachorro?

Tutor caminhando com pet e aprendendo como adestrar cachorro

Cuidados essenciais em como adestrar cachorro

Não é simplesmente colocar uma coleira no pet e sair por aí correndo com ele por parques, ruas ou avenidas. Há algumas dicas que você pode seguir e, deste modo, garantir o conforto do animal, juntando esta ocasião prazerosa ao cuidado necessário.

  • Consulte um veterinário para fazer uma avaliação da saúde física do cachorro. Se ele for iniciante, o profissional saberá indicar um programa de exercícios, a quantidade de vezes por semana e o tempo recomendado por treino;
  • Caso o pet esteja com problemas de saúde ou a pet esteja prenha, a maneira de adestrar muda, mas ainda é primordial. Mais uma vez um profissional é o mais indicado para fazer as devidas recomendações;
  • O tradicional é fazer 15 minutos diários de caminhada no início e ir aumentando gradualmente o tempo e a intensidade dos exercícios;
  • Há várias maneiras de treinar um cachorro adulto. Além da caminhada e corrida, subir e descer escadas, brincar de pega-pega, arremesso de brinquedos, natação e pular obstáculos são mais algumas delas;
  • Respeite o limite do seu animal, para não causar fadiga exagerada;
  • Sempre leve água para ele;
  • Opte pelos horários com menos radiação solar e clima mais ameno: até às 10h e depois das 16h;
  • Procure parques e outros locais gramados. Fuja do asfalto e superfícies quentes, para evitar queimaduras nas patas do cachorro.

Como treinar seu cachorro se ele estiver obeso?

Um cão com excesso de peso necessita de cuidados extras, especialmente para não sobrecarregar o coração e as articulações a cada movimento. E é por conta disto que um profissional é essencial para avaliar como exercitar o cachorro nesta circunstância. Se o seu veterinário consentir, comece com moderação. Caminhadas e natação são boas saídas nestes casos.

Inicie lentamente e procure analisar sempre o pet. Quando seu animal de estimação ficar ofegante, é sinal de que está cansado, principalmente se a língua já estiver de fora. Esta é a hora de parar (mesmo!). Mas vale lembrar que para que o cão perca seus quilos extras, é necessário manter o modo de exercitar o cachorro recomendado e uma dieta equilibrada.

Como adestrar cachorro com diversas atividades?

Há maneiras diversificadas de colocar o pet para praticar atividades físicas. Separamos algumas para vocês:

Cão correndo animado e feliz

  • Caminhada: é uma excelente opção de atividade para seu cachorro. Andar não desgasta as articulações, pode ser feita a qualquer hora do dia ou da noite e permite que seu animal de estimação explore ambientes diversificados;
  • Corrida: se você é adepto(a) dessa modalidade, leve o seu cachorro com você nessa aventura. Porém, certifique-se de introduzir a corrida lentamente e acelere o ritmo gradualmente ao longo de várias semanas;
  • Natação: este é um esporte completo, que assim como para as pessoas, é uma maneira de treinar seu cão como um todo, trabalhando músculos e movimentos aeróbicos, mas sempre pondere se ele gosta de água, já que alguns pets não são fãs de ficarem molhados e o exercício tem como objetivo deixá-lo mais saudável, não estressado;
  • Caça ao tesouro: além de divertida, é uma boa alternativa para estimular o reflexo e o extinto do cachorro. Escolha um brinquedo que o pet goste de segurar com a boca, como bolas macias e frisbees. Então, em parques ou lugares amplos, arremesse o objeto. O cão irá correr atrás do “tesouro” e ficará realizado ao conseguir capturá-lo.

Por fim, vale destacar alguns exercícios que devem ser evitados nos animais. Nas brincadeiras de arremesso, por exemplo, jamais utilize itens pontudos ou muito pequenos, para que evitar que o cachorro se machuque ou engula.

Importante: andar de bicicleta e skate com o animal pode parecer legal, mas é altamente perigoso para ele. E, com certeza, há outras formas de exercitar o cachorro que são mais seguras e divertidas!

Quer conhecer mais técnicas e encontrar acessórios que te auxiliem a adestrar cachorro? Visite a unidade Petz mais próxima!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *