Pets

Como adestrar um cachorro a fazer xixi no lugar certo

É comum que os donos de pets tenham algumas queixas quanto às atitudes dos animais, mesmo porque saber como adestrar um cachorro não é uma tarefa tão simples. Mas com essas dicas de treinamento você poderá garantir um grande alívio em muitas situações.

Quer saber como adestrar um cachorro para fazer suas necessidades fisiológicas no local certo? Nós temos alguns truques para você!

  • Faça o pet sentar perto da porta por onde ele deve sair ou andar até o “banheiro” e trabalhe com ele. Quando ele latir, abra a porta e deixe-o sair. Repita isto várias vezes, até que ele compreenda que só sairá se latir avisando sobre sua necessidade;
  • Depois deste primeiro passo, leve seu cachorro até o local que ele deve fazer xixi, como uma parte do quintal ou na própria calçada. Fique com ele parado até que ele faça o que precisa, sempre limpando o lugar (seja um bom cidadão!). Assim que ele terminar, dê uma recompensa, que pode ser um pedaço de petisco, um carinho ou um elogio. Agrados sempre são ótimos aliados na hora de adestrar um cão;
  • Tente ensinar ao cachorro uma maneira de avisá-lo sem latir quando precisar que você abra a porta, como ficar sentado em um tapete. Assim, você e ele terão uma comunicação mais ágil e ele não precisará latir todas as vezes que necessitar alertar sobre suas necessidades.

Como adestrar um cachorro se eu não tenho quintal?

Se você vive em um apartamento e não tem como levar o animal toda vez para a rua, irá precisar de um ambiente da casa para que ele interprete como seu local de xixi e cocô. Como treinar um cachorro para isso? Com a mesma intensidade e paciência que você teria de usar se fosse ensiná-lo a fazer no quintal ou na rua. Veja algumas dicas!

  • Cubra o chão do cômodo escolhido para “banheiro” com papeis ou fraldas específicas para cachorros. Coloque a cama dele em um canto e assim que observar o lugar que ele está usando constantemente para fazer xixi, comece lentamente a remover os papeis e fraldas de perto da cama, para que ele vá delimitando o espaço;
  • Troque os papeis e higienize os tapetes higiênicos frequentemente, mas sempre coloque um pedaço pequeno do material que ficou sujo sobre o limpo, que é uma maneira de adestrar um cachorro dizendo “é aqui”. O cheiro vai lembrar o seu animal de que esta área é o seu banheiro;
  • Continue removendo papeis ou tapetes até que reste somente a quantidade que você deseja que ele utilize normalmente.

Ele está resistindo, como adestrar um cachorro teimoso?

Neste caso, o método para treinar um cão necessita de mais rigidez. Coloque o pet em uma coleira e leve-o para a parte do quintal ou da casa que ele deve utilizar para fazer xixi e cocô. Fique com ele por 10 minutos no lugar, sem que ele se distraia e não ceda aos indícios de ele querer passear ou sair de onde deve aprender a usar como banheiro.

Volte para a rotina de vocês por 20 minutos, para retornar ao local escolhido por mais 10 minutos, parados, até que ele faça suas necessidades. Será pela repetição que você fará com que ele entenda onde deve ir.

Entretanto, lembre-se de que animais também cometem erros. Para finalizar, vamos deixar mais alguns truques para adestrar um cachorro e ajudar ainda mais nesta missão:

  • Mantenha os horários de rotina do cachorro de forma regular, para que tudo se torne o mais normal possível e ele não cometa deslizes;
  • Quando você for visitar alguém e ele for junto, leve os brinquedos e outros meios de mantê-lo ocupado. Muitas vezes eles fazem xixi em qualquer lugar para chamarem a atenção, porque querem voltar para casa ou como uma forma de demonstrar o tédio;
  • Se ele só faz as necessidades fisiológicas na rua, certifique-se de que ele teve uma longa caminhada e esvaziou a bexiga pelo menos duas vezes antes de retornarem.

Não se esqueça: paciência e dedicação são primordiais para um treinamento de cachorro de sucesso! Para aprender mais técnicas de adestramento, conte com a experiência da Cão Cidadão.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

19 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago