Pets

Como educar um cachorro em situações sociais? Descubra!

Se você deseja descobrir como educar um cachorro, chegou no lugar certo! Principalmente quando ele é filhote, é comum ver o pet rosnar, pular e latir para as visitas. No entanto, esse tipo de comportamento pode ser incômodo, ainda mais em situações sociais.

Isso ocorre porque o animal costuma ficar muito animado ou até mesmo com medo da presença de pessoas de fora. Por isso, é importante saber como educar um cachorro. Assim, você não precisa ficar apreensivo ao receber os amigos ou os parentes em casa.

Então, caso você queira aprender como tornar um cachorro mais educado, prossiga com a leitura! Separamos dicas sobre como adestrar cães. Assim, é possível saber como moldar o comportamento do pet de forma fácil, simples e prática! Vamos lá?

Comece com a socialização do cãozinho

É muito comum que os cachorros fiquem agitados ou temerosos com a presença de pessoas de fora ou até mesmo diante de outros animais. Isso ocorre devido à falta de convívio social. Por isso, é fundamental saber como preparar o seu amiguinho para momentos como esse.

É claro que o seu pet não vai mudar o comportamento da noite para o dia. Essa situação deve ser controlada com muita paciência e respeito. A solução mais fácil e viável é aprender como educar um cachorro a partir de técnicas simples.

Dito isso, em primeiro lugar, é importante começar a introduzir a socialização do cachorro desde cedo. Fazer o pet evitar o contato com os animais ou as visitas vai tornar mais difícil e problemática a interação dele com os outros.

Como adestrar cães?

O esquema de recompensa é uma das formas mais interessantes e eficazes de como treinar o cachorro. Isso porque esse tipo de abordagem costuma torná-lo mais educado e sociável, facilitando o contato do animal com o mundo.

Para aprender como educar um cachorro filhote, é preciso saber que o pet costuma entender as regras a partir da associação das ações com as respectivas consequências. Isso significa que, caso ele tenha um comportamento inconveniente, é necessário mostrar que a ação não foi legal e não é aceitável.

Por outro lado, isso não significa que você deve repreender o cachorro com punições físicas ou verbais. Na verdade, basta aplicar técnicas de recompensa, como oferecer um petisco quando ele obedece ao comando. Dessa forma, o cão aprende quais comportamentos são bons e quais são ruins.

Adestramento inteligente

O chamado adestramento inteligente é um método baseado no reforço positivo do comportamento, voltado para educar cães e gatos. Essa técnica pode ser usada em cachorros de todas as idades e costuma apresentar resultados bastante significativos.

Nessa abordagem, o seu animal deve ser estimulado no adestramento. Por exemplo, se ele ganhar um petisco toda vez que realizar alguma tarefa corretamente, vai aprender muito mais rápido. Com esse método desde cedo, as chances de conseguir educar um cachorro costumam ser maiores.

Como educar o cachorro em diferentes situações

Agora que você já sabe como funciona o adestramento inteligente, resta descobrir como aplicá-lo na prática. Além de utilizar petiscos como forma de recompensa, é possível explorar brinquedos e afagos. A seguir, confira algumas dicas práticas de como educar um cachorro!

Interações sociais

É normal o cachorro ficar enérgico e animado quando conhece uma pessoa nova. A maneira mais comum dele demonstrar isso é com pulos sobre os outros. Porém, nem todos ficam confortáveis com essa ação. Então, para ensiná-lo a não fazer isso, você pode colocá-lo de volta ao chão gentilmente.

Usar a palavra “não” também é um bom jeito do pet saber que não pode fazer algo. Sempre que ele ouvir esse comando, vai entender que deve parar com determinada ação. Quando o comportamento inadequado cessar, recompense-o com petiscos ou carinho.

Alguns cachorros possuem o hábito de latir muito com a aproximação de desconhecidos. Essa atitude costuma ser uma tentativa de chamar a atenção. Por isso, diante dessa situação, evite ser atencioso e deixe-o perceber que a ação não gera o efeito desejado.

Passeios na rua

Nos momentos de passeio, deixe a guia mais frouxa. Dessa forma, você não puxa o pet e vice-versa. É normal ele acelerar quando encontra algum cachorro na rua. Quando isso acontecer, segure com firmeza e pare de andar ou caminhe na direção contrária.

Assim, após um tempo, o pet vai perceber que se comportar de forma inadequada faz o passeio e a diversão acabar mais cedo. Procure não arrastá-lo, mesmo que ele seja teimoso e não atenda aos seus comandos prontamente. Essa ação pode machucar o bichinho e deixá-lo ainda mais irritado.

Visitas

Se o cachorro sempre tenta morder você ou as visitas, atente-se a essa dica! Uma forma simples de como treinar o filhote para não morder é simular que sentiu dor. Ao fingir que a mordida machucou, é possível que o cão entenda como é ruim essa atitude e pare de fazê-la.

Quando houver visitas, recorra aos brinquedos para pet. Dedique alguns instantes para mostrar que os itens estão ali para serem mordidos. Assim, a atenção do pet costuma se voltar para os artigos, não para os visitantes.

Gostou de aprender algumas táticas sobre como educar um cachorro? Caso elas não sejam suficientes, considere investir em um adestrador profissional. Para isso, conte com a Cão Cidadão.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Descubra como escolher nomes de tartarugas

Os répteis são tranquilos e silenciosos e podem ser ótimas companhias. Em geral, eles são…

8 horas ago

Gato com gases: é normal soltar pum?

Um gato com gases pode até ser engraçado. Quando um pet solta pum próximo das…

9 horas ago

Espécies Endêmicas

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

1 dia ago

O que é o Ibama

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

1 dia ago

Gato pode comer kiwi

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

1 dia ago

O que é polinização

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

1 dia ago