Bem-Estar

Como escolher um gato e ter um amigo para vida toda

Publicado em 22 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Nos textos do blog da Petz, sempre mencionamos quanto é importante ser um tutor responsável. Afinal, isso significa cuidar de seres vivos que passarão a depender, quase que inteiramente, de nós. Por isso, saber como escolher um gato é imprescindível para que essa experiência seja bem-sucedida.

como escolher um gato

Ao ler este artigo, você vai entender que a aparência do gatinho não é o suficiente para determinar se ele vai se encaixar com as suas expectativas. A personalidade do bichano, por exemplo, pode ser decisiva nesse processo. Assim, fique conosco para aprender como escolher um gato de forma segura e consciente.

O que deve ser avaliado antes de adotar um gato

Antes de saber como escolher o gato ideal, que tal entender realmente o que é ter um bichano em casa? Você já parou para pensar que, como todo pet, ele tem necessidades específicas, então você vai precisar atendê-las ou, pelo menos, se esforçar para isso? 

Em alguns casos, algumas mudanças na casa precisam ser feitas. Pode ser necessário adaptar os móveis, fazer esconderijos, instalar prateleiras, adquirir arranhadores para proteger o sofá e a cortina, entre outras iniciativas. 

Você também vai precisar refletir sobre alguns aspectos, como incluir o animal na rotina da sua casa, favorecer a convivência com outros bichinhos e crianças, por exemplo. Por fim, você deve alinhar as suas expectativas à personalidade do gato — talvez, este seja o ponto mais difícil a ser superado.

Em muitos casos, gatinhos são devolvidos para os abrigos por não corresponderem ao que o tutor estava esperando — algo que não deveria acontecer, afinal, eles não são objetos para serem descartados. Há chances do pretendente não ser o gato carinhoso que você tanto deseja. Por isso, o melhor a fazer é informar-se sobre a personalidade dele. 

O que saber sobre o gato?

Antes de adquirir ou adotar um felino, é fundamental conhecer o comportamento dele. A melhor forma de saber esse detalhe é perguntando aos cuidadores, aqueles profissionais que estão diariamente convivendo com cada bichinho. 

As perguntas são essenciais para te ajudar a saber como escolher um gato entre tantos precisando de acolhimento, além de preparar você, sua família e a casa para recebê-lo. Abaixo, confira algumas questões que podem ser feitas ainda no estabelecimento.

  • Interage com os seres humanos e os outros gatos?
  • Gosta de brincar com objetos?
  • Vai em busca de carinho quando um ser humano está por perto?
  • Quantos anos tem?
  • Tem hábitos de caça?

Dessa forma, sabendo desde o início que aquele bichinho gosta de ficar mais isolado, combinado com as suas preferências, será possível adaptar um espaço só para ele em casa com antecedência.  

Por outro lado, se o gatinho for brincalhão e ame aventuras diárias, mas você não está disposto a gastar toda essa energia, pense melhor. É possível que o seu encantamento inicial não seja o suficiente para proporcionar o bem-estar que ele precisa. 

Como dar “match” entre gatos e tutores

Com o intuito de diminuir as altas taxas de devolução dos pets, Naila Fukimoto, pesquisadora e comportamentalista animal, desenvolveu recentemente um protocolo que possibilita casar a personalidade do gato para adoção com as expectativas do tutor. 

como escolher um gato

Esse documento tem como referência o protocolo estadunidense, chamado Meet your Match, feito pela Sociedade Americana contra a Crueldade Animal (ASPCA). Ele é construído de acordo com a realidade dos abrigos onde os gatos vivem.

Funciona basicamente como os aplicativos de relacionamento amoroso: por meio de um formulário padrão, os futuros tutores descrevem gostos pessoais e perfil do gato com o qual eles desejam se relacionar. Em seguida, os dados se cruzam com as características dos peludinhos disponíveis para adoção e match!

Conheça o comportamento das principais raças de gato

Embora cada gato doméstico seja único, com características muito pessoais, existe um padrão comportamental típico da espécie. Isso também vale para as raças. Abaixo, confira os perfis das espécies mais populares. Quem sabe você não se identifica com alguma?

Siamês 

É um gato muito inteligente e divertido, com um humor instável, oscilando entre afetuoso, agitado e brincalhão. Outro traço muito marcante da personalidade é a exigência por atenção. No mais, interage muito bem com outros gatos e os seres humanos.

Persa 

Visto como um gato que adora conforto, costuma ser pouco ativo, prefere dormir no colo do tutor e receber carinho. Se você quer saber como escolher um gato carinhoso, espelhe-se nesta raça, quase sempre amável e companheira.

Angorá

Possui pelos longos, o que pede escovação periódica para não gerar nós. Adora interagir com crianças, tendo um temperamento tranquilo e dócil. As brincadeiras precisam fazer parte da rotina.

Saber como escolher um gato é o primeiro passo para você ter uma ótima estreia como gateiro, apelido dado aos tutores que amam gatos. Por isso, aproveite as nossas dicas para encontrar um bichinho que possua uma personalidade interessante para você. 

como escolher um gato

Você pode se aprofundar sobre o comportamento dos gatos acessando o blog da Petz. Aqui, você encontra muitos artigos sobre o tema e outros assuntos relacionados ao mundo dos felinos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog