Cães

Como treinar seu cachorro de forma eficiente

Publicado em 01 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 4min

Sabemos que existem muitas dúvidas sobre como treinar seu cachorro da forma mais efetiva possível e uma das principais chaves para o sucesso desse tipo de treinamento é mostrar ao cão que será mais vantajoso para ele obedecer.

Um dos erros mais comuns durante o adestramento de cachorros feito em casa é agir de forma a incentivar o cachorro a fazer o exato oposto ao que você quer que ele faça e, por isso, preparamos algumas dicas sobre como treinar seu cachorro filhote ou adulto da melhor maneira possível; veja!

Tutora aprendendo como treinar seu cachorro

Como treinar seu cachorro a ficar – 4 passos

A primeira regra para condicionar o cachorro a obedecer qualquer comando é: aja de acordo com o que você estiver falando. Ensinar o seu cachorro a ficar, por exemplo, e logo em seguida se afastar e manda-lo ir até você fará com que ele aprenda a desobedecer o que você estiver pedindo.

Considere pedir que ele fique na posição e, gradativamente, aumente o tempo de permanência até que ele seja liberado para lhe seguir, sempre o recompensando com petiscos, brinquedos ou carinho; que devem ser dados quando ele for liberado do comando ou enquanto ele o obedece. Existem, inclusive, brinquedos educativos que podem ajudar no adestramento de cachorros.

Com esta primeira regra em mente, vamos ao treinamento!

Passo 1 – Introduzindo o cachorro à recompensa

Tutor aprendendo como treinar seu cachorro

Vista a coleira no seu pet e ajoelhe-se, segurando-o pela coleira com uma das mãos enquanto a outra segura uma porção de ração ou de algum outro petisco que ele goste. Diga para ele ficar e espere pacientemente até que ele pare de se mexer em direção ao petisco, repetindo “fica” até que ele entenda que, quanto mais ele se mexer, mais ele demorará para ganhar o agrado. Assim que ele se mantiver na posição sem puxar a coleira, diga incentivos como “muito bem” e dê um dos petiscos. Seja paciente e carinhoso, principalmente no começo do treinamento.

Passo 2 – Fique em pé e repita o comando

Fique em pé e segure a guia do seu cachorro próxima a você. Diga “fica” e jogue um dos petiscos a alguns passos de vocês, esperando que o cachorro fique calmo. Alcance a recompensa e a traga mais perto, deixando-o alcançar o petisco depois que ele estiver calmo e parado por um tempo, dizendo “ok” antes de liberá-lo.

Passo 3 – Repita o passo 2

Apenas jogue a recompensa um pouco mais longe, para que você precise caminhar até ela para buscar. Nossos cachorros são acostumados a nos seguir, portanto não dê uma bronca caso ele faça isso, apenas caminhe sempre olhando para ele, repetindo “fica” e parando de andar sempre que ele se mexer. Carinho e paciência são os segredos do processo, por isso sempre demonstre que ele está fazendo um bom trabalho e que esse é um momento divertido para vocês dois.

Passo 4 – Troque a recompensa

Como treinar seu cachorro com alegria

Tente substituir os petiscos por brinquedos e, depois, por carinho e palavras de encorajamento. Repita os três primeiros passos com essas novas recompensas, até usando mais de uma delas de cada vez e, assim que o cachorro estiver obedecendo bem ao comando, você já pode introduzi-lo ao “senta”, “deita”, “dá a pata” e assim por diante.

É importante esclarecer que, assim como acontece conosco, cada cachorro possui um tempo de aprendizado bastante variável, por isso, seja paciente e não desista de adestrar seu cachorro caso você ache que ele está demorando para aprender.

Além disso, cachorros treinados desde filhotes tendem a aprender melhor do que cachorros adultos, mas isso não significa que o adestramento de cães adultos seja impossível, certo? Qualquer cachorro pode ser treinado!

Para entrar em contato com excelentes profissionais que possam te ajudar no treinamento do seu cachorro, encontre a unidade Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Como treinar seu cachorro de forma eficiente"

  1. isso da certo
    meu cachorro não me obedecia mas depois que eu li essa dica ele me obedeceu
    esse blog dos pets é muito legal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog