Brinquedos de pet

Eco-friendly: 6 dicas para reduzir o impacto ambiental do pet

Publicado em 21 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Como dizem as camisetas e cartazes em prol do meio ambiente: não existe planeta B. É preciso começar a cuidar agora do mundo em que vivemos. E isso passa também por adotar cada vez mais medidas eco-friendly em nosso dia a dia.

eco friendly

Se você é tutor de um pet, reduzir os impactos no meio ambiente pode ser um desafio. Mas acredite: com dedicação e criatividade, dá sim para tornar a rotina do seu filho de quatro patas mais sustentável.

Para que você não gaste muito tempo pensando por onde começar, separamos seis dicas excelentes para reduzir o impacto ambiental do pet. Confira!

1. Aposte em tapetes higiênicos laváveis

Atualmente, diversas marcas de tapete higiênico se preocupam em desenvolver produtos sustentáveis, ou seja, que se decomponham com mais facilidade no meio ambiente. Essa é uma boa alternativa caso a sua rotina seja muito corrida.

No entanto, também é possível contar com tapetes laváveis. Afinal, eles reduzem a produção de lixo à medida em que dispensam o descarte do produto em si e também da embalagem. Outra alternativa, ainda, é apostar nos sanitários para cachorros.

2. Passeie mais com o seu amigo

Um dos problemas dos tapetes higiênicos reutilizáveis é que eles aumentam o consumo de água da casa, pois necessitam de lavagem. Por isso, uma forma de ser ainda mais eco-friendly reduzindo o impacto ambiental é sair mais vezes para passear com o cachorro.

Assim, ele pode fazer suas necessidades diretamente na grama, diminuindo o número de xixis feitos no tapete e, consequentemente, o número de tapetes usados ou a quantidade de água utilizada para lavagem.

3. Recolha as fezes com saquinhos biodegradáveis (e reutilize-os!)

Você já parou para pensar na quantidade de plástico que gastamos para recolher as fezes de nossos melhores amigos? Felizmente, hoje em dia, é possível contar com versões desses produtos biodegradáveis, como os saquinhos cata-cacas, que se decompõem com maior facilidade.

eco friendly cachorro

Além disso, se o seu cachorro for de pequeno porte e fizer mais de um cocô por passeio, é bacana aproveitar o mesmo saquinho.

4. Faça a compostagem das fezes do cachorro

Há quem diga que jogar as fezes do cachorro no vaso sanitário é mais sustentável do que jogá-las no lixo. Porém, se quiser ser eco-friendly mesmo, uma dica é fazer a compostagem.

A compostagem consiste em transformar as fezes do cachorro em adubo. Para isso, você vai precisar misturá-las a compostos com bactérias termofílicas. O adubo pode ser usado em plantas ornamentais e é um dos projetos sustentáveis mais fáceis de fazer em casa.

5. Prefira produtos feitos com ingredientes naturais

Algumas formulações químicas contaminam o meio ambiente. Portanto, sempre que possível, dê preferência a produtos feitos com ingredientes naturais, substituindo shampoos convencionais por versões feitas com óleos e sementes, por exemplo.

Outros produtos que podem ser substituídos por versões naturais são repelentes, hidratantes, pasta de dente, entre outros.

6. Compre brinquedos eco-Friendly inteligentes e resistentes

Muita gente prefere gastar pouco com os bichinhos e brinquedos oferecidos ao cachorro. Afinal, ele vai destruí-los mesmo…

De fato, quase nenhum brinquedo de pet é feito para durar eternamente, contudo, não significa que eles precisem durar apenas um dia antes de serem jogados fora e substituídos.

eco friendly pet

Quando você investe em brinquedos de qualidade, além de garantir a segurança do seu amigo, você ainda evita o descarte constante de produtos. Além disso, você pode optar por um brinquedo sustentável.

Acesse o Pet Shop on-line da Petz ou visite a unidade mais próxima a você e garanta os melhores produtos eco-friendly para o seu filho de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog